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Título: Do encaminhamento ao acompanhamento para o CREAS da diversidade : narrativas de adolescentes transgêneros a partir da abordagem narrativa de Michael White
Autor(es): Valadares, Amanda Carvalho
Orientador(es): Silva, Isabela Machado da
Assunto: Transgêneros
Adolescentes
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Narrativa
Data de publicação: 29-Jul-2024
Referência: VALADARES, Amanda Carvalho. Do encaminhamento ao acompanhamento para o CREAS da diversidade: narrativas de adolescentes transgêneros a partir da abordagem narrativa de Michael White. 2023. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo compreender os significados atribuídos às histórias de vida de adolescentes trans, ao longo de uma intervenção no CREAS da diversidade, a partir da abordagem narrativa de Michael White. Trata-se de uma pesquisa-intervenção com delineamento de estudo de caso coletivo. Conduziu-se uma intervenção psicossocial, baseada nas contribuições da terapia narrativa de Michael White, junto com dois adolescentes transgêneros: um menino e uma menina trans de 14 e 17 anos respectivamente, que residiam na casa dos familiares durante a realização da pesquisa. Os dados foram analisados de acordo com ao perspectiva holística de conteúdo. Sugerem-se três momentos de significados ou de compreensão das situações violadoras de direito a partir da vinculação do adolescente com a pesquisadora: o momento 01 caracterizou-se pelo acolhimento e primeiros atendimentos; o momento 02, pela vinculação com a pesquisadora e início das narrativas sobre as situações violadoras de direito e o momento 03; pela ressignificação do conceito de violação de direito e elaboração de estratégias para enfrentamento de situações violadoras. Propõe-se que, para a compreensão das situações de violação de direito, considerem-se não apenas as narrativas das Políticas Públicas, mas também as narrativas dos adolescentes sobre suas vivências. Destacase, ainda, a necessidade de considerar a história familiar e social para melhor compreensão sobre os significados atribuídos pelos adolescentes às suas histórias. Entende-se que esta pesquisa possa contribuir tanto à compreensão acerca de como os adolescentes transgêneros atribuem significados às suas experiências como ao desenvolvimento de intervenções destinadas a esse público.
Abstract: The aim of this study was to understand the meanings attributed to the life stories of trans adolescents during an intervention at CREAS da diversidade, based on Michael White's narrative approach. This is a research-intervention with a collective case study design. A psychosocial intervention was carried out, based on the contributions of Michael White's narrative therapy, with two transgender adolescents: a trans boy and a trans girl, aged 14 and 17 respectively, who were living with their family members during the time of the research. The data was analyzed according to the holistic content perspective. We suggest three moments of meaning or understanding of situations that violate rights based on the adolescent's relationship with the researcher: moment 01 was characterized by the welcome and the first consultations; moment 02, by the relationship with the researcher and the beginning of the narratives about situations that violate rights and moment 03; by the reframing of the concept of violation of rights and the development of strategies to deal with situations that violate rights. It is proposed that in order to understand situations of violation of rights, not only the narratives of public policies should be considered, but also the narratives of adolescents about their experiences. It also highlights the need to consider family and social history in order to better understand the meanings attributed by adolescents to their stories. We believe that this research can contribute both to understanding how transgender adolescents attribute meanings to their experiences and to the development of interventions aimed at this public.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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