Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49342
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LorrayneAlvesDeAquinoFerreira_DISSERT.pdf9,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Meninas velozes na pandemia : o recurso da fotografia no trabalho de grupo
Autor(es): Ferreira, Lorrayne Alves de Aquino
Orientador(es): Brasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues
Assunto: Adolescentes (Meninas)
Acesso à universidade
Fotografia
Pandemia
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: FERREIRA, Lorrayne Alves de Aquino. Meninas velozes na pandemia: o recurso da fotografia no trabalho de grupo. 2023. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho analisou os impactos da pandemia para alunas do ensino médio de duas escolas públicas de Brasília integrantes do projeto de pesquisa e extensão da Universidade de Brasília- UnB intitulado Meninas Velozes. O projeto visa mobilizar adolescentes a ingressarem em cursos nas áreas tecnológicas, pouco acessados por mulheres. Buscou-se conhecer os desafios dessas adolescentes no acesso à universidade; identificar a influência do projeto Meninas Velozes e o reflexo da pandemia em sua vida escolar; e analisar as contribuições do dispositivo Fotodiálogo um recurso de fotografia, adaptação do dispositivo de FotolinguagemÓ para a modalidade remota, como espaço de troca, reflexão, e rede de apoio para as adolescentes do projeto. Foram realizadas oficinas online e presenciais utilizando o dispositivo Fotodiálogo como objetos mediadores de discussões em grupo. Foram discutidas as temáticas gênero, pandemia e escolha profissional. O espaço de fala possibilitou a troca dos desafios vivenciados pelas meninas durante a pandemia, como isolamento social, dificuldades na adaptação ao ensino remoto e conflitos diante da escolha profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediatizada pelo método da pesquisa ação. Essa possibilitou evidenciar desafios e propor intervenções grupais. Observa-se que os laços sociais criados durante as oficinas tiveram grande importância no suporte emocional diante da pandemia, e o uso do dispositivo de Fotodiálogo nas discussões se revelou como favorável para trabalhar os temas sugeridos.
Abstract: The present work analyzed the impacts of the pandemic for high school students from two public schools in Brasília that are part of the research and extension project of the University of Brasília- UnB entitled “Meninas Velozes”. The project aims to mobilize adolescents to enter courses in the technological areas, little accessed by women. We sought to know the challenges of these adolescents in accessing the university; identify the influence of the Fast Girls project and the reflection of the pandemic in their school life; and analyze the contributions of the Photodialogue device a photography resource, adaptation of the Photolanguage device (to the remote modality, as space of exchange, reflection, and support network for the adolescents of the project. Online and face-to-face workshops were held using the Photodialogue device as mediating objects for group discussions. Gender, pandemic, and professional choice were discussed. The speech space allowed the exchange of the challenges experienced by girls during the pandemic, such as social isolation, difficulties in adapting to remote teaching and conflicts in the face of professional choice. This is qualitative research, mediated by the action research method. This made it possible to highlight challenges and propose group interventions. It is observed that the social ties created during the workshops had great importance in emotional support in the face of the pandemic, and the use of the Photodialogue device in the discussions proved to be favorable to work on the suggested themes.
Unidade Acadêmica: Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.