Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49321
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JessicaEmanoeliMoreiraDaCosta_DISSERT.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Parentalidade e políticas públicas : contribuições da psicanálise e da psicodinâmica do trabalho
Autor(es): Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da
Orientador(es): Brasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues
Assunto: Parentalidade
Políticas públicas - saúde
Psicodinâmica do trabalho
Psicanálise
Saúde pública
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: COSTA, Jéssica Emanoeli Moreira da. Parentalidade e políticas públicas: contribuições da psicanálise e da psicodinâmica do trabalho. 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A parentalidade implica em assumir uma função de cuidado a um outro que nasce em desamparo, e nessa relação, o interjogo psíquico e das intersecções sociais entram em cena. Por isso, as políticas públicas voltadas para a infância, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), investem na formação dos profissionais na temática da parentalidade voltada para as populações vulneráveis de grávidas e puérperas. O presente trabalho coloca em discussão as contribuições da psicanálise e da psicodinâmica do trabalho em uma política pública de saúde, no contexto de uma formação na temática da parentalidade. Para tanto, foram analisadas as falas dos profissionais de saúde, que reagiram às temáticas das violências inter e intrafamiliares, da exclusão social, da idealização e das ambivalências em relação à parentalidade. Foram realizadas 04 oficinas distintas com 08 turmas formativas junto aos profissionais de saúde, somando 32 encontros e, a partir dos registros em diários de campo foram realizadas, em três manuscritos, o método de análise do discurso. O primeiro manuscrito, intitulado: I. A violência no campo da parentalidade: desafios para saúde pública, discutiu os desafios do trabalho em saúde perinatal diante das intersecções sociais em contextos de vulnerabilidade, sob o tripé das categorias “gênero”, “raça” e “classe”. Por conseguinte, analisou o lugar da transmissão psíquica consciente e inconsciente e a reprodução das violências entre as gerações, bem como a violência extrafamiliar marcada pela precariedade das condições de vida. O segundo manuscrito, intitulado: II. O sentido do trabalho no campo da parentalidade: contribuições da Psicodinâmica do Trabalho, analisou o encontro com as histórias de filiação e ambivalências em relação à parentalidade, evidenciando reflexões sobre o sentido desse trabalho, propiciadas pela formação educativa. O sentido do trabalho se revelou no deslocamento da via unicamente biologicista para a dimensão implicada de subjetivação. O terceiro manuscrito, intitulado: III. Os determinantes sociais no território e impactos na saúde pública, discutiu os desafios interseccionais da vulnerabilidade econômica e violência comunitária, que repercutem nos desafios de cuidado oferecidos pelos profissionais da saúde perinatal. A formação contribuiu para promover, entre os profissionais de saúde, uma posição de escuta e de compromisso político e social nos seus atendimentos em saúde pública.
Abstract: Parenting implies taking on a caring role for another who is born helpless, and in this relationship, psychic interplay and social intersections come into play. Therefore, public policies focused on childhood within the scope of Brazilian public health invest in the training of professionals in the theme of parenting aimed at vulnerable populations of pregnant women and postpartum women. This work discusses the contributions of psychoanalysis and psychodynamics of work in a public health policy, in the context of training in the theme of parenting. The speeches of health professionals were analyzed, who reacted to the themes of inter and intrafamily violence, social exclusion, idealization, and ambivalences regarding parenthood. Four different workshops were held with eight training groups of health professionals, divided into 32 meetings, and, based on field diary records, discourse analysis method was carried out in three manuscripts. The first manuscript, entitled: I. The violence in the field of parenting: challenge for public health, discussed the challenges of perinatal health work in the face of social intersections in contexts of vulnerability, under the triad of categories "gender," "race," and "class." Consequently, it analyzed the place of conscious and unconscious psychic transmission and the reproduction of violence between generations, as well as extramarital violence marked by precarious living conditions. The second manuscript, entitled: II. The meaning of work in the field of parenting: contributions from the Psychodynamics of Work, analyzed the encounter with stories of filiation and ambivalences regarding parenting, highlighting reflections on the meaning of this work, provided by educational training. The meaning of work revealed itself in the shift from solely biologistic to the dimension of subjective involvement. The third manuscript, titled III. The social determinants in the territory and impacts on public health, discussed the intersectional challenges of economic vulnerability and community violence, which impact the care challenges offered by perinatal health professionals. The training contributed to promoting, among health professionals, a position of listening and social and political commitment in their public health care.
