Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49061
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NatáliaMariaAlvesMachado.pdf641,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Janaína Lima Penalva da-
dc.contributor.authorMachado, Natália Maria Alves-
dc.date.accessioned2024-07-19T20:12:16Z-
dc.date.available2024-07-19T20:12:16Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.date.submitted2020-03-02-
dc.identifier.citationMACHADO, Natália Maria Alves. Epistemologias com deficiência?: uma auto-etnografia das ausências: (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade). 2020. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49061-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é composta por apontamentos e observações epistemológicas, etnográficas e jurídicas desde a vivência da pesquisadora/estudante que a escreveu sob experiência em instituição estatal de ensino superior público em nível de pós graduação, sendo tal pesquisadora/estudante uma pessoa com deficiência e também sob outros marcadores sociais da diferença e desigualdade (por raça, classe, etnicidade, sexo/gênero), em que um período de percalços, ausências e não-acessos cercam de limites e impossibilidades o concurso acadêmico. Aposta-se que tais entraves revelam normatizações e clivagens que privilegiam determinados corpos, trajetórias e modos perceptivos em que ficam pronunciadas também dinâmicas específicas, de inteligibilidades e governanças próprias, que barram modos singulares de reflexão, cosmopercepção e ritmo, criando barreiras a “epistemologias singulares” que emergiriam caso houvesse consolidação de amplas garantias em acessibilidade acadêmica, aqui, no contexto do ensino jurídico. Concebendo ‘deficiência’ desde o Modelo Social, assim, não estando esta nos corpos que são plurais, uma vez existentes e integrantes do fenômeno biopsicossocial da vida, antes, nas barreiras socioculturais e políticas calcadas no capacitismo e na corponormatividade. Nos norteia o entendimento de deficiência enquanto amplo fenômeno sociológico, trespassando estruturalmente todos os domínios da vida coletiva, inclusive instituições com suas logísticas, normas e funcionamentos, haja vista as gramáticas de poder, violência e conformação que compõe o período histórico, político e filosófico que denomina- se por modernidade (colonial) e suas economias. Enquanto possível saída, são propostas algumas acessibilidades plurais e epistemologias criativas amparadas por estranhamentos e assombros, caracteres elementares, intrínsecos ao universo do saber em movimento e conexão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEpistemologias com deficiência? : uma auto-etnografia das ausências : (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino jurídicopt_BR
dc.description.abstract1The present dissertation is composed of epistemological, ethnographic and legal notes and observations from the reality of the researcher/student who wrote it under experience in a state institution of public higher education at the postgraduate level, such researcher/student being a person with disabilities and also under other social markers of difference and inequality (by race, class, ethnicity, sex/gender), in which a period of mishaps, absences and non-accesses surround the academic course with limits and impossibilities. It is pointed out that such obstacles reveal norms and cleavages that privilege certain bodies, trajectories and perceptual modes in which are also pronounced specific dynamics, of own intelligibilities and governances, which block singular modes of reflection, cosmoperception and rhythm, creating barriers to “singular epistemologies” that would emerge if there were consolidation of broad guarantees in academic accessibility, here, in the context of legal education. Conceiving ‘disability’ from the Social Model, thus, it is not in the bodies that are plural, once existing and part of the biopsychosocial phenomenon of life, rather, in the socio-cultural and political barriers based on capacitism and corponormativity. We are guided by the understanding of disability as a broad sociological phenomenon, structurally traversing all the domains of collective life, including institutions with their logistics, norms and functioning, given the grammars of power, violence and conformation that make up the historical, political and philosophical period that it is called (colonial) modernity and its economies. As a possible way out, some plural forms of accessibility and creative epistemologies are proposed, supported by strangeness and astonishments, elementary characters, intrinsic to the universe of knowledge in movement and connection.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.