Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Peixoto, Elane Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Carolina Moreira Barbosa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T18:26:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T18:26:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Carolina Moreira Barbosa de. Proinfância e o Projeto-Padrão: a implantação de creches em Ceilândia. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49388 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda dois exemplos de projetos-padrão de creches construídas em
Ceilândia e Sol Nascente / Pôr do Sol, regiões administrativas de Brasília, Brasil. Elas resultam
da implementação no Distrito Federal do Programa Nacional de Estruturação e Aquisição de
Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Criado em 2007,
este programa visa financiar e oferecer assistência técnica aos municípios, instâncias
responsáveis pela educação das crianças brasileiras entre zero e seis anos de idade. O
Proinfância disponibiliza projetos-padrão de creches para serem construídas em todo o país.
A padronização de edifícios provoca uma pergunta por vezes incômoda a quem os projeta e
constrói: como o projeto-padrão se relaciona com a cidade, o bairro e sua comunidade? O
estudo dos exemplos mencionados objetiva colaborar para este debate. Metodologicamente,
buscamos definir um entendimento para o termo “projeto-padrão” a partir de revisão
bibliográfica; em seguida, procedemos aos estudos de caso analisados em duas abordagens:
a de sua implantação espacial, considerando a relação com a região administrativa, o terreno
e a vizinhança; e a de sua apropriação social, ambas fundamentadas em ferramentas de
avaliação do ambiente construído, segundo Rheingantz et al. (2009). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proinfância e o Projeto-Padrão : a implantação de creches em Ceilândia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sol Nascente e Pôr do Sol (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Estruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Creches - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work addresses two examples of standard projects of kindergartens built in Ceilândia and
Sol Nascente / Pôr do Sol, administrative regions of Brasilia, Brazil. They result from the
implementation in the Federal District of the National Program for the Structuring and
Acquisition of Equipment for the Public School Network for Primary Education (Proinfância).
Created in 2007, this program aims to finance and offer technical assistance to municipalities,
the entities responsible for the education of Brazilian children between 0 and 6 years old.
Proinfância provides standardized projects for day-care centers to be built across the country.
The standardization of buildings raises a question that is sometimes uncomfortable for those
who design and build them: how does the standard project relate to the city, the neighborhood
and its community? The study of these examples aims to collaborate to this debate.
Methodologically, we seek to define an understanding for the term “standard-project” from a
bibliographical review; then, we proceed to the case studies analyzed under two approaches:
its spatial implementation, considering the relationship with the administrative region, the land
and the neighborhood; and its social appropriation, both based on tools of evaluation of the
built environment, according to Rheingantz et al. (2009). | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|