Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49260
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraLuanaDeJesusSantos_DISSERT.pdf7,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desempenho mecânico e avaliação da durabilidade de serragem de bambu, fibras de coco e fibras de açaí como materiais de reforço de um solo tropical
Autor(es): Santos, Mayara Luana de Jesus
Orientador(es): Casagrande, Michéle Dal Toé
Data de publicação: 29-Jul-2024
Referência: SANTOS, Mayara Luana de Jesus. Desempenho mecânico e avaliação da durabilidade de serragem de bambu, fibras de coco e fibras de açaí como materiais de reforço de um solo tropical. 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo experimental aborda a destinação adequada de resíduos como serragem de bambu, fibras de coco e fibras de açaí. A falta de destinação adequada desses materiais resulta em descarte inadequado no meio ambiente. Para lidar com esse problema, a linha de pesquisa de novos materiais geotécnicos propõe o uso desses resíduos como reforço de solos. O presente estudo investiga a interação desses reforços vegetais com o solo tropical ao longo do tempo, levando em consideração os processos de degradação resultantes de fatores ambientais. Além disso, analisa as propriedades desses resíduos vegetais e como eles influenciam nas características mecânicas e de durabilidade dos compósitos. Também se propõe a análise de parâmetros-chave que traduzem a interação entre as propriedades dos compósitos e a resistência à compressão simples. Os resultados mostram que, inicialmente, os compósitos reforçados com a serragem de bambu apresentaram um pico de resistência mais pronunciado, no entanto, a sua resistência diminuiu rapidamente após a resistência de pico, ao contrário das fibras de coco e açaí, que mantiveram estes valores elevados. Em termos de resistência máxima atingida e de resistência pós-pico, as fibras de açaí se mostraram mais efetivas, superando o bom desempenho obtido com as fibras de coco. Durante a exposição dos compósitos, pelo período de 6 meses, todos os materiais de reforço estudados mostraram uma perda de resistência, porém as fibras de coco e as de açaí continuaram contribuindo como elemento de reforço na matriz de solo tropical, visto que a resistência à compressão simples permaneceu maior quando comparado ao solo tropical sem reforço. Ao longo dos meses de exposição, as fibras de coco mostraram uma redução de resistência consideravelmente menor em comparação com os outros materiais, demonstrando uma boa resistência à degradação. Embora os materiais vegetais tenham desvantagens, como variações nas propriedades mecânicas e suscetibilidade à degradação, a sua utilização se mostra viável em situações em que o aumento dos parâmetros de resistência do solo é necessário em curto prazo. Este estudo contribui para a compreensão do comportamento de compósitos reforçados, destacando o potencial de reutilização de resíduos vegetais diversos na engenharia geotécnica, como uma alternativa sustentável.
Abstract: The present experimental study addresses the proper disposal of waste such as bamboo sawdust, coconut fibers, and açaí fibers. Improper disposal of these materials leads to inadequate environmental waste. To tackle this problem, the research line of new geotechnical materials proposes the use of these waste materials as soil reinforcements. The present study investigates the interaction of these vegetative reinforcements with tropical soil over time and the degradation processes resulting from environmental factors. Additionally, it analyzes the properties of these vegetative residues and how they influence the mechanical and durability characteristics of the composites. Furthermore, it aims to analyze key parameters that translate the interaction between composite properties and simple compression strength. The results show that initially, composites reinforced with bamboo sawdust presented a more pronounced peak strength. Still, their strength decreased rapidly after the peak, unlike coconut and açaí fibers, which maintained these high values. In terms of maximum achieved and post-peak strength, açaí fibers proved to be more effective, surpassing the good performance obtained with coconut fibers. During the 6-month exposure of the composites, all studied reinforcement materials showed a loss of strength. Still, coconut and açaí fibers continued to contribute as reinforcement elements in the tropical soil matrix, as the simple compression strength remained higher when compared to unreinforced tropical soil. Throughout the months of exposure, coconut fibers exhibited a considerably smaller reduction in strength compared to the other materials, demonstrating good resistance to degradation. Although vegetative materials have disadvantages such as variations in mechanical properties and susceptibility to degradation, their use proves feasible in situations where increasing soil strength parameters is necessary. This study contributes to understanding the behavior of reinforced composites, highlighting the potential for reusing various vegetative wastes in geotechnical engineering as a sustainable alternative.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.