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Título: Relação entre a descentralização financeira via PDAF e rendimento escolar
Outros títulos: The relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performance
Autor(es): Silva, Francisco José da
Silva, Edileuza Fernandes da
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5624-3779
https://orcid.org/0000-0002-9837-2958
Afiliação do autor: Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto: Educação
Descentralização financeira
Desempenho escolar
Trabalho pedagógico
Políticas educacionais
Data de publicação: 2023
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Referência: SILVA, Francisco José da; SILVA, Edileuza Fernandes da. Relação entre a Descentralização Financeira via PDAF e Rendimento Escolar. Educação & Realidade, Porto Alege, v. 48, p. e122092, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qSZjTVPzXsfVySy4HBCbDzK/?lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2024.
SILVA, Francisco José da; SILVA, Edileuza Fernandes da. The relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performance. Educação & Realidade, v. 48, p. e122092, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qSZjTVPzXsfVySy4HBCbDzK/?lang=en#. Acesso em: 23 jul. 2024.
Resumo: O artigo discute o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do Distrito Federal, o rendimento escolar e a distorção idade/série no ensino fundamental, com base em legislação, documentos e dados do Censo-DF. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa orientado pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Conclui-se que o programa não tem repercutido na melhoria do rendimento escolar; o abandono e o percentual de 20,7% (Censo-DF, 2018) dos alunos com distorção idade/série é uma realidade a ser enfrentada com ações políticas e gestão dos projetos das escolas. São propostas ações políticas na gestão financeira e pedagógica nos níveis central e local, observando os princípios da gestão democrática.
Abstract: The essay discusses the Federal District Administrative and Financial Decentralization Program (PDAF), educational achievement, and age-grade distortion in elementary and middle school, based on legislation, documents, and data from the Federal District School Census. It is a qualitative study guided by Bardin’s Content Analysis (2016). It concludes that: the Program has not shown improvement in educational achievement; the dropout and the percentage of 20.7% (Censo-DF, 2018) of the students under age/grade distortion is a fact to be faced through political actions and management of school projects. Political actions are proposed in financial and pedagogical management at the central and local levels, observing the principles of democratic management.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01
https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02
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