Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4910
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacao Adriana Dias final_reduzido.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral : estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO)
Autor : Dias, Adriana
Orientador(es):: Amorim, Cláudia Naves David
Assunto:: Escolas - edifícios
Acústica arquitetônica
Arquitetura e clima
Fecha de publicación : 4-jun-2010
Citación : DIAS, Adriana. Avaliação das condições de conforto térmico e acústico de salas de aula em escola de tempo integral: estudo de caso da Escola Padre Josimo em Palmas (TO). 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumen : Este trabalho expõe a necessidade de obtenção do conforto térmico e acústico em Escolas de Tempo Integral (ETIs) em Palmas - TO. Escolheram-se dois parâmetros: térmico e acústico. O térmico em decorrência das elevadas temperaturas constantes durante o ano e no contexto acústico, em função dos conflitos gerados pelas inúmeras atividades esportivas e artísticas oferecidas nas ETIs, de forma simultânea às do currículo formal. O conforto térmico e acústico podem interferir positivamente no processo de crescimento intelectual dos alunos, pois estão diretamente relacionados ao desempenho do ensino-aprendizagem dos usuários das referidas escolas. Para tanto, coletaram-se os dados de temperatura, umidade e dos níveis de ruídos no interior das salas de aula em horário crítico. Aplicou-se questionário aos professores e demais funcionários da escola, com perguntas abertas e fechadas, relacionadas ao conforto térmico e acústico da edificação. Posteriormente, analisou-se o projeto arquitetônico, considerando-se a implantação do edifício, a forma e a disposição, os materiais aplicados e as aberturas, juntamente com os fatores climáticos de Palmas. De posse dos dados, cruzaram-se as informações coletadas com os parâmetros estabelecidos nas Normas Brasileiras (NBRs) vigentes. Com base nestes elementos, assim como nos conceitos expostos dos renomados autores referentes ao tema, elaboraram-se sugestões para projeto arquitetônico de ETIs em Palmas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents the necessity to obtain the thermal and acoustic comfort in the full time schools in Palmas – TO. Two standards were.chosen: thermal and acoustic. This was due to the current high temperatures in Palmas and acoustic context, which are conflicts generated by the various artistic and sportive activities offered simultaneously with the formal curriculum in the full time school. The thermal and acoustic comfort. can interfere positively in the intelectual developing of the students because it is related to the teaching and learning performance of the users of the mentioned schools. So that it was possible, temperature and humidity data were registered, and also the sound levels in the classrooms in their peaks. A questionnaire with opened and closed questions related to thermal and acoustic comfort was applied to the teachers and staff. After that, the architectural project was analysed taking into consideration the building implantation, the form and display, materials and also the openings along with the climatic factors in Palmas. Having the available data, these pieces of information were co-related with stablished standarts in the Brazilian Rules (NBRs). Furthermore, reliable authors concepts related to this subject were also used in order to help the suggested architectural project of full time schools in Palmas.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4910/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.