Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49310
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCarolinaSantosXavier_DISSERT.pdf799,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sofrimento psíquico em famílias com pessoas em crise do tipo psicótica : uma aproximação de gênero
Autor(es): Xavier, Ana Carolina Santos
Orientador(es): Costa, Ileno Izídio da
Assunto: Sofrimento psíquico
Psicoses
Famílias disfuncionais
Gênero
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: XAVIER, Ana Carolina Santos. Sofrimento psíquico em famílias com pessoas em crise do tipo psicótica: uma aproximação de gênero. 2023. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como funciona a relação familiar em relação à intersecção de gênero e como isso afeta o sofrimento dos demais membros da família dentro do contexto da clínica do sofrimento psíquico grave. Com foco nos cuidadores e nas relações familiares, bem como na busca de um cuidado adequado, foram realizadas uma revisão de escopo e um estudo de caso. As principais teorias utilizadas no estudo foram as do sofrimento psíquico grave, gênero e teoria feminista da família. De forma geral, pode-se observar em um ciclo familiar disfuncional um sistema adoecido que impacta o adoecimento de seus integrantes. Além disso, é possível observar as diferenças desse adoecimento e as demandas de acordo com o gênero. As limitações apresentadas pelo trabalho estão relacionadas à metodologia do estudo de caso e aos estudos de gênero na psicose.
Abstract: The objective of this study is to investigate how family relationships function in relation to gender intersectionality and how it affects the suffering of the other family members within the context of severe psychic suffering clinic. With a focus on caregivers and family relationships, as well as the pursuit for adequate care, a scoping review and a case study were conducted. The main theories used in the study were those of severe psychic suffering, gender, and feminist theory of the family. In general, in a dysfunctional family cycle, an unhealthy system can be observed that impacts the illness of its members. In addition, it is possible to observe the differences in this illness and the demands according to gender. The limitations presented by the work are related to the methodology of the case study and gender studies in psychosis.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.