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Título: O ensino de história no livro didático – PNLD 2021: reflexões curriculares sobre a implementação do Novo ensino médio na cidade de Taguatinga-DF a partir da ótica dos professores de história
Autor(es): Castro, Gustavo Aires de
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Novo Ensino Médio
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: CASTRO, Gustavo Aires de. O ensino de história no livro didático – PNLD 2021: reflexões curriculares sobre a implementação do Novo ensino médio na cidade de Taguatinga-DF a partir da ótica dos professores de história. 2024. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta dissertação apresenta como objetivo geral analisar como está organizada a estruturação curricular dos conteúdos referentes ao ensino de História nos livros didáticos, alterados pela Reforma do Ensino Médio, em uma escola de Taguatinga-DF na ótica dos professores de História. Pressupomos que a “conscientização histórica” (Rüssen, 2001), fundamentada pelo ensino de História, é imprescindível à formação crítica e de qualidade na educação básica. Contraditoriamente, a Reforma do Ensino Médio, no que tange a organização dos livros didáticos por área do conhecimento, amparados na abordagem rígida de interdisciplinaridade e de eixos temáticos, acende uma fagulha de princípio de crise do “código disciplinar de História” (Cerri, 2019) ao pulverizar seus conteúdos, em prol do enfoque no desenvolvimento de competências e habilidades. Portanto, o problema central que delineia a pesquisa, constitui-se na seguinte indagação: como está organizada a estruturação curricular dos conteúdos referentes ao ensino de História nos livros didáticos, alterados pela Reforma do Ensino Médio, em uma escola de Taguatinga-DF de acordo com a ótica dos professores de História? Nesta perspectiva, delineamos três eixos teóricos para tratarmos desta questão, a saber: 1) Reforma do Ensino Médio no Brasil e no Distrito Federal; 2) Ensino de História e o Ensino Médio; e 3) Livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o ensino de História. A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, concentrada em um estudo de caso (André, 2008;Yin, 2015). O cenário da pesquisa é uma escola de Ensino Médio da rede pública, da região administrativa de Taguatinga, Distrito Federal. Temos como objeto de pesquisa os livros didáticos da Coleção Moderna Plus, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e como interlocutores, os professores de História e coordenador pedagógico da escola selecionada. Ainda temos a coordenadora intermediária do Ensino Médio da regional de ensino de Taguatinga e o coordenador adjunto do PNLD-DF 2021. O percurso metodológico adotado está inspirado no Materialismo Histórico-Dialético (Marx, 2017; Netto, 2011) e na adesão da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2021) sobretudo, na perspectiva da teoria crítica de currículo e de educação. A metodologia da pesquisa se desdobrou pelos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica (Gil, 2022) para compreender como que a História se constituiu como disciplina e transformou-se no decorrer dos tempos; e o contexto histórico da criação e percurso do Ensino Médio, na educação brasileira. Sobre a pesquisa documental (Silva; Borges, 2020; Pimentel, 2001), realizamos a análise dos livros didáticos da Coleção Moderna Plus e dos documentos educacionais norteadores à temática. Houve entrevista semiestruturada e aplicação de questionários aos interlocutores. Utilizamos a análise de conteúdo (Bardin, 2016) para apreender as comunicações das respostas dos interlocutores. Como produto técnico, propomos um curso de aperfeiçoamento quanto aos critérios de seleção de livros didáticos de História, que tem como público-alvo os professores de História. Antecipamos que, a pesquisa investigativa constatou que a redução da formação geral básica de 2.400 horas para até 1.800 horas, impetrada pela Reforma do Ensino Médio, mediante a Lei 13.415/2017, desencadeou consequências para toda estrutura curricular, em específico aos livros didáticos do PNLD 2021. A diluição dos componentes curriculares em prol dos eixos temáticos fez com que os conteúdos históricos fossem simplificados em detrimento da valorização das competências e habilidades sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Concluímos, a partir desse resultado, que os professores precisam ir além do que está disposto nos livros didáticos para proporcionar um conhecimento científico de alta qualidade produzido pela humanidade, conforme tonificado na Pedagogia Histórico-Crítica, segundo Saviani (2021).
Abstract: The general objective of this dissertation is to analyze how the curricular structuring of content related to the teaching of History in textbooks, altered by the High School Reform, is organized in a school in Taguatinga-DF from the perspective of History teachers. We assume that “historical awareness” (Rüssen, 2001), based on the teaching of History, is essential to critical and quality training in basic education. Contradictorily, the High School Reform, with regard to the organization of textbooks by area of knowledge, supported by the rigid approach of interdisciplinarity and thematic axes, ignites a spark of the principle of crisis of the “disciplinary code of History” (Cerri, 2019) by dispersing its contents, in favor of focusing on the development of skills and abilities. Therefore, the central problem that outlines the research is the following question: how is the curricular structuring of content related to the teaching of History in textbooks, altered by the High School Reform, organized in a school in Taguatinga DF in accordance with from the perspective of History teachers? From this perspective, we outline three theoretical axes to address this issue, namely: 1) Reform of Secondary Education in Brazil and the Federal District; 2) Teaching History and High School; and 3) Textbook of Applied Human and Social Sciences for teaching History. The research consists of a qualitative approach, of an exploratory nature, focused on a case study (André, 2008; Yin, 2015). The research setting is a public high school, in the administrative region of Taguatinga, Federal District. Our research object is the textbooks from the Moderna Plus Collection, in the area of Applied Human and Social Sciences; and as interlocutors, the History teachers and pedagogical coordinator of the selected school. We still have the intermediate coordinator of High School from the Taguatinga education region and the deputy coordinator of PNLD-DF 2021. The methodological path adopted is inspired by Historical-Dialetic Materialism (Marx, 2017; Netto, 2011) and adherence to Historical Pedagogy -Criticism (Saviani, 2021) above all, from the perspective of critical curriculum and education theory. The research methodology unfolded through the following procedures: bibliographical research (Gil, 2022) to understand how History was constituted as a discipline and transformed over time; and the historical context of the creation and trajectory of High School, in Brazilian education. Regarding documentary research (Silva; Borges, 2020; Pimentel, 2001), we analyzed the textbooks from the Moderna Plus Collection and the educational documents guiding the theme. There were semi-structured interviews and questionnaires administered to interlocutors. We used content analysis (Bardin, 2016) to understand the communications of the interlocutors' responses. As a technical product, we propose an improvement course regarding the selection criteria for History textbooks, aimed at History teachers. We anticipate that the investigative research found that the reduction in basic general training from 2,400 hours to up to 1,800 hours, introduced by the Secondary Education Reform, through Law 13,415/2017, triggered consequences for the entire curricular structure, specifically the PNLD textbooks 2021. The dilution of curricular components in favor of thematic axes meant that historical contents were simplified to the detriment of valuing skills and abilities from the perspective of interdisciplinarity. We conclude, from this result, that teachers need to go beyond what is provided in textbooks to provide high-quality scientific knowledge produced by humanity, as defined in Historical-Critical Pedagogy, according to Saviani (2021).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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