Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
dc.contributor.author | Matos, Simone Jung | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T17:33:18Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T17:33:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Simone Jung. Os recursos hídricos e a educação ambiental: elaboração de roteiro com foco em recursos hídricos em complementação ao Programa de Educação Ambiental voltado ao licenciamento ambiental de novos parcelamentos de solo urbano no Distrito Federal. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49269 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O licenciamento ambiental é um importante instrumento da Política de Meio Ambiente e tem como um dos seus programas ambientais aplicados o Programa de Educação Ambiental (PEA). No Distrito Federal, este Programa possui normas e fluxos estabelecidos pelo órgão ambiental licenciador. A inclusão de uma abordagem mais aprofundada da questão hídrica no PEA, no âmbito do Licenciamento Ambiental de novos parcelamentos de solo urbano, motivada pelos potenciais e efetivos impactos ambientais dessa atividade, faz parte do objetivo-geral. Para isso, foram pesquisadas as normativas expedidas pela unidade responsável pela educação ambiental (EA) no âmbito do Brasília Ambiental, realizado um diagnóstico dos PEAs, aprovados pelo Brasília Ambiental, de 2009 até junho de 2022, e uma análise das percepções, das expectativas e da receptividade dos atores-chaves envolvidos com o licenciamento ambiental. A pesquisa foi realizada por meio de análises documentais, consultas e questionários. Como resultado, verificou-se que há desafios para implantação dessa temática específica, como exemplo um direcionamento objetivo, mas também a aceitação de inclusão, considerando, dentre outras pontuações, as especificações educacionais no cuidado dos recursos hídricos. A dissertação conclui que a inclusão da questão hídrica nos PEAs vem agregar ao Programa, por meio do produto proposto da inclusão de ações com ênfase na abordagem da EA crítica, uma das vertentes da EA, considerando as macrotendências da EA - conservadora, pragmática e crítica -, que trazem uma abordagem do quanto as formas de EA podem ser trabalhadas junto à comunidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os recursos hídricos e a educação ambiental: elaboração de roteiro com foco em recursos hídricos em complementação ao Programa de Educação Ambiental voltado ao licenciamento ambiental de novos parcelamentos de solo urbano no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos urbanos - uso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciamento ambiental | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Environmental licensing is an important instrument of the Environmental Policy and
one of its programs applied is the Environmental Education Program – PEA. In the
Federal District, this Program has norms established by the licensing environmental
agency. The inclusion of a more in-depth approach to the water issue in the PEA
within a section of the Environmental Licensing of new subdivisions of urban land,
motivated by the potential and effective environmental impacts, is part of the main
activity which the regulations is issued by the unit responsible for environmental
education of the Federal District's environmental agency called the Institute of the
Environment and Water Resources of the Federal District – Brasília Ambiental –
IBRAM, a diagnosis of the PEAs, approved by Brasília Ambiental, from 2009 to
June/2022. An analysis of the perceptions, expectations and receptivity involved with
the environmental licensing. The research was carried out through documented
analyses, consultations and questionnaires. As a result, it was verified that there are
challenges for the implementation of this specific theme, as an example of a
objective direction, but also the acceptance of inclusion amongst other educational
specifications in the care of water resources. The dissertation concludes that the
inclusion of the water issue in the PEAs adds to the Program, in addition to giving
opportunity through the proposed product of the inclusion of actions with an
emphasis on the critical EE approach, one of the aspects of Environmental
Education, considering the macro trends of EE - conservative, pragmatic and critical
–, which bring an approach to how much EE forms can be worked with the
community. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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