Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49295
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LianeDeMouraFernandesCosta_DISSERT.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise do impacto de políticas de incentivo à implantação de sistemas de aproveitamento de águas de chuva (SAAC) na perspectiva de companhias de saneamento
Autor(es): Costa, Liane de Moura Fernandes
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Assunto: Chuvas
Águas pluviais - aproveitamento
Água - uso
Saneamento básico
Data de publicação: 29-Jul-2024
Referência: COSTA, Liane de Moura Fernandes. Análise do impacto de políticas de incentivo à implantação de sistemas de aproveitamento de águas de chuva (SAAC) na perspectiva de companhias de saneamento. 2023. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Sistemas de aproveitamento de água de chuva (SAAC) foram incluídos no Novo Marco Legal do Saneamento aprovado em Julho de 2020 como alternativa estratégica para o alcance do acesso universal a água. Apesar da vasta literatura em avaliação de viabilidade de SAAC para residências e estabelecimentos, pouco tem sido analisado sobre os impactos da ampla disseminação desses sistemas para as companhias de saneamento. O presente trabalho propôs e aplicou metodologia para avaliar o impacto da disseminação de SAAC na perspectiva da companhia de saneamento na região do Distrito Federal do Brasil. A metodologia consistiu em calcular o potencial de aproveitamento de água de chuva por meio de simulação de balanço hídrico para atender a demanda não potável de água em cenários diferentes de residências; seleção e avaliação de indicadores operacionais e econômicos de desempenho da companhia de saneamento e consideração de diferentes cenários de adesão ao SAAC. Resultados demonstraram que em muitos cenários a disseminação de SAAC não é favorável às companhias de saneamento em termos financeiros, principalmente em função da perda de receita resultante da redução do volume de água consumido. Mas foi possível demonstrar a melhoria da análise custo benefício para a companhia considerando a venda do volume economizado para usuários de outras categorias, tais como comercial, industrial e público que possuem tarifas mais altas. Sugere-se que fatores ambientais também sejam incluídos na análise econômica para melhor representar os benefícios da implantação de SAAC em larga escala.
Abstract: The Rainwater Harvesting Systems (RWHS) has been included in the New Legal Sanitation Framework approved in July 2020 as a strategic alternative to reach universal water access. Despite the vast literature on assessing the feasibility of SAAC for households and establishments, there is a lack of understanding of the impacts of this public initiative to water utilities. This study proposes and applies a methodology to evaluate the impact of RWHS dissemination on the performance of water utilities in the Federal District of Brazil. The methodology consisted of computing the potential the water saving based on water balance of the RWHS for non-potable water demand, selecting and evaluating operational and economic indicators of the water utility performance and computing the economic evaluation of different scenarios of RWHS dissemination. The results demonstrated that in most scenarios, the RWHS is not favorable to the water utility in terms of financial balance, mostly due to the loss of revenue given the reduction in water volume consumption. However, the financial balance has been improved by selling the saved water volume to other categories of consumers, such as commercial, industrial, or public users. Additional consideration of environmental benefits of RWHS could also benefit the overall economic analysis of RWHS.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.