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Título: Corpo-orí-idade: uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento de Oyèrónkẹ@oyěwùmí
Autor(es): Rocha, Aline Matos da
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Filosofia africana
Ontologia
Data de publicação: 1-Ago-2024
Referência: ROCHA, Aline Matos da. Corpo-orí-idade: uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento de Oyèrónkẹ@oyěwùmí. 2023. 173 f. Tese (Doutorado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este texto tem como fio principal o entrelaçamento entre corpo, orí, idade e como esta trama tece uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento da filósofa iorubá Oyèrónkẹ́Oyěwùmí, que nos alerta que gênero não é ontológico ao ethos iorubá e sua presença é uma evidência de imposições coloniais e mudanças epistemológicas em cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubá assentadas na senioridade. A senioridade exprime relações fluidas, situacionais e relativas independentes do tipo de corpo. O fato de alguém possuir determinada genitália não a coloca automaticamente em lugar desigual de poder como os sistemas de gênero fazem. Ao contrário do gênero, a senioridade não foi feita em função da anatomia e (dis)posição dos órgãos sexuais, mas em função da idade que não mora apenas no corpo, mas na história que fala do coletivo e não da identidade sexual dos seres. Esse ethos torna a ontologia relacional, fluida e situacional, dado que às vezes se é sênior e às vezes jovem, depende de quem se é nas relações e situações. Assim, a senioridade comunica tanto uma ontologia iorubá não generificada quanto uma ontologia pensada em relação e não como algo isolado e excluído da comunidade, da natureza e das divindades. Desse modo, o presente texto busca refletir a partir do pensamento de Oyèrónkẹ́Oyěwùmí uma ontologia relacional baseada na senioridade, a qual não pode ser tematizada sem Oxum, Ìyá primordial, sênior hon(orí)fica e matriz para a leitura e compreensão entre corpo, orí, idade, evocada na construção deste trabalho.
Abstract: This text has as its main thread the interweaving between body, orí, age and how this weft weaves a philosophical investigation about relational ontology in the thought of the Yorùbá philosopher Oyèrónkẹ́Oyěwùmí, who warns us that gender is not ontological to the Yorùbá ethos and its presence is evidence of colonial impositions and epistemological changes in Ọ~yọ́-Yorùbá seniority-based cosmology and sociocultural institutions. Seniority expresses fluid, situational, and relative relationships independent of body type. The fact that someone possesses a certain genitalia does not automatically place them in an unequal place of power as gender systems do. Unlike gender, seniority was not made on the basis of anatomy and (dis)position of the sexual organs, but on the basis of age that does not dwell only in the body, but in history that speaks of the collective and not the sexual identity of beings. This ethos makes ontology relational, fluid and situational, given that sometimes you are senior and sometimes young, it depends on who you are in relations and situations. Thus, seniority communicates both a non-gendered Yorùbá ontology and an ontology thought of in relation to and not as something isolated and excluded from the community, from nature, and from deities. Thus, the present text seeks to describe from the thought of Oyèrónkẹ́Oyěwùmí a relational ontology based on seniority, which cannot be discussed without Ọ~ṣun, the primordial Ìyá, senior hon(orí)fic and matrix for the reading and understanding between body, orí, and age evoked in the construction of this work.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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