Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49453
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroFerreiraAlbernazMagalhaes_DISSERT.pdf519,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O impacto do salário mínimo sobre o desemprego no mercado de trabalho brasileiro
Autor(es): Magalhães, Pedro Ferreira Albernaz
Orientador(es): Lehmann, Michael Christian
Assunto: Salário mínimo
Desemprego
Data de publicação: 1-Ago-2024
Referência: MAGALHÃES, Pedro Ferreira Albernaz. O impacto do salário mínimo sobre o desemprego no mercado de trabalho brasileiro. 2023. 42 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A introdução de uma lei que estabeleça um salário mínimo para os trabalhadores tem por objetivo propiciar uma qualidade de vida melhor, para as pessoas mais pobres que o recebem. Porém, a introdução de um piso salarial pode aumentar a probabilidade para os trabalhadores que o recebem, ficarem desempregados. Explorando este tradeoff entre salário mínimo mais altos e maior chance de perder o emprego, pretendo medir o impacto do aumento do salário mínimo sobre o desemprego para o Brasil. utilizando dados em painel da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) e a estratégia empírica das diferenças em diferenças.
Abstract: Introducing a law establishing a minimum wage for workers aims to provide a better quality of life for those who receive it, particularly for the poorest individuals. However, implementing a minimum wage may increase the probability of workers who receive it becoming unemployed. By exploring this trade-off between higher minimum wages and a greater likelihood of job loss, I intend to measure the impact of minimum wage increases on unemployment in Brazil using panel data from the Monthly Employment Survey (PME) and the empirical strategy of differences in differences.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.