Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49374
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasRafaelJustinoDeMorais_DISSERT.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A subjetividade nos mundos semióticos de Haruki Murakami : leitura a partir da teoria de C. S. Peirce
Autor(es): Morais, Lucas Rafael Justino de
Orientador(es): Borges, Priscila Monteiro
Assunto: Subjetividade
Murakami, Haruki, 1949-
Filosofia contemporânea
Peirce, Charles Sanders, 1839-1941
Data de publicação: 31-Jul-2024
Referência: MORAIS, Lucas Rafael Justino de. A subjetividade nos mundos semióticos de Haruki Murakami:leitura a partir da teoria de C. S. Peirce. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Haruki Murakami (1949) é um autor japonês cujos livros são um sucesso notável de venda tanto em seu país natal quanto no resto do mundo. Suas histórias carregam descrições do cotidiano, que são facilmente conciliáveis com as experiências dos leitores, aliadas a um tom surreal que transforma praticamente sua obra em um tipo de realismo mágico que discute vários temas relacionados à forma como a modernidade se impõe nos sujeitos. Seja em seus ensaios, contos ou romances, Murakami está sempre trabalhando temas que dizem respeito à forma como um sujeito pode compreender-se e o que isso pode significar sobre a realidade em si mesma, o que incorre em uma leitura psicanalítica e psicologizante de sua obra, a qual sobrevoamos e percebemos como uma leitura dualista. A partir dessa contextualização de como Murakami é lido tradicionalmente, essa dissertação se propõe a pensar uma nova concepção de sujeito, uma subjetividade que não deriva da tradição filosófica moderna iniciada pelo cogito cartesiano, mas uma ideia de sujeito proposta a partir das reflexões de Charles Sanders Peirce (1839-1914), filósofo, lógico e cientista estadunidense, sobre o self. Baseando-se em Peirce, é possível pensar uma concepção de self semiótico, em que a subjetividade não é puramente individual, mas pode ser pensada coletivamente e cujo caráter é plástico, não estático. Essa argumentação defendendo uma concepção de self semiótico torna-se base para que seja feita uma leitura de um dos mais conhecidos romances de Haruki Murakami, 1Q84 (2009-10), à luz dessa nova possibilidade para entender os sujeitos. Os personagens e a história são interpretados a partir do pensamento de Peirce, propondo uma leitura de Murakami que não é a usual, na qual busca-se a continuidade e não a ruptura entre os personagens e seus mundos.
Abstract: Haruki Murakami (1949) is a Japanese author whose books are a remarkable success of sales in both his home country and in the rest of the world. His stories carry descriptions of everyday life, which are easily reconciled to the experiences of readers, coupled with a surreal tone that transforms his work into a kind of magical realism that discusses various topics related to the way modernity imposes itself on subjects. Whether in his essays, short stories or novels, Murakami is always working on topics that concern the way a subject can be understood and what it can mean about reality itself, which implies a psychoanalytic and psychologizing reading of its work, which we overfly and realize is a dualist reading of his work. From this contextualization of how Murakami is traditionally read, this dissertation proposes to think of a new conception of subject, a subjectivity that does not derive from the modern philosophical tradition initiated by the Cartesian cogito, but an idea of subject proposed from the reflections of Charles Sanders Peirce (1839-1914), american philosopher and scientist, about the concept of self. Based on Peirce, it is possible to think of a conception of semiotic self, where subjectivity is not purely individual, but can be thought collectively and whose character is plastic, not static. This argument defending a semiotic self conception becomes the basis for reading one of Haruki Murakami's best known novels, 1Q84 (2009-10), in light of this new possibility to understand the subjects. The characters and the story are interpreted from Peirce's thought, proposing a reading of Murakami that is not the usual, in which the continuity and not the rupture between the characters and their worlds are sought.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.