Resumen: La paternidad implica asumir el papel de cuidar a otro que nace indefenso, y en esta relación entran en juego el juego psíquico y las intersecciones sociales. Por esta razón, las políticas públicas dirigidas a la infancia en el ámbito del Sistema Único de Salud brasileño invierten en la formación de profesionales en el tema de la paternidad para poblaciones vulnerables embarazadas y puérperas. Este trabajo discute las contribuciones del psicoanálisis y de la psicodinámica del trabajo en una política pública de salud, en el contexto de la formación en paternidad. Para ello, se analizaron los discursos de profesionales de la salud que reaccionaron a los temas de la violencia interfamiliar e intrafamiliar, la exclusión social, la idealización y la ambivalencia en relación con la paternidad. Se celebraron cuatro talleres diferentes con ocho grupos de formación de profesionales sanitarios, con un total de 32 reuniones. A partir de las anotaciones de los diarios de campo, se utilizó el método de análisis del discurso en tres manuscritos. El primer manuscrito, titulado: I. La violencia en el campo de la crianza: um desafío para la salud pública, abordó los desafíos del trabajo en salud perinatal frente a las intersecciones sociales en contextos de vulnerabilidad, bajo el trípode de las categorías "género", "raza" y "clase". También analizó el lugar de la transmisión psíquica consciente e inconsciente y la reproducción de la violencia entre generaciones, así como la violencia extrafamiliar marcada por la precariedad de las condiciones de vida. El segundo manuscrito, titulado: II. El sentido del trabajo en el ámbito de la paternidad: aportaciones de la Psicodinámica del Trabajo, analizó el encuentro con las historias de filiación y ambivalencia en relación con la paternidad, destacando las reflexiones sobre el sentido de este trabajo, proporcionadas por la formación educativa. El sentido del trabajo se reveló en el desplazamiento de un enfoque exclusivamente biologicista hacia la dimensión implícita de la subjetivación. El tercer manuscrito, titulado: III. Los determinantes sociales en el territorio y su impacto en la salud pública, abordó los desafíos interseccionales de la vulnerabilidad económica y la violencia comunitaria, que repercuten en la atención ofrecida por los profesionales de la salud perinatal. La formación ayudó a promover entre los profesionales de la salud una posición de escucha y compromiso político y social en la atención a la salud pública.
Résumé: La parentalité implique d'assumer un rôle de soin d'un autre qui naît sans protection et dans cette relation, le jeu psychique et les intersections sociales entrent en scène. C’est pour cette raison que les politiques publiques destinées aux enfants, dans le contexte du système de santé unifié brésilien, investissent dans la formation des professionnels à la parentalité pour les populations vulnérables enceintes et puerpérales. Cet article discute des apports de la psychanalyse et de la psychodynamique du travail dans une politique de santé publique, dans le cadre de la formation à la parentalité. Pour atteindre ce but, les discours des professionnels de la santé qui ont réagi aux thèmes de la violence inter et intrafamiliale, de l'exclusion sociale, de l'idéalisation et de l'ambivalence par rapport à la parentalité ont été analysés. Quatre ateliers différents ont été organisés avec huit groupes de formation de professionnels de la santé, totalisant 32 réunions, et l'analyse du discours à partir des enregistrements des journaux de terrain dans trois manuscrits. Le premier manuscrit, intitulé : I. La violence dans le champ de la parentalité: un défi pour la santé publique, abordait les défis du travail en santé périnatale face aux intersections sociales dans des contextes de vulnérabilité, sous le trépied des catégories " genre ", " race " et " classe ". Il analyse ainsi la place de la transmission psychique consciente et inconsciente et la reproduction de la violence entre les générations, ainsi que la violence extra-familiale marquée par des conditions de vie précaires. Le second manuscrit, intitulé: II. Le sens du travail dans le champ de la parentalité : apports de la psychodynamique du travail, analyse la rencontre avec les histoires de filiation et d'ambivalence dans le rapport à la parentalité, en mettant en évidence les réflexions sur le sens de ce travail, fourni par la formation éducative. Le sens du travail se révèle dans une proposition de déplacement d'une approche uniquement biologiste à la dimension impliqué de la subjectivation. Le troisième manuscrit, intitulé: III. Les déterminants sociaux sur le territoire et leur impact sur la santé publique, aborde les enjeux croisés de la vulnérabilité économique et de la violence communautaire, qui ont des répercussions sur les soins offerts par les professionnels de la santé périnatale. La formation a permis de promouvoir une position d'écoute et d'engagement politique et social dans les soins de santé publique chez les professionnels de la santé.
Unidade Acadêmica: Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.