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2023_PetraEsterPinheiro_DISSERT.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorHigawa, Célia Kinuko Matsunaga-
dc.contributor.authorPinheiro, Petra Ester-
dc.date.accessioned2024-07-22T11:13:34Z-
dc.date.available2024-07-22T11:13:34Z-
dc.date.issued2024-07-22-
dc.date.submitted2023-06-05-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Petra Ester. Processo criativo em design: uma possível aproximação entre design e fenomenologia. 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49076-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa busca por elementos visuais mais harmoniosos entre si e visando a descoberta da essência por trás do objeto, o modelo husserliano de consciência é lançado sobre as etapas de processos criativos. Edmund Husserl, filósofo, matemático e pai da fenomenologia, formulou um método de ciência das essências se utilizando do modelo de consciência de um cubo e articulando o sentido das coisas. Esse modelo é utilizado na presente pesquisa como ferramenta de observação das escolhas gráficas de um objeto de design, assim como é articulado um discurso ensaístico sobre a estrutura de consciência do briefing. Os processos criativos em design são vistos através dos autores Lobach e Flusser, o primeiro representando a concretude do eixo noemas enquanto o outro as manifestações abstratas no eixo das noesis. Como resultado foram geradas cinco diretrizes processuais extraídas da estrutura formal dos objetos da consciência que podem vir a possibilitar essa aproximação entre as duas áreas de conhecimento. Essas foram aplicadas, juntamente com a dinâmica de consciência do cubo para análise gráfica do livro-objeto “in-world” lançado pela Blizzard Entertainment com a história oficial da franquia do jogo online Diablo III, objeto trazido para análise nesta dissertação. A pesquisa evidencia a importância do briefing em processos criativos, que à luz da fenomenologia é uma manifestação descritiva de uma ideia que permite ao designer alcançar as informações sobre o objeto, outra manifestação é a que virá concretizar-se em um tempo futuro. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa, de caráter exploratório esta pesquisa usa o método tipológico, comparando a fenomenologia aos processos de design a fim de encontrar nessa justaposição um possível caminho em que a fenomenologia possa ser utilizada como método de criatividade em design. Concluiu-se que tomar consciência dos objetos é parte da experiência criativa, essa descoberta da essência de um objeto que se dá para o designer na interação com o projeto em suas diferentes manifestações - mentais, descritivas e finais, faz parte da dinâmica criativa e permite ao designer projetar objetos multifacetados, mostrando ser também uma ferramenta poderosa na busca pelo nivelamento entre essências e aparências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcesso criativo em design : uma possível aproximação entre design e fenomenologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordPsicologiapt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the search for visual elements that are more harmonious with each other and aiming to discover the essence behind the object, the Husserlian model of consciousness is launched over the stages of creative processes. Edmund Husserl, philosopher, mathematician and father of phenomenology, formulated a method of science of essences using the model of consciousness of a cube and articulating the meaning of things. This model is used in the present research as a tool for observing the graphic choices of a design object, as well as an essay discourse on the structure of consciousness of the briefing. The creative processes in design are seen through the authors Lobach and Flusser, the first representing the concreteness of the noemas axis while the other the abstract manifestations in the noesis axis. As a result, five procedural guidelines were generated, extracted from the formal structure of the objects of consciousness that may make possible this approximation between the two areas of knowledge. These were applied, together with the dynamics of cube consciousness, for the graphic analysis of the book-object “in-world” released by Blizzard Entertainment with the official history of the franchise of the online game Diablo III, object brought for analysis in this dissertation. The research highlights the importance of the briefing in creative processes, which in the light of phenomenology is a descriptive manifestation of an idea that allows the designer to reach information about the object, another manifestation is the one that will come to fruition in a future time. Using bibliographic, qualitative, exploratory research, this research uses the typological method1, comparing phenomenology to design processes in order to find in this juxtaposition a possible way in which phenomenology can be used as a method of creativity in design. It was concluded that becoming aware of objects is part of the creative experience, this discovery of the essence of an object that happens to the designer in the interaction with the project in its different manifestations - mental, descriptive and final, is part of the creative dynamic and allows to the designer designing multifaceted objects, proving to be also a powerful tool in the search for leveling between essences and appearances.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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