Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49065
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaAlvesRodriguesCarvalhal.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio : discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações
Autor(es): Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Provocadora cênica
Artes cênicas
Arte
Artes cênicas - estudo e ensino
Data de publicação: 19-Jul-2024
Referência: CARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues. A professora de teatro como Provocadora Cênica no ensino médio: discussões pedagógicas, poéticas e sistematizações. 2021. 238 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese propõe a utilização da Provocação Cênica, como sistema pedagógico, nas aulas práticas de teatro no ensino médio. Para isso, relata a experiência de aplicação do sistema – estímulos, problematizações e resultados alcançados – entre 2018 e 2020, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Colinas. Busca revisitar o teatro no contexto do ensino médio, partindo dos documentos norteadores institucionais e legislativos (LDB, BNCC, PCNs, ODP/IFTO), com a finalidade de problematizar as diretrizes em acordo com o sistema e sua aplicação cotidiana. Para tanto, se pauta no conceito de experiência associado à educação, apresentando, por meio de autores referenciais, singularidades na reflexão sobre o que constitui e possibilita construir e reconstruir a vivência no processo de ensino-aprendizado. Considera, ainda, o trabalho prático como etapa fundamental para o aprendizado completo e significativo de cidadãos críticos e autônomos. Alicerça seu escopo de fundamentação conceitual na discussão filosófica do corpo e seus afetos e afecções para, em um segundo momento, apresentar a sistematização da proposta de Provocação Cênica, identificando as etapas a serem seguidas, meios avaliativos que consideram a subjetividade e a mutabilidade como parte integrante do constructo de saberes. Parte do relato-processo de duas experiências conduzidas: a sala de aula da disciplina Arte e o contexto de um projeto extraclasse do processo de criação do espetáculo Circo do Lixo (2018). Relacionado aos dois contextos apresenta exercícios autorais usados como estímulos para o domínio técnico-expressivo do corpo, a criação cênica e o exercício cênico-digital. Sendo a Provocação Cênica um sistema pedagógico-dialógico, colaborativo, considera, em todas as suas etapas, as relações hierárquicas no ambiente escolar, pautando-se no aprendizado libertador proposto por Paulo Freire (1981, 1996). Compreende-se no contexto da Provocação Cênica uma desconstrução necessária de modos e saberes enrijecidos e condicionados, buscando na investigação processual recursos e conteúdos relevantes para a formação em teatro, no contexto do ensino médio, que permita também a preparação para o ingresso na universidade e no mercado de trabalho. Defende-se a atuação da professora de teatro como uma Provocadora Cênica, problematizando seu processo pedagógico que prioriza a experiência criativa colaborativa para a construção de um saber crítico.
Abstract: This thesis proposes the use of Scenic Provocation,(Provocação Cênicas) as a pedagogical system, in practical drama classes in high school. For this, reports the experience of applying the system – stimuli, problematizations and results achieved - between 2018 and 2020, at the Federal Institute of Tocantins (IFTO), Colinas campus. It seeks to revisit drama in the context of high school, based on the institutional and legislative guide documents (LDB, BNCC, PCNs, ODP/IFTO), in order to problematize the guidelines in accordance with the system and its daily application. Therefore, is based on the concept of experience associated with education, presenting, through reference authors, singularities in the reflection on what constitutes and makes it possible to build and rebuild the experiences in the teaching-learning process. It also considers practical work as a fundamental step for the complete and meaningful learning of critical and autonomous citizens. Bases its scope of conceptual foundation on the philosophical discussion of the body and its affections and how stimulate de body for, in a second moment, present the proposal of Scenic Provocation system, identifying the steps to be followed and to evaluative the learning process considering subjectivity and mutability as an integral part of the construct knowledge. Report and analyse two experiences that were conducted: the Art classes and the context of an extraclass project of creating the play Circo do Lixo (2018). Related to the two contexts, it presents authorexercises used as stimuli for the technical-expressive domain of the body, scenic creation and scenic-digital exercises. Being the Scenic Provocation (Provocação Cênica) a pedagogical-dialogical system, collaborative, considers, in all its stages, the hierarchical relationships in the school environment, based on the liberating learning proposed by Paulo Freire (1981, 1996). In the context of the Scenic Provocation (Provocação Cênica), a necessary deconstruction of stiffened and conditioned ways and knowledge is understood, seeking in the procedural investigation resources and contentes relevant to the expressive training in theater, in the context of high school, which also allows the preparation for entry into the university and the labor market. The performance of the drama teacher as a Scene Provocateur (Provocadora Cênico) is defended, problematizing her pedagogical process that prioritizes the collaborative creative experience for the construction of critical knowledge.
Résumé: Cette thèse propose l'utilisation de la Provocation Scénique (Provocação Cênica), comme système pédagogique, dans les cours pratiques de théâtre au lycée. Pour ça, elle rapporte l'expérience d'application du système - stimulus, problématisations et résultats obtenus - entre 2018 et 2020, à l'Institut Fédéral du Tocantins (IFTO), campus Colinas. Cet travail cherche à revisiter le théâtre dans le contexte du lycée, à partir des documents d'orientation institutionnels et législatifs (LDB, BNCC, PCNs, ODP / IFTO), dans le but de problématiser les lignes directrices en conformité avec le système et son application quotidienne. À cette fin, on s'appuie donc sur le concept d'expérience associé à l'éducation, en présentant, par l´intermédiaire d´auteurs de références, des singularités dans la réflexion qui constitue et permet de construire et reconstruire l'expérience dans le processus d'enseignement-apprentissage. Cette recherche considère, encore, le travail pratique comme une étape fondamentale pour l'apprentissage complet et significatif des citoyens critiques et autonomes. Elle fonde sa portée de fondement conceptuel sur la discussion philosophique du corps et de ses affections et effets pour, après, présenter la systématisation de la proposition de provocation scénique, en identifiant les étapes à suivre, des moyens évaluatifs qui considèrent la subjectivité et la mutabilité comme partie de la construction de connaissances. La recherche pars du processus-rapport de deux expériences menées: la salle de classe de la discipline Art et le contexte d'un projet extra-classe du processus de création du spectacle Circo do Lixo (2018). En lien avec les deux contextes, elle présente des exercices de copyright utilisés comme stimuli pour le domaine technico-expressif du corps, la création scénique et l'exercice numérique-scénique. La Provocation scénique (Provocação Cênica) étant un système pédagogique-dialogique collaboratif, elle considère, dans toutes ses étapes, les relations hiérarchiques en milieu scolaire, basées sur l'apprentissage libérateur proposé par Paulo Freire (1981, 1996). Dans le contexte de la Provocation Scénique (Provocação Cênica) on vue une nécessité de déconstruction des voies et des connaissances rigides et conditionnées, en recherchant dans l'investigation procédurale des ressources et des contenus pertinents pour la formation au théâtre, dans le contexte du lycée, qui permet également la préparation à l'entrée à l'université et sur le marché du travail. On défend la performance de la professeure de théâtre en tant que provocatrice de scène (Provocadora Cênica), problématisant son processus pédagogique qui priorise l'expérience créative collaborative pour la construction d'un savoir critique.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.