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2023_SimoneJungMatos_DISSERT.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLayrargues, Philippe Pomier-
dc.contributor.authorMatos, Simone Jung-
dc.date.accessioned2024-07-29T17:33:18Z-
dc.date.available2024-07-29T17:33:18Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.date.submitted2023-03-27-
dc.identifier.citationMATOS, Simone Jung. Os recursos hídricos e a educação ambiental: elaboração de roteiro com foco em recursos hídricos em complementação ao Programa de Educação Ambiental voltado ao licenciamento ambiental de novos parcelamentos de solo urbano no Distrito Federal. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49269-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO licenciamento ambiental é um importante instrumento da Política de Meio Ambiente e tem como um dos seus programas ambientais aplicados o Programa de Educação Ambiental (PEA). No Distrito Federal, este Programa possui normas e fluxos estabelecidos pelo órgão ambiental licenciador. A inclusão de uma abordagem mais aprofundada da questão hídrica no PEA, no âmbito do Licenciamento Ambiental de novos parcelamentos de solo urbano, motivada pelos potenciais e efetivos impactos ambientais dessa atividade, faz parte do objetivo-geral. Para isso, foram pesquisadas as normativas expedidas pela unidade responsável pela educação ambiental (EA) no âmbito do Brasília Ambiental, realizado um diagnóstico dos PEAs, aprovados pelo Brasília Ambiental, de 2009 até junho de 2022, e uma análise das percepções, das expectativas e da receptividade dos atores-chaves envolvidos com o licenciamento ambiental. A pesquisa foi realizada por meio de análises documentais, consultas e questionários. Como resultado, verificou-se que há desafios para implantação dessa temática específica, como exemplo um direcionamento objetivo, mas também a aceitação de inclusão, considerando, dentre outras pontuações, as especificações educacionais no cuidado dos recursos hídricos. A dissertação conclui que a inclusão da questão hídrica nos PEAs vem agregar ao Programa, por meio do produto proposto da inclusão de ações com ênfase na abordagem da EA crítica, uma das vertentes da EA, considerando as macrotendências da EA - conservadora, pragmática e crítica -, que trazem uma abordagem do quanto as formas de EA podem ser trabalhadas junto à comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)-
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs recursos hídricos e a educação ambiental: elaboração de roteiro com foco em recursos hídricos em complementação ao Programa de Educação Ambiental voltado ao licenciamento ambiental de novos parcelamentos de solo urbano no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordSolos urbanos - usopt_BR
dc.subject.keywordRecursos hídricospt_BR
dc.subject.keywordLicenciamento ambientalpt_BR
dc.description.abstract1Environmental licensing is an important instrument of the Environmental Policy and one of its programs applied is the Environmental Education Program – PEA. In the Federal District, this Program has norms established by the licensing environmental agency. The inclusion of a more in-depth approach to the water issue in the PEA within a section of the Environmental Licensing of new subdivisions of urban land, motivated by the potential and effective environmental impacts, is part of the main activity which the regulations is issued by the unit responsible for environmental education of the Federal District's environmental agency called the Institute of the Environment and Water Resources of the Federal District – Brasília Ambiental – IBRAM, a diagnosis of the PEAs, approved by Brasília Ambiental, from 2009 to June/2022. An analysis of the perceptions, expectations and receptivity involved with the environmental licensing. The research was carried out through documented analyses, consultations and questionnaires. As a result, it was verified that there are challenges for the implementation of this specific theme, as an example of a objective direction, but also the acceptance of inclusion amongst other educational specifications in the care of water resources. The dissertation concludes that the inclusion of the water issue in the PEAs adds to the Program, in addition to giving opportunity through the proposed product of the inclusion of actions with an emphasis on the critical EE approach, one of the aspects of Environmental Education, considering the macro trends of EE - conservative, pragmatic and critical –, which bring an approach to how much EE forms can be worked with the community.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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