http://repositorio.unb.br/handle/10482/49031
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HernanyGomesDeCastro_DISSERT.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Vínculos de (sub)cidadania : um estudo de caso sobre os vínculos sociais de pessoas em situação de rua com as políticas públicas de saúde e de assistência social em São Sebastião-DF |
Autor(es): | Castro, Hernany Gomes de |
Orientador(es): | Rocha, Emerson Ferreira |
Assunto: | Pessoas em situação de rua Desigualdade social Vínculos sociais Políticas públicas de saúde |
Data de publicação: | 18-Jul-2024 |
Data de defesa: | 16-Out-2023 |
Referência: | CASTRO, Hernany Gomes de. Vínculos de (sub)cidadania: um estudo de caso sobre os vínculos sociais de pessoas em situação de rua com as políticas públicas de saúde e de assistência social em São Sebastião-DF. 2023. viii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esse é um estudo de caso sobre os vínculos sociais de pessoas em situação de rua (PSR) com as políticas públicas de saúde e de assistência social, na Região Administrativa (RA) São Sebastião - Distrito Federal (DF). O problema central da pesquisa é a qualidade das políticas públicas para PSR. O objetivo geral é caracterizar e compreender a situação de rua a partir de padrões identificáveis de vinculação social, com especial atenção às políticas públicas. Esse objetivo desdobra-se em três objetivos específicos: 1) mapear e analisar a configuração global dos vínculos sociais da PSR; 2) mapear e analisar, com maior especificidade, as dinâmicas de vinculação com as políticas públicas; 3) verificar como se manifesta a ação reguladora dos vínculos com as políticas públicas, observando como processos de estigmatização e seletividade afetam essa ação. Mobilizou-se a abordagem relacional da pobreza (PAUGAM, 1996, 2003, 2017; PAUGAM ET AL., 1999; SIMMEL, 1998), a teoria dos vínculos sociais (GUIMARÃES, PAUGAM E PRATES, 2020; PAUGAM, 2017, 2022; ROCHA E LEAL, 2022) e a teoria da sub-cidadania (SOUZA, 2009, 2012), para investigar a existência de possíveis condicionantes discriminatórias na vinculação da PSR com as políticas públicas na cidade. A abordagem relacional da pobreza permite compreender as formas sociohistóricas de redes de interdependência entre os pobres e a sociedade, em uma ampla configuração de mudanças econômicas e culturais. Aliada à teoria dos vínculos sociais, essa abordagem permitiu compreender a dinâmica dos vínculos sociais da PSR, com especial atenção aos vínculos de cidadania. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com PSR, trazendo à luz as situações de endereço dos entrevistados como mecanismo moderador dos seus vínculos com as políticas públicas. Como resultado, identificaram-se quatro grandes padrões: 1) PSR acolhidas em abrigo institucional têm maior probabilidade de atendimento em Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e em benefícios da União e do Governo do Distrito Federal (GDF), como na Atenção Básica de saúde (ABS), do que os não abrigados; 2) PSR sem endereço têm menor probabilidade do que as com endereço próprio e endereço do abrigo, para esses acessos. 3) PSR com endereço próprio têm menor probabilidade do que os abrigados para terem os mesmos acessos, embora ainda em vantagem se comparados aos sem endereço; 4) entre as pessoas com menor probabilidade de vinculação nas políticas públicas destacam-se aquelas que, tendo passado a contar com endereço próprio, explicam essa transição a partir da ocupação de postos de trabalho. Os resultados permitem inferir que o estigma da situação de rua hierarquiza a vinculação com as políticas públicas e cria o ambiente propício ao desenvolvimento de uma condição de sub-cidadania. |
Abstract: | This is a case study on the social bonds of homeless people with public health and social assistance policies, in the Administrative Region (RA) São Sebastião - Federal District (DF). The central problem of the research is the quality of public policies for homeless. The general objective is to characterize and understand homelessness based on identifiable patterns of social attachment, paying special attention to public policies. This objective unfolds into three specific objectives: 1) map and analyze the global configuration of social ties in homeless; 2) map and analyze, with greater specificity, the dynamics of connection with public policies; 3) verify how the regulatory action of links with public policies manifests itself, observing how processes of stigmatization and selectivity affect this action. The relational approach to poverty was mobilized (PAUGAM, 1996, 2003, 2017; PAUGAM ET AL., 1999; SIMMEL, 1998), the theory of social bonds (GUIMARÃES, PAUGAM E PRATES, 2020; PAUGAM, 2017, 2022; ROCHA E LEAL, 2022) and the theory of sub-citizenship (SOUZA, 2009, 2012), to investigate the existence of possible discriminatory conditions in the link between homeless and public policies in the city. The relational approach to poverty allows us to understand the sociohistorical forms of networks of interdependence between the poor and society, in a broad configuration of economic and cultural changes. Combined with the theory of social bonds, this approach made it possible to understand the dynamics of homeless social bonds, with special attention to citizenship bonds. The research was carried out based on interviews with homeless, bringing to light the address situations of the interviewees as a moderating mechanism of their links with public policies. As a result, four major patterns were identified: 1) Homeless sheltered in institutional shelters are more likely to receive care at a Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) and benefits from the Union and the Government of the Federal District (GDF), as in Basic Health Care (ABS), than those not sheltered; 2) Homeless without an address are less likely than those with their own address and shelter address to experience these accesses. 3) Homeless with their own address are less likely than those sheltered to have the same access, although they still have an advantage compared to those without an address; 4) among the people with the least probability of being involved in public policies, those who, having started to have their own address, explain this transition through the occupation of jobs. The results allow us to infer that the stigma of homelessness prioritizes the connection with public policies and creates an environment conducive to the development of a condition of sub-citizenship. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
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