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2023_GrazielleDaSilvaBlanco_DISSERT.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFilice, Renisia Cristina Garcia-
dc.contributor.authorBlanco, Grazielle da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-30T17:44:21Z-
dc.date.available2024-07-30T17:44:21Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.citationBLANCO, Grazielle da Silva. (Sobre)viver: um estudo do papel social do Programa Caminhos da Cidadania na trajetória de vida dos(as) jovens negros(as), ex-integrantes do programa, numa perspectiva de garantia de direitos. 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49329-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivos (i) investigar os limites, avanços e desafios do Programa Caminhos da Cidadania para a promoção da cidadania, emancipação e autonomia dos (as) jovens negros (as) considerando o paradigma atual que os (as) concebe como sujeitos de direitos; (ii) compreender as formas de sobrevivência dos (as) jovens negros (as), ex-integrantes do Programa Caminhos da Cidadania e suas trajetórias de vida a partir de uma abordagem interseccional de classe, raça, gênero, geração e território sempre que possível. O estudo utilizou como referencial normativo a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Política Nacional de Assistência Social/2004, o Estatuto da Juventude e documentos do programa em questão. O referencial teórico abordou conceitos relacionados à juventude, juventude negra, desigualdades, racismo e políticas públicas. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando as técnicas de pesquisa Rodas de Conversa e Entrevistas Semiestruturadas Individuais remontando à perspectiva dialógica proposta por Freire (2017) e hooks (2017), além de Análise de Conteúdo (Franco, 2021) para examinar o material coletado na pesquisa de campo. Os resultados indicam que o Programa Caminhos da Cidadania teve influência positiva, proporcionando diálogos sobre diversidade, orientação profissional e projeto de vida. Quanto às garantias de direitos, o estudo revelou, apesar das disposições legais, que a efetivação desses direitos para os (as) jovens negros (as), participantes da pesquisa, ainda carece de consolidação na prática. Suas trajetórias, marcadas por desafios e vulnerabilidades, incluem obstáculos no tocante a trabalho e emprego, na educação formal, no acesso à saúde. A gravidez precoce também expõe adversidades financeiras e discriminação de classe, raça e gênero. Problemas complexos que demandam políticas públicas que sejam pensadas em seus aspectos multidimensionais e direcionadas para criar oportunidades que garantam uma vida digna e condizente com os direitos assegurados por lei, especialmente para a juventude negra e periférica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title(Sobre)viver: um estudo do papel social do Programa Caminhos da Cidadania na trajetória de vida dos(as) jovens negros(as), ex-integrantes do programa, numa perspectiva de garantia de direitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Caminhos da Cidadaniapt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to (i) investigate the limits, advancements, and challenges of the "Caminhos da Cidadania" program in promoting citizenship, emancipation, and autonomy among young Black individuals, considering the current paradigm that recognizes them as subjects of rights; (ii) comprehend the survival strategies of young Black individuals, former participants in the "Caminhos da Cidadania" program, and their life trajectories using an intersectional approach that considers class, race, gender, generation, and territory whenever possible. The study referred to normative frameworks such as the 1988 Federal Constitution, the Organic Law of Social Assistance, the Statute of the Child and Adolescent, the National Social Assistance Policy of 2004, the Youth Statute, and documents related to the program. The theoretical framework addressed concepts related to youth, Black youth, inequalities, racism, and public policies. The qualitative methodology employed included the research techniques of "Rodas de Conversa" (Conversation Circles) and Individual Semi-structured Interviews, aligning with the dialogical perspective proposed by Freire (2017) and hooks (2017), along with Content Analysis (Franco, 2021) to examine the collected field research material. The results indicate that the "Caminhos da Cidadania" program had a positive influence, fostering dialogues on diversity, professional guidance, and life projects. Regarding rights guarantees, the study revealed that, despite legal provisions, the realization of these rights for the surveyed young Black individuals still lacks consolidation in practice. Their trajectories, marked by challenges and vulnerabilities, include obstacles related to work and employment, formal education, and access to healthcare. Early pregnancy also exposes financial adversities and discrimination based on class, race, and gender. These complex issues call for public policies that are designed with a multidimensional perspective, aimed at creating opportunities to ensure a dignified life in line with the rights guaranteed by law, especially for Black and peripheral youth.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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