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Título: Os lugares das crianças na educação infantil do Distrito Federal : entre os espaços concedidos e os experienciados
Autor(es): Teixeira, Lourenço Silva
Orientador(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Assunto: Educação infantil - Distrito Federal (Brasil)
Sociologia da infância
Geografia das infâncias
Espaço escolar
Data de publicação: 31-Jul-2024
Referência: TEIXEIRA, Lourenço Silva. Os lugares das crianças na educação infantil do Distrito Federal : entre os espaços concedidos e os experienciados. 2023. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Educação Infantil (EI) pública do Distrito Federal é ofertada em diferentes espaços, sendo esses exclusivos para a etapa, ou compartilhado com o ensino fundamental e até mesmo com o ensino médio. A oferta de Educação Infantil em espaços escolares pode se diferenciar em muitos aspectos da ofertada em instituições próprias para as crianças pequenas. Este estudo teve como objetivo investigar as formas de organização e uso dos espaços em uma instituição pública escolar que oferte Educação Infantil na periferia do Distrito Federal (DF) e verificar como as crianças se experienciam os lugares concedidos e como vivem ali suas infâncias. A pesquisa de caráter qualitativo teve como metodologia observações participantes em uma turma de primeiro período de uma Escola Classe da Região Administrativa do Sol Nascente-DF com o pesquisador se inserindo como adulto atípico. A discussão dos dados foi ancorada no aporte teórico dos Estudos Sociais da Infância, trazendo aproximações entre a Sociologia e a Geografia, levando em consideração as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura. De resultado, encontramos mesmo com poucos espaços concedidos e dentro de uma cultura de escolarização, os lugares que as crianças através de diferentes linguagens como as brincadeiras os desenhos e os diálogos, vivem suas infâncias. Pudemos observar como as crianças se relacionam espacialmente e experienciam os espaços concedidos pelos adultos. Como produto dessa pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, foi elaborado um dossiê fotográfico com interações multimídia das relações espaciais das crianças sujeitas do estudo.
Abstract: Public Early Childhood Education in the Federal District is offered in different spaces, either exclusively for this stage, or shared with primary and even secondary schools. The provision of Early Childhood Education in school spaces can differ in many ways from that offered in institutions for young children. The aim of this study was to investigate the ways in which spaces are organized and used in a public school that offers Early Childhood Education on the outskirts of the Federal District and to see how children experience the places provided and how they live their childhoods there. The qualitative research was based on participant observations in a first period class at a school in the Sol Nascente administrative region of the Federal District, with the researcher acting as an atypical adult. The discussion of the data was anchored in the theoretical framework of Social Studies of Childhood, bringing together Sociology and Geography, taking into account children as subjects of rights and producers of culture. As a result, we found places where children live out their childhoods through different languages such as games, drawings and dialogues, even though there are few spaces provided and within a culture of schooling. We were able to observe how children relate spatially and experience the spaces provided by adults. As a product of this research for the Professional Master's Program in Education at the Faculty of Education of the University of Brasilia, a photographic dossier was produced with multimedia interactions of the spatial relations of the children who were the subjects of the study.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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