Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49059
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AlgoritmoAdicionadoPlanejamento.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental : otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília
Outros títulos: Algorithm aided to urban and environmental planning : multi-objective optimization of the Via Transbrasília section
Algoritmo agregado al proyecto urbano y ambiental : optimización multiobjetivo del tramo Via Transbrasília
Autor(es): MARON, Marco Aurelio de Lima
Góes, Thiago Montenegro
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6628-8858
http://orcid.org/0000-0002-5745-229X
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Reabilitação Ambiental Sustentável, Arquitetônica e Urbanística
Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Arquitetura e Urbanismo. Cidade de Goiás, Goiás, Brasil.
Assunto: Simulação (Computadores)
Algoritmo
Conforto ambiental
Planejamento urbano
Análise multicritério
Data de publicação: 23-Out-2023
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: MARON, Marco Aurelio de Lima; GÓES, Thiago Montenegro. Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental: otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília. Paranoá, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–25, 2023. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/47193. Acesso em: 19 jul. 2024.
Resumo: Durante o processo de planejamento urbano, a morfologia é comumente padronizada e, muitas vezes, não leva em conta a diversidade de fatores que compõem o ambiente construído, o que prejudica a performance ambiental e sua viabilidade comercial, uma vez que a influência do contexto urbano e os parâmetros urbanísticos interferem diretamente nos níveis de radiação, iluminação natural e potencial construtivo. O presente trabalho visa desenvolver uma forma urbana para a Via Transbrasília por meio da otimização de quatro objetivos: amenizar a incidência de radiação solar para redução de carga térmica, o melhor aproveitamento da luz natural, a maximização de área construída e a verticalização para valorização imobiliária. O objeto de estudo escolhido é a área da futura ocupação da Via Transbrasília, por entender que se trata de intenção de ocupação que não possui loteamento efetivo e não foi consolidada e, portanto, ainda cabem melhorias nas leis de uso e ocupação do solo. Foram criados cinco cenários controle de morfologias homogêneas que servem como base de comparação para os 900 cenários gerados a partir da análise evolutiva com o plug-in Wallacei. Os cenários foram criados com os softwares Rhinoceros e Grasshopper. Para todos eles, foram executadas simulações de radiação e iluminação natural usando as ferramentas Ladybug e Honeybee. A área e o número de pavimentos foram analisados pelo Grasshopper. Os estudos abrangeram todas as edificações dentro da área de estudo. Os resultados mostram que morfologias homogêneas não conseguem contemplar todos os objetivos de forma equivalente, já as morfologias com variação entre as edificações têm maior capacidade de atender a diversos objetivos e podem obter uma performance otimizada. Conclui-se que a utilização da análise evolutiva multiobjetivo aliada às simulações computacionais pode ser de grande valia para o planejamento urbano, quebrando o conceito de padronização em massa e viabilizando a personalização dos elementos urbanos. O estudo demonstra é possível utilizar ferramentas computacionais que auxiliem no planejamento de cidades mais equilibradas, que permitam conciliar a performance ambiental e outros parâmetros inerentes ao contexto urbano
Abstract: In urban planning, morphology is commonly standardized and often does not take into account the diversity of factors that make up the built environment, which can harm environmental and commercial performance, since the influence of the urban context and urban parameters directly interfere with radiation levels (irradiance), natural lighting and constructive potential. The study aims to analyze possibilities of urban occupation that optimize urban morphology, aiming to meet four objectives: alleviating the incidence of solar radiation to reduce thermal load, better use of natural light, maximizing built-up area and verticalization for real estate valuation. The chosen object of study is the area of future occupation of Via Transbrasilia, as it is understood that this is an intention of occupation that does not have an effective subdivision and has not been consolidated, and therefore it is still appropriate to improve the laws for the use and occupation of the ground. Five homogeneous morphology control scenarios were created that serve as a basis for comparison for the 900 (nine hundred) scenarios generated from the evolutionary analysis with the Wallacei plugin — for all scenarios were performed radiation and daylighting simulations and area and number of floors analysis, covering all buildings within the study area. The results shows that homogeneous morphologies cannot meet all objectives in an equivalent way, whereas morphologies with variation between buildings have greater capacity to meet different objectives and can obtain an optimized performance. It can be concluded that the use of multiobjective evolutionary analysis combined with computer simulations can be of great value for urban planning, breaking the concept of mass standardization and enabling the customization of urban elements. The study demonstrates that we can use computational tools that help in planning more balanced cities, allowing us to conciliate environmental performance and other parameters inherent to the urban context.
Resumen: En la planificación urbana, la morfología se estandariza comúnmente y, a menudo, no toma en cuenta la diversidad de factores que componen el entorno construido, que pueden dañar el desempeño ambiental y comercial, ya que la influencia del contexto urbano y de los parámetros urbanos interfieren directamente en los niveles de radiación, iluminación natural y potencial constructivo. El estudio tiene como finalidad analizar las posibilidades de ocupación urbana que optimizan la morfología urbana, con la intención de cumplir cuatro objetivos: aliviar la incidencia de la radiación solar para reducir la carga térmica, mejor aprovechamiento de la luz natural, maximizar la superficie edificada y la verticalización para la valoración inmobiliaria. El objeto de estudio elegido es el área de la futura ocupación de Vía Transbrasilia, por entenderse que se trata de una intención de ocupación que no cuenta con una subdivisión efectiva y no se ha consolidado, por lo que sigue siendo conveniente mejorar las leyes para el uso y ocupación del suelo. Se crearon cinco escenarios de control de morfología homogénea que sirven como base de comparación para los 900 (novecientos) escenarios generados a partir del análisis evolutivo con el complemento Wallacei - para todos los escenarios se realizaron simulaciones de radiación e iluminación natural y análisis de área y número de pisos, cubriendo todos los edificios dentro del área de estudio. Los resultados muestran que las morfologías homogéneas no pueden contemplar todos los objetivos de forma equivalente, mientras que las morfologías con variación entre edificios son más capaces de cumplir diferentes objetivos y pueden obtener un rendimiento optimizado. Se puede concluir que el uso del análisis evolutivo multiobjetivo combinado con simulaciones por computadora puede ser de gran valor para la planificación urbana, rompiendo el concepto de estandarización masiva y permitiendo la personalización de elementos urbanos. El estudio demuestra que podemos utilizar herramientas computacionales que ayuden a planificar ciudades más equilibradas, permitiéndonos conciliar el desempeño ambiental y otros parámetros inherentes al contexto urbano.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.