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2023_CelinaCostaLimaDosReis_DISSERT.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLima, Diana Vaz de-
dc.contributor.authorReis, Celina Costa Lima dos-
dc.date.accessioned2024-08-02T18:14:55Z-
dc.date.available2024-08-02T18:14:55Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.date.submitted2023-12-04-
dc.identifier.citationREIS, Celina Costa Lima dos. Tribunais de Contas e auditoria operacional da educação básica: um estudo sob a lente das lógicas institucionais. 2023. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49469-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs Tribunais de Contas são órgãos auxiliares do Poder Legislativo no controle externo das contas públicas, com a função de defender a boa e regular aplicação dos recursos públicos por meio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as lógicas institucionais presentes nas auditorias operacionais da educação básica no contexto dos Tribunais de Contas do Brasil. Para tratar a questão da pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, triangulando entrevistas com 23 auditores de 17 Tribunais de Contas, questionários e análise de 74 relatórios de auditoria realizados por 21 Tribunais de Contas. Os achados da pesquisa mostram a coexistência de duas lógicas nas auditorias operacionais da educação básica: a lógica gerencialista, representada pela atuação do auditor como consultor, e a lógica legalista, caracterizada pela atuação do auditor no papel de juiz e contador público. A pesquisa demonstra que a auditoria operacional é influenciada pela lógica legalista predominante nos Tribunais de Contas, pois foram encontrados bastantes atributos de auditoria de conformidade nas auditorias operacionais da educação. Por fim, a pesquisa indica que há uma possível relação entre a abordagem colaborativa e comunicativa por parte do auditor com o auditado e maior influência das auditorias operacionais. No entanto, pesquisas focadas na visão e reações dos auditados precisam ser realizadas para melhor compreender as interações das lógicas do auditor-auditado e seu impacto na auditoria operacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTribunais de Contas e auditoria operacional da educação básica: um estudo sob a lente das lógicas institucionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contaspt_BR
dc.subject.keywordAuditoriapt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordRecursos públicospt_BR
dc.description.abstract1The Courts of Accounts are auxiliary bodies of the Legislative Branch in the external control of public accounts, with the function of defending the good and regular application of public funds through accounting, financial, budgetary, performance, and patrimonial supervision. This research aims to analyze the institutional logics present in performance audits of basic public education in the context of the Brazilian Courts of Accounts. To address the research question, a qualitative approach was used, triangulating interviews with 23 auditors from 17 Courts of Accounts, questionnaires and analysis of 74 audit reports carried out by 21 Courts of Accounts. The research findings show the coexistence of two logics in basic education operational audits: the managerial logic, represented by the auditor's role as a consultant, and the legalist logic, characterized by the auditor's role as a judge and public accountant. The research demonstrates that performance auditing is influenced by the legalistic logic prevalent in the Courts of Accounts, as many attributes of compliance auditing were found in performance audits of education. Finally, the research indicates that there is a possible relationship between the collaborative and communicative approach on the part of the auditor with the auditee and the greater influence of performance audits. However, research focused on the views and reactions of auditees needs to be done to better understand the interactions of auditor-auditee logics and their impact on performance auditing.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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