Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Alcyone | - |
dc.contributor.author | Costa, André Honório Gomes de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T17:12:40Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T17:12:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, André Honório Gomes de Souza. Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF. 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49323 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca compreender as perspectivas que têm os jovens que estão se
preparando para o ENEM/Vestibular, em relação às suas oportunidades de acesso à Educação
Superior (E.S). Para coletar dados, utilizou-se a entrevista via Google Formulário. A discussão
partiu das teorias sobre desigualdade social. O estudo confirmou que as desigualdades
educacionais são reproduzidas na Educação Básica (E.B). A análise dos dados permite as
seguintes assertivas, quando as percepções dos alunos de escolas públicas são comparadas com
os de escolas privadas, vis-à-vis suas chances de acesso à E.S: a) as mulheres são maioria nos
dois casos; b) nas escolas particulares, predominaram pessoas que se autodeclararam brancas;
c) nas públicas, a maioria se autodeclarou pretas ou pardas; d) alunos das escolas privadas
expressam mais interesse e mais certeza de que vão acessar a E.S. A escolaridade e os recursos
financeiros dos seus responsáveis são bem maiores. Eles dedicam mais tempo aos estudos,
investem mais em cursinhos preparatórios para o vestibular e em aulas particulares. Sugere-se
que o Estado proporcione meios para que os estudantes da rede pública possam ter as mesmas
condições que os estudantes da rede particular na preparação para provas e exames. Assim os
jovens, hoje em desvantagem, poderiam aspirar à entrada na E.S em pé de igualdade com os
estudantes do setor privado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade social | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to understand the perception of young students who are preparing
themselves to do the High School National Exam (ENEM) about their opportunities to reach
higher education (E.S.). This research used as methodology to collect data the interview via
Google Forms. The discussion was based on social inequality theories. The study has confirmed
that educational inequalities are reproduced in the primary education (E.B). The data analysis
let affirm the following when students from public schools are compared to private ones: a)
women were the majority in participation in both cases; b) at private schools, people who hass
declared themselves white predominated; c) at public schools, the majority declared themselves
black or mixed race. d) students from private schools express more interest and conviction about
access higher education. The level of education and economic capital of their parents are higher.
Furthermore, they dedicate more time to study, invest more in preparatory courses for this exam
and in private classes. Finally, it is suggested that the State should provide better conditions so
that young disadvantaged students could reach quality higher education with the same
opportunities as students from private schools. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|