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JulioCesarSoaresDaSilva_TESE.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAthayde, Pedro Fernando Avalone dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Julio Cesar Soares dapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-29T19:05:46Z-
dc.date.available2024-07-29T19:05:46Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Julio Cesar Soares da. Currículo em movimento e a Educação Física escolar no Distrito Federal: uma proposta pedagógica emancipatória?. 2023. 187 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49290-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Educação adotou nos últimos trinta anos a convivência com 8 modelos diferentes de currículo. As diversas experiências implementadas na rede pública de ensino estiveram diretamente relacionadas às características trazidas pelas políticas públicas de educação e os formatos políticos dos variados governos que se sucederam durante este período. Importante matriz curricular tem suas bases pedagógicas implantadas no período do Governo Cristovam Buarque (1995-1998), estabelecendo, através da Escola Candanga, as primeiras ações fundantes em uma proposta educacional crítica e emancipatória, ao destacar a Gestão Democrática e a permanente valorização dos trabalhadores em educação, com um processo contínuo de formação profissional. Nesse caminho, durante o Governo Agnelo Queiroz (2011-2014), é iniciado um grande processo de construção de uma proposta curricular sedimentada no materialismo histórico-dialético e nas Teorias da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Com grande participação e diálogo coletivo iniciado em 2011, a proposta do Currículo em Movimento é entregue à comunidade escolar ao final de 2014. Nessa trajetória, esta Tese buscou compreender dialeticamente o Currículo em Movimento e a Educação Física Escolar no Distrito Federal, investigando se este projeto é caracterizado como uma proposta pedagógica emancipatória. Para garantia deste estudo foram desenvolvidas a busca por bibliografias e produções acadêmicas, tratando do temário do Currículo, além das normas legais que estabelecem as matrizes curriculares em nível distrital e nacional, contribuindo de forma destacada para o debate deste assunto. Para a análise dos conteúdos do Currículo em Movimento e sua relação com a Educação Física Escolar, seu processo de construção, implantação, avanços e retrocessos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os ex-gestores da Gerência da Educação Física Escolar da SEEDF, durante o período em questão, procurando conhecer a visão e a avaliação dos dirigentes, à época. Além dessa ação, foram aplicados questionários nas seis Escolas Parque (nas Coordenações Regionais de Ensino do Plano Piloto e Brazlândia), procurando identificar e conhecer a visão dos professores e professoras sobre a presença da proposta pedagógica do Currículo em Movimento no chão da escola. Dentro desse contexto, podemos afirmar a perspectiva materializada pelo Currículo em Movimento ao final desta tese, reafirmando a resistência e a luta, por uma proposta pedagógica crítica e emancipatória, em busca de uma educação libertadora e de uma sociedade fraterna e igualitária.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo em movimento e a Educação Física escolar no Distrito Federal : uma proposta pedagógica emancipatória?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCurrículo em Movimentopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subject.keywordPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordSecretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Government of the Federal District has adopted, in the last thirty years, coexistence with eight different curriculum models through the Department of Education. The various experiences implemented in the public education network were directly related to the characteristics brought by public education policies and the political formats of the various governments that followed during this period. An important curricular matrix has its pedagogical bases implanted in the period of the Cristovam Buarque Government (1995-1998), establishing through the Candanga School, the first founding actions in a critical and emancipatory educational proposal by highlighting Democratic Management and the permanent appreciation of workers in education, through a continuous process of professional training. In this way, during the Agnelo Queiroz Government (2011-2014), a great process of construction of a curricular proposal was initiated based on historical-dialectical materialism and the Theories of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. With great participation and collective dialogue started in 2011, the Curriculum in Motion proposal is delivered to the school community at the end of 2014. In this trajectory, this thesis sought to dialectically understand the Curriculum in Motion and School Physical Education in the Federal District, investigating whether this project is characterized as an emancipatory pedagogical proposal. To that end, a search for bibliographies and academic productions was carried out, dealing with the Curriculum's themes, in addition to the legal norms that regulate the curricular matrices at the district and national level, contributing in an outstanding way to the debate on this subject. For the analysis of the contents of the Curriculum in Motion and its relationship with School Physical Education, its process of construction, implementation, advances, and setbacks, semi-structured interviews were carried out with former managers of the Management of the School Physical Education of SEEDF, during this period, seeking to know the vision and evaluation of the leaders at the time. In addition to this action, questionnaires were applied at the six Park Schools (Regionals of Plano Piloto and Brazlândia), seeking to identify and learn about the teachers' views on the presence of the pedagogical proposal of the Curriculum in Motion on the school floor. Within this context, we can affirm the perspective materialized by the Curriculum in Movement at the end of this thesis, reaffirming the resistance and the fight, for a critical and emancipatory pedagogical proposal, in search of a liberating education and a fraternal and egalitarian society.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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