Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49343
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizaDeFatimaDosSantosDeAlencastro_DISSERT.pdf5,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba-
dc.contributor.authorAlencastro, Luiza de Fátima dos Santos de-
dc.date.accessioned2024-07-30T18:55:01Z-
dc.date.available2024-07-30T18:55:01Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.citationALENCASTRO, Luiza de Fátima dos Santos de. Brincar, cultura e cuidado: promoção de saúde mental de crianças. 2023. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49343-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto se propôs a investigar estratégias de promoção da saúde mental de crianças a partir do brincar, da arte e da cultura da infância. Os objetivos específicos deste trabalho foram: mapear indicadores de promoção de saúde mental por meio do brincar e das experiências culturais; investigar os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental de crianças; e mapear a rede pública ampliada de atenção a crianças e adolescentes no território. Para alcançar esses objetivos, foram criados dois grupos focais em uma brinquedoteca comunitária localizada na periferia do Distrito Federal, sendo um grupo com as crianças da instituição e outro com a equipe de profissionais. O estudo foi transversal e de abordagem qualitativa e a dissertação foi organizada no formato de artigos. O primeiro artigo, de natureza teórico-conceitual, versa sobre a promoção da saúde mental de crianças, apresentando a relação desse campo com o brincar e as experiências culturais. O artigo propõe a construção de uma práxis que seja pautada em um projeto político e ético no qual as dimensões de diversidade e pluralidade sejam respeitadas, da mesma maneira, que a necessidade do brincar e das experiências culturais para a população infantojuvenil seja reconhecida. O segundo artigo analisa os resultados encontrados na pesquisa realizada com as crianças frequentadoras da brinquedoteca. Os resultados, analisados de acordo com a análise temática, apontam indicadores de promoção de saúde mental expressos nas falas das crianças sobre o brincar como fonte de saúde, aprendizado e laboratório dos afetos. Ademais, os resultados trouxeram dados sobre os impactos da crise sanitária no brincar, na corporalidade, no desenvolvimento e na saúde das crianças daquele território. O último artigo aborda a pesquisa realizada com onze profissionais da brinquedoteca. Os dados coletados foram analisados segundo a análise temática e os resultados apontam o brincar enquanto linguagem das crianças e ferramenta de diálogo e de fortalecimento de vínculos, assim como a dimensão de aprendizagem presente no brincar e a intencionalidade política dos educadores ao propor atividades lúdicas e brincadeiras. A respeito dos impactos da pandemia na saúde mental das crianças, os resultados demonstram o agravamento dos casos de adoecimento psíquico e o aumento na condição de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. Observou-se a ausência de equipamentos públicos voltados para o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes no território e, diante dos resultados obtidos, é urgente cobrar e exigir do poder público a construção de serviços que desenvolvam ações específicas em saúde mental, como o CAPSi, ambulatórios em saúde mental e ações de saúde mental na atenção primária. Outra proposta que surgiu a partir dos dados da pesquisa foi a construção de dispositivos voltados ao fortalecimento da cultura do brincar e da infância como parte da rede pública ampliada de atenção para crianças e adolescentes. Concluímos que é necessário formar uma rede de atuação compartilhada e colaborativa que crie práticas emancipatórias por meio do brincar, da arte e da cultura para ser vetor de resistência e transformação subjetiva e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrincar, cultura e cuidado : promoção de saúde mental de criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordLúdicopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This project proposed to investigate strategies to promote children's mental health based on play, art and childhood culture. The specific objectives of this work were: to map mental health promotion indicators through play and cultural experiences; investigate the impacts of the COVID-19 pandemic on the mental health of children; and map the expanded public care network for children and adolescents in the territory. To achieve these objectives, two focus groups were carried out in a public playroom located on the outskirts of the Federal District, one group with the institution's children and another with the professional team. The study was cross-sectional and had a qualitative approach and the dissertation was organized in the format of articles. The first article, of a theoreticalconceptual nature, deals with the promotion of children's mental health, presenting the relationship of this field with playing and cultural experiences. The article proposes the construction of a praxis that is based on a political and ethical project in which the dimensions of diversity and plurality are respected, in the same way, that the need for play and cultural experiences for the child and youth population is recognized. The second article analyzes the results found in the focus group carried out with five children who frequent the playroom. The results, analyzed according to thematic analysis, point to indicators of mental health promotion expressed in the children's speeches about playing as a source of health, learning and a laboratory of affections. In addition, the results brought about the impacts of the health crisis on playing, on corporality, on development and on the health of children in this territory. The last article addresses the focus group carried out with eleven playroom professionals. The collected data were analyzed according to thematic analysis and the results point to playing as a language for children and a tool for dialogue and strengthening bonds, as well as the learning dimension present in playing and the political intention of educators when proposing playful activities and pranks. Regarding the impacts of the pandemic on children's mental health, the results demonstrate the worsening of cases of psychic illness and an increase in the condition of vulnerability of children and adolescents. There was a lack of public equipment aimed at mental health care for children and adolescents in the territory and, given the results found, it is urgent to charge and demand from the public authorities the construction of services that develop specific actions in mental health, such as the CAPSi. Another proposal that emerged from the research results was the construction of devices aimed at strengthening the culture of playing and childhood as part of the expanded public care network for children and adolescents. We conclude that it is necessary to form a network of shared and collaborative action that creates emancipatory practices through play, art and culture to be a vector of resistance and subjective and social transformation.pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.