Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49015
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ShirleyFiuzaDias_DISSERT.pdf4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Luiz Carlos Pinheiro-
dc.contributor.authorDias, Shirley Fiuza-
dc.date.accessioned2024-07-18T17:50:53Z-
dc.date.available2024-07-18T17:50:53Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.citationDIAS, Shirley Fiuza. A narrativa como farol: educação sob a perspectiva decolonial, antirracista e intercultural em trajetórias de professores de artes na SEDF. 2023. 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49015-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva pensar a partir da escrita narrativa e (auto)biográfica, aspectos vinculados com a minha trajetória de formação acadêmica, considerando em particular o exercício docente no contexto da Educação em Artes Visuais. O campo da pesquisa narrativa e (auto)biográfica foi utilizado como um meio, um método, um farol para elucidar questões surgidas tanto na minha prática docente como também pela narrativa de outros docentes colaboradores. Tais experiências foram vinculadas com registros de memórias perpassadas por diferentes espaços pedagógicos, vivenciados em diferentes segmentos de escolarização da educação básica, juntamente a processos formativos. Desse modo, a narrativa docente, vinculada com os aspectos das histórias de vida e com o exercício docente, propiciou um olhar atento sobre o campo das relações étnico-raciais alicerçadas na aplicação da Lei 10.639/03 e 11.645/08. Assim, a pesquisa possibilitou conjecturar em como e de que modo o ensino de artes visuais dialoga com práticas e estéticas decoloniais, bem como o enfrentamento antirracista, a partir das reflexões surgidas no decorrer das entrevistas narrativas em seus contextos escolares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA narrativa como farol : educação sob a perspectiva decolonial, antirracista e intercultural em trajetórias de professores de artes na SEDFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de arte - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordInterculturalidadept_BR
dc.subject.keywordEducação antirracistapt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMéndez, María del Rosario Tatiana Fernández-
dc.description.abstract1This research aims to think through narrative and (auto)biographical writing, aspects linked to my academic training trajectory, considering in particular the teaching practice in the context of Education in Visual Arts. The field of narrative and (auto)biographical research was used as a means, a method, a beacon to elucidate issues that arose both in my teaching practice and also through the narratives of other collaborating teachers. Such experiences were linked to records of memories permeated by different pedagogical spaces, experienced in different segments of basic education, together with training processe. In this way, the teaching narrative, linked to aspects of life stories and teaching practice, provided an attentive look at the field of ethnic-racial relations based on the application of Law 10,639/03 and 11,645/08. Thus, the research made it possible to conjecture how and in what way the teaching of visual arts dialogues with decolonial practices and aesthetics, as well as anti-racist confrontation, especially based on the reflections that emerged during the narrative interviews, in their school contexts.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.