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Título: Colaboração interprofissional em tempos de pandemia do coronavírus
Autor(es): Morais, Izabella Araujo
Orientador(es): Pinho, Diana Lúcia Moura
Assunto: covid-19
Prática profissional
Educação em saúde
Data de publicação: 23-Jul-2024
Referência: MORAIS, Izabella Araujo. Colaboração interprofissional em tempos de pandemia do coronavírus. 2023. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: A procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva aumentou significativamente na pandemia da COVID-19. Os pacientes acometidos pelo vírusrapidamente agravavam-se, necessitando de cuidados intensivos. A dinâmica dotrabalho em situações complexas, especialmente em ambiente crítico e instável, requer estreita colaboração entre os profissionais e envolve fatores interacionais, assim como sistêmicos e organizacionais. Objetivo: Este estudo tem como objetivoanalisar a colaboração interprofissional efetiva em cenário de cuidados críticos.Material e Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo realizado emUnidade de Terapia Intensiva/COVID-19 de um hospital público em Brasília-DF, realizado em duas etapas. Na 1ª etapa, houve uma abordagem qualitativa, que ocorreu por meio de observação sistemática. A 2ª foi quantitativa, na qual os dadosforam coletados por meio de questionário semiestruturado e das Escalas de Avaliaçãoda Colaboração Interprofissional em Equipe e de Jefferson de Atitudes Relacionadasà Colaboração Interprofissional. Resultados e Discussão: Foram três meses deobservação sistemática in loco. Neste período, foi possível identificar o processoefetivo de colaboração interprofissional - interações formais e informais no cotidianoda UTI. Na percepção dos participantes, os fatores que facilitam a colaboraçãointerprofissional são: o respeito, a comunicação e a conhecimento. Ações urgentes enecessárias no contexto da UTI COVID-19 colocaram em evidência domínios dacolaboração importantes para o funcionamento de uma equipe interprofissional, comoo relacional, caracterizado pela mudança na composição da equipe, os processos detreinamento em face da imprevisibilidade de uma nova doença, o organizacional coma contratação emergencial de novos profissionais e aquisição de insumos, assimcomo o contexto local e mundial da COVID-19. Participaram 42 profissionais de saúdecom idade entre 35 e 44 anos e tempo de prática na profissão de 16 anos. A avaliaçãoda colaboração interprofissional na equipe apresentou escores estatisticamente significativos entre os profissionais que possuíam diferentes níveis de escolaridade,como a graduação e especialização (p ≤ 0,05). Quanto à atitude de colaboraçãointerprofissional, não se observou diferença estatística entre os profissionais comdiferentes níveis de escolaridade. Comparando a percepção da colaboraçãointerprofissional versus tempo de prática na mesma equipe ≤ 10 e ≥ 10 anos, nãohouve diferença entre os grupos. Conclusão: Os desafios para a colaboração interprofissional, no contexto de uma UTI COVID-19, foram transformados emoportunidades no sentido de assegurar uma melhor atenção à saúde, estabelecendose formas de interações que envolvem os domínios: relacional, processual,organizacional e contextual, necessários para uma colaboração efetiva.
Abstract: Introduction: The demand for intensive care unit (ICU) beds has significantly increased during the COVID-19 pandemic. Patients affected by the virus rapidlydeteriorate, requiring intensive care. The dynamics of work in complex situations,especially in critical and unstable environments, requires close collaboration between professionals and involves interactional, systemic, and organizational factors.Objective: This study aims to analyze effective interprofessional collaboration incritical care settings. Material and Method: This is an exploratory and descriptivestudy conducted in the COVID-19 ICU of a public hospital in Brasília-DF, Brazil,conducted in two stages. In the first stage, there was a qualitative approach, which occurred through systematic observation. The second was quantitative, in which datawere collected through a semi-structured questionnaire and the InterprofessionalCollaboration Assessment Scale and Jefferson Scale of Attitudes Toward Interprofessional Collaboration. Results and Discussion: There were three monthsof systematic observation in loco. During this period, it was possible to identify theeffective process of interprofessional collaboration - formal and informal interactions inthe ICU's daily life. In the participants' perception, the factors that facilitateinterprofessional collaboration are respect, communication, and knowledge. Urgentand necessary actions in the context of the COVID-19 ICU highlighted domains of collaboration important for the functioning of an interprofessional team, such as therelational, characterized by the change in the team's composition, training processes in the face of the unpredictability of a new disease, organizational with the emergency hiring of new professionals and acquisition of supplies, as well as the local and globalcontext of COVID-19. Forty-two healthcare professionals aged between 35 and 44years and with 16 years of practice in the profession participated. The evaluation of interprofessional collaboration in the team presented statistically significant scoresamong professionals with different levels of education, such as graduation andspecialization (p ≤ 0.05). Regarding interprofessional collaboration attitude, nostatistical difference was observed between professionals with different levels ofeducation. Comparing the perception of interprofessional collaboration versus time ofpractice in the same team ≤ 10 and ≥ 10 years, there was no difference between thegroups. Conclusion: The challenges for interprofessional collaboration in the contextof a COVID-19 ICU were transformed into opportunities to ensure better healthcare, establishing forms of interactions that involve the necessary domains: relational,procedural, organizational, and contextual for effective collaboration.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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