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MarianaFigueiraDornelas_TESE.pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Vítor Salvador Picão-
dc.contributor.authorDornelas, Mariana Figueira-
dc.date.accessioned2024-07-26T20:51:55Z-
dc.date.available2024-07-26T20:51:55Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.date.submitted2022-01-01-
dc.identifier.citationDORNELAS,Mariana Figueira. Avaliação do Programa Nacional De Controle Da Raiva Dos Herbívoros (PNCRH) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2022. 85 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Animal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49226-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento, atua com o objetivo de reduzir a incidência destadoença por meio da vigilância epidemiológica, orientação da vacinação dos herbívorosdomésticos e controle de morcegos hematófagos da especie Desmodus rotundus. Estetrabalho tem como objetivos (1) descrever os dados de vigilância do PNCRH; (2)identificar aspectos funcionais do PNCRH que podem prejudicar o fluxo de informaçãoe investigação de focos de raiva em herbívoros; (3) identificar os atributos de efetividadeque podem ser calculados; (4) responder se a vigilância é coerente com os objetivos doprograma (5) avaliar a oportunidade (timeliness) e a representatividade do sistema devigilância e (6) avaliar a efetividade do controle populacional de morcegos hematófagosdo PNCRH. Realizou-se uma revisão das normas do PNCRH e dos registros de vigilânciaentre 2013 e 2019 em todo o país. Os dados de vigilância em herbívoros e de capturas deD rotundus foram analisados espacialmente em mapas de cluster LISA (Local Indicatorof Spatial Association). O tempo entre todas as etapas do processo de investigação foiquantificado em dias. Por fim, foram estimados o esforço de captura de morcegoshematófagos (em homem-hora) por meio de questionário e o efeito desta atividade nataxa de positividade de raiva em herbívoros. Os resultados descrevem uma vigilânciaheterogênea entre as 27 Unidades da Federação, predominantemente passiva e de baixasensibilidade. O principal atributo calculado foi a taxa de positividade, que descreve arelação de focos entre o total de investigações registradas. Observa-se que os dados nãopodem descrever a frequência real da doença no país e que as atividades deflagradas apartir das notificações não são suficientes para reduzir a sua incidência. Foramidentificados clusters de possível subnotificação e pontos de atenção onde há risco detransmissão. Os clusters de elevada vigilância foram observados principalmente noParaná, Espírito Santo e algumas áreas restritas em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul,Mato Grosso, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. A representatividade da vigilânciafoi baixa sobretudo na região Nordeste, no nordeste de Minas Gerais e oeste de SantaCatarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O acúmulo de focos segue o mesmo padrão davigilância. Destaca-se a necessidade de integração e aproximação dos veterináriosprivados e laboratórios não oficiais para o correto levantamento dos diagnósticos de raivano Brasil. Em geral, o sistema é ágil no atendimento às suspeitas (em média menos de umdia para atender as notificações), mas o tempo de processamento das amostras é longo (em média 9 dias), sendo bastante variável entre as regiões geográficas do país. Esseperíodo é mais crítico no Norte e no Centro-Oeste possivelmente devido às distâncias doslaboratórios e ao difícil acesso às propriedades. Por fim, o controle de D. rotundus tevepouco efeito na taxa de positividade da raiva em herbívoros em todas as UFs. O esforçode captura foi maior em SP (78.378 homem-hora), MS (50.551 homem-hora), PR (43.675homem-hora) e MG (41.253 homem-hora), sendo bastante discrepante em todas as UFs.O trabalho levanta a preocupação com os impactos econômicos e em saúde pública queeste tipo de atividade pode acarretar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação do Programa Nacional De Controle Da Raiva Dos Herbívoros (PNCRH) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordRaiva (Doença)pt_BR
dc.subject.keywordVigilância sanitáriapt_BR
dc.subject.keywordDesmodus rotunduspt_BR
dc.contributor.advisorcoDias, Ricardo Augusto-
dc.description.abstract1The National Program of Herbivore Rabies Control (PNCRH), of the Ministry ofAgriculture, Livestock and Food Supply, aims to reduce the incidence of the diseasethrough epidemiologic surveillance, targeted vaccination of livestock and culling of thehematophagous bat Desmodus rotundus. This thesis aims at: (1) describing surveillancedata of PNCRH; (2) identifying functional aspects of PNCRH that might impair theinformation and investigation flow; (3) identifying which effectivity attributes can becalculated; (4) appraising the coherence of ongoing surveillance with the programmeobjectives; (5) assessing the timeliness and representativeness of the surveillance system;(6) assessing the effectivity of culling of D. rotundus. We reviewed the officialregulations of PNCRH and surveillance data between 2013 and 2019, at the national level.We made cluster LISA (Local Indicator of Spatial Association) maps to analyzesurveillance data of rabies in livestock and bat captures. We quantified the days betweenall steps of case investigatios. Lastly, through a questionnaire, we estimated the efforts(in man-hour) for capturing vampire bats and its impact in the positivity rate of rabies inherbivores. The results revealed a surveillance system that is heterogeneous between the27 Federation Units, predominantly passive and of low sensitivity. The main attributecalculated was the positivity rate, which describes the relationship between the numberof outbreaks and the number of investigations. We found that the data of the surveillance system can’t describe the actual frequency of the disease and that the activities triggeredby the outbreaks are not sufficient for reducing rabies incidence. We identified clustersof high surveillance mostly in the states of Paraná, Espírito Santo and some restrictedareas of Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, São Paulo eTocantins. The surveillance representativeness was low, notably in the Northeast of thecountry, the northeast of Minas Gerais and the west of Santa Catarina, Rio Grande do Suland São Paulo. The clusters of outbreaks follow the same patterns of that observed forsurveillance. We highlight the need for integrating and harmonizing private veterinariansand laboratories for an accurate estimation of the frequency of rabies in livestock inBrazil. In general, the system can timely attend the suspect cases (less than one day inaverage), but it takes a long time for the samples to be processed in the laboratories (9days in average), being highly dissonant between the regions of the country. This delayis more critical in the North and Central-West regions, probably because of the longdistances to the laboratories and the difficult access to the farms. Lastly, the bat cullinghad little effect on the positivity rate of rabies in livestock all over the country. The effortfor capturing bats was higher in São Paulo (78,378 man-hour), Mato Grosso do Sul(50,551 man-hour), Paraná (43,675 man-hour) and Minas Gerais (41,253 man-hour),being highly dissonant throughout the country. This work highlights the concerns withthe public health hazards, as well as with the adverse financial impact, that may beassociated with this activity.pt_BR
dc.contributor.emailmarianafdornelas@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Animalpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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