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2023_KerolynRamosGarcia_TESE.pdf16,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorKarnikowski, Margô Gomes de Oliveira-
dc.contributor.authorGarcia, Kerolyn Ramos-
dc.date.accessioned2024-07-23T21:33:01Z-
dc.date.available2024-07-23T21:33:01Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.date.submitted2023-04-14-
dc.identifier.citationGARCIA, Kerolyn Ramos. Educação ao longo da vida: avaliação de efetividade de programas educacionais para população 45+. 2023. 126 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49137-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA educação ao longo da vida é constantemente citada como ferramenta de impulsionamento da autonomia e do bem-estar na velhice, tendo programas educacionais como uma das principais estratégias de abordagem, enquanto proposta de transformação social e melhorias na qualidade de vida, entre outros aspectos. O crescimento e alta procura por esses programas indica o importante papel social dessas intervenções na contribuição do envelhecimento digno, ativo e saudável. No entanto, quando se trata de avaliação de efetividade o caminho é desafiador, uma vez que os objetivos destas intervenções, foco da avaliação de efetividade, possuem prioritariamente cunho social de difícil mensuração. Neste contexto, esta tese teve por objetivo analisar a efetividade de programas educacionais para 45+ implementados no Brasil e em países europeus, utilizando como fio condutor a educação ao longo da vida e fidelidade, efeitos e validade social, aspectos basilares constantes nos objetivos dos programas. Para tanto, a metodologia foi mista, com uso das escalas de mudança de comportamento, bem-estar subjetivo, fidelidade, normalização, satisfação com o programa e avaliação de habilidades, entrevistas com os participantes do estudo e com a coordenação dos programas, análise dos documentos oficiais e cálculo do índice de evasão. Os resultados foram apresentados em formato de manuscritos e capítulos de livro publicados ou em via de publicação, sendo 5 manuscritos e 2 capítulos de livro em primeira autoria e 2 manuscrito e 3 capítulos de livros em coautoria, totalizando 12 publicações. Foram identificados o cumprimento da fidelidade dos programas em mais de 80% e que, embora os docentes identifiquem a necessidade do uso de metodologias ativas no cotidiano, a normalização de práticas educacionais não foi implementada nos domínios ação e monitoramento. Foram verificados efeitos com alteração na escala de bem-estar subjetivo, mudanças de comportamento nos estágios ação e manutenção e desenvolvimento de habilidades digitais específicas, bem como efeitos da proposta educacional na elaboração de planos para o futuro antes e após pandemia de covid-19. Os programas apresentaram validade social declarada pelos participantes com satisfação e benefícios coletivos. Apesar dos dados demonstrarem alcance de efetividade nos programas, há ainda a necessidade de impulsionar junto as instituições proponentes o sentimento de pertencimento social, autonomia e independência durante o processo de envelhecer, incluindo o ato de ensinar e aprender. Com o presente estudo foi possível identificar elementos de efetividade nos programas educacionais analisados e apontar propostas de melhorias para futuras ações com descrição de metodologias avaliativas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação ao longo da vida: avaliação de efetividade de programas educacionais para população 45+pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnvelhecimentopt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.contributor.advisorcoCosta, Elísio-
dc.description.abstract1Lifelong education is constantly cited as a tool for boosting autonomy and well-being in old age, with educational programs as one of the main approach strategies, as a proposal for social transformation and improvements in quality of life, among other aspects. The growth and high demand for these programs indicates the important social role of these interventions in contributing to dignified, active and healthy aging. However, when it comes to the evaluation of effectiveness, the path is challenging, since the objectives of these interventions, the focus of the effectiveness evaluation, are primarily social in nature and difficult to measure. In this context, this thesis aimed to analyse the effectiveness of educational programmes for 45+ implemented in Brazil and in European countries, using lifelong education and fidelity, effects and social validity as the main aspects included in the objectives of the programmes. To this end, the methodology was mixed, using the scales of behaviour change, subjective well-being, fidelity, normalization, satisfaction with the programme and skills assessment, interviews with the participants of the study and with the coordination of the programmes, analysis of official documents and calculation of the dropout rate. The results were presented in the format of published or forthcoming manuscripts and book chapters, of which 5 were first-authored manuscripts and 2 book chapters and 2 were co-authored manuscripts and 3 book chapters, totaling 12 publications. Compliance with the fidelity of the programs was identified in more than 80% and that although the teachers identify the need for the use of active methodologies in daily life, the normalization of educational practices was not implemented in the action and monitoring domains. Effects were verified with changes in the subjective well-being scale, behavioral changes in the action and maintenance stages and development of specific digital skills, as well as effects of the educational proposal in the elaboration of plans for the future before and after the covid-19 pandemic. The programs showed social validity declared by the participants with satisfaction and collective benefits. Despite the data showing the reach of effectiveness in the programmes, there is still the need to promote with the proponent institutions the feeling of social belonging, autonomy and independence during the aging process, including the act of teaching and learning. With this study, it was possible to identify elements of effectiveness in the analyzed educational programs and point out improvement proposals for future actions with the description of evaluative methodologies.pt_BR
dc.contributor.emailkerolynramos@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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