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2023_IsabellyGoulartMourao_DISSERT.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorHerrera, Francisco Jose Rengifo-
dc.contributor.authorMourão, Isabelly Goulart-
dc.date.accessioned2024-07-30T18:02:14Z-
dc.date.available2024-07-30T18:02:14Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.citationMOURÃO, Isabelly Goulart. Relações objeto, fonema e grafema durante situações educativas de leitura compartilhada com crianças de 4 e 5 anos de uma escola infantil. 2023. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49332-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA consciência fonêmica é um importante requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita. Estudos científicos apontam para a relevância da literacia emergente no desenvolvimento dessa competência. Nessa perspectiva o objeto possui um importante papel, uma vez que está carreado de significados e conhecimento sociocultural, sendo compartilhado entre o adulto e a criança desde o nascimento. Através deste busca-se identificar o papel que os objetos têm na aprendizagem de aspectos fonêmicos em crianças de quatro e cinco anos, durante situações educativas mediadas por adultos. Para tanto, utilizou-se estudo de caráter não experimental, transversal descritivo-exploratório, de caráter observacional envolvendo registros de áudio e vídeo. Os resultados apontam para uma estreita relação entre a aprendizagem da consciência fonêmica e o uso de objetos, concluindo que a ação intencional do adulto, por meio de situações educativas, e o uso de objetos na aprendizagem infantil é fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem da consciência fonêmica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelações objeto, fonema e grafema durante situações educativas de leitura compartilhada com crianças de 4 e 5 anos de uma escola infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.description.abstract1Phonemic awareness is an important requirement for learning to read and write. Scientific studies point to the relevance of emerging literacy in the development of these competencies. In this perspective, the object has an important role, and it has been shared between the adult and the child since birth just because it is loaded with meanings and sociocultural knowledge. Through this, it is necessary to identify the role that objects have in learning phonemic aspects in four and five-year-old children, during educational situations mediated by adults. For this purpose, a non-experimental, descriptive-exploratory cross-sectional, observational study involving audio and video recordings was used. The results point to a close relationship between the learning of phonemic awareness and the use of objects. It has concluded that the intentional action of the adult and the use of objects in children's learning is a preponderant factor for cognitive development and for learning phonemic awareness through educational situations.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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