Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T17:06:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T17:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rodolfo Augusto Melo Ward de. Humanidades digitais: arte e tecnologia ancestral e contemporânea. 2023. 182 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49011 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partimos do pensamento do filósofo alemão de origem sul-coreana, Byung-Chul Han1 (2021),
que faz reflexão sobre o tempo em que vivemos quando diz: “com uma certa vertigem, o mundo
material, feito de átomos e moléculas, de coisas que podemos tocar e cheirar, está se
dissolvendo em um mundo de informação, de não-coisas”. O mundo digital está cada vez mais
hibridizado com o que ainda consideramos o mundo real, a ponto de se confundir, tornando a
existência cada vez mais intangível e fugaz. Queremos com esse projeto expandir o
entendimento sobre como práticas e pensamentos artísticos podem gerar esse diálogo
sustentável e inovador, a partir da perspectiva do Sul Global, mais especificamente latinoamericana, promovendo reforma do pensamento sobre os tópicos mencionados. O objetivo
geral desta pesquisa é investigar a influência da cultura digital, da convergência entre arte e
tecnologia, e da hibridização entre o mundo material e o mundo da informação na
contemporaneidade, promovendo diálogo transdisciplinar, internacional, visando a ampliação
do entendimento sobre as implicações da convergência entre tecnologia e cultura. Busca,
também, compreender as transformações culturais e as novas noções de conhecimento nesse
contexto, explorando as estéticas da era digital e a relação entre humanos, não humanos, e
objetos técnicos. Neste projeto, de cunho artístico experimental, estudamos e aplicamos
técnicas e teorias ancestrais em conjunto com tecnologias contemporâneas. Por meio de uma
densa discussão bibliográfica a respeito da atual era que vivemos, o Antropoceno buscamos
criar links com a emergente disciplina Humanidades Digitais e os atuais movimentos sociais
originados no ciberespaço. A evolução de objetos técnicos que foram transmutados em
inteligência artificial contribuiu para a criação de novas realidades políticas, sociais,
econômicas e artísticas. Por meio da criação artística com a técnica de impressão em clorofila
e a tecnologia contemporânea de Código QR buscamos, a partir da perspectiva latinoamericana, novos tipos de relação entre arte, tecnologia, inovação, sociedade e natureza que
superem a atual polarização progresso versus preservação e tecnologia versus natureza. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Humanidades digitais : arte e tecnologia ancestral e contemporânea | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciberespaço | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | We start from the thoughts of the German philosopher of South Korean origin, Byung-Chul
Han (2021), who reflects on the time we live in when he says: “with a certain vertigo, the
material world, made of atoms and molecules, of things that we can touching and smelling, is
dissolving into a world of information, of non-things.” The digital world is increasingly
hybridized with what we still consider the real world, to the point of confusion, making
existence increasingly intangible and fleeting. With this project, we want to expand the
understanding of how artistic practices and thoughts can generate this sustainable and
innovative dialogue, from the perspective of the Global South, more specifically Latin
America, promoting thought reform on the topics mentioned. The general objective of this
research is to investigate the influence of digital culture, the convergence between art and
technology, and the hybridization between the material world and the world of information in
contemporary times, promoting transdisciplinary, international dialogue, aiming to expand
understanding of the implications of convergence between technology and culture. It also seeks
to understand cultural transformations and new notions of knowledge in this context, exploring
the aesthetics of the digital era and the relationship between humans, non-humans, and
technical objects. In this experimental artistic project, we study and apply ancient techniques
and theories together with contemporary technologies. Through a dense bibliographical
discussion about the current era we live in, the Anthropocene, we seek to create links with the
emerging Digