Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49362
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ValmirArrudaDeSousaNeto_TESE.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A nova morfologia da produção na indústria do fitness : a plataformização do trabalho em Educação Física
Outros títulos: The new morphology of production in the fitness industry : the platformization of work in Physical Education
Autor(es): Sousa Neto, Valmir Arruda de
Orientador(es): Húngaro, Edson Marcelo
Assunto: Professores de educação física
Plataformização
Indústria fitnnes
Condições de trabalho
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: SOUSA NETO, Valmir Arruda de. A nova morfologia da produção na indústria do fitness: a plataformização do trabalho em Educação Física. 2023. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Tendo em vista as constantes reformulações nos processos produtivos sob a égide capitalista buscamos em nossa investigação investigar o trabalho do professor e da professora de educação física que atua na indústria fitness. Para tanto estabelecemos como referencial teórico metodológico o materialismo histórico dialético Marx nos leva a examinar a história em sua fundação concreta, destacando a produção social da vida. Dentro desse contexto, o curso histórico é fundamentado em aspectos materiais e econômicos, seguindo uma dinâmica dialética. Dessa forma, o ser humano emerge como um participante ativo na edificação da história. Inicialmente discutimos a centralidade do trabalho nos dias de hoje, para entendermos quem é a classe trabalhadora na contemporaneidade. Discutimos, a partir da contrarreforma trabalhista, as ofensivas burguesas contra trabalhadores e trabalhadoras para chegarmos na reestruturação produtiva. Analisamos o advento tecnológico, fundamentalmente as adequações que o mundo do trabalho sofreu pós crise de 2008, chegando na Revolução 4.0 e a informatização da vida. Todo esse percurso foi essencial para que pudemos compreender o funcionamento da indústria fitness, discutindo as perspectivas de futuro para esse setor da economia e como esses fatores se desdobram nas relações de trabalho para professores e professoras que atuam nesses espaços. Apresentamos algumas possibilidades de classificações das plataformas e por fim propomos um modelo para a classificação das plataformas fitness a partir da forma como se dá a prestação do serviço e por consequência a remuneração desses professores e professoras. Entendemos que nosso estudo pode, mesmo com as lacunas, contribuir para o debate sobre o mundo do trabalho na Educação Física e principalmente nas condições de trabalho que professores e professoras estão submetidos.
Abstract: Given the constant reforms in productive processes under the capitalist system, our investigation aims to explore the work of physical education teachers operating in the fitness industry. In this regard, we have established dialectical historical materialism as our theoretical and methodological framework. Marx leads us to examine history in its concrete foundation, emphasizing the social production of life. Within this context, the historical course is grounded in material and economic aspects, following a dialectical dynamic. Thus, humans emerge as active participants in shaping history. Initially, we discuss the centrality of work in today's context to understand the contemporary working class. Starting from labor counter-reforms, we highlight bourgeois offensives against workers, leading to productive restructuring. We analyze technological advancements, particularly the adjustments the world of work underwent post the 2008 crisis, culminating in the advent of Industry 4.0 and life digitization. This journey was crucial to comprehend the functioning of the fitness industry, discussing future prospects for this economic sector and how these factors unfold in the working relationships of teachers in these spaces. We present various possibilities for classifying platforms and, finally, propose a model for classifying fitness platforms based on how services are provided and, consequently, how teachers are remunerated. Despite the gaps, we believe our study can contribute to the discourse on the world of work in Physical Education, especially the working conditions faced by teachers.
Resumen: Dada la constante reformulación de los procesos productivos bajo la égida capitalista, en nuestra investigación buscamos examinar el trabajo de los profesores de educación física que operan en la industria del fitness. Para ello, hemos establecido el materialismo histórico dialéctico como marco teórico y metodológico. Marx nos lleva a examinar la historia en su base concreta, resaltando la producción social de la vida. En este contexto, el curso histórico se fundamenta en aspectos materiales y económicos, siguiendo una dinámica dialéctica. De esta manera, el ser humano emerge como un participante activo en la construcción de la historia. Inicialmente, discutimos la centralidad del trabajo en la actualidad para entender quién es la clase trabajadora en la contemporaneidad. Presentamos, a partir de la contrarreforma laboral, las ofensivas burguesas contra los trabajadores, llegando a la reestructuración productiva. Analizamos el avance tecnológico, especialmente las adaptaciones que el mundo laboral experimentó después de la crisis de 2008, llegando a la Revolución 4.0 y la informatización de la vida. Todo este recorrido fue esencial para comprender el funcionamiento de la industria del fitness, discutiendo las perspectivas futuras para este sector de la economía y cómo estos factores se desarrollan en las relaciones laborales de los profesores que trabajan en estos espacios. Presentamos algunas posibilidades de clasificación de las plataformas y, finalmente, proponemos un modelo para la clasificación de las plataformas de fitness según la forma en que se presta el servicio y, por ende, la remuneración de estos profesionales. Entendemos que nuestro estudio puede contribuir al debate sobre el mundo laboral en Educación Física, a pesar de las lagunas, y especialmente en las condiciones laborales a las que están sometidos los profesores.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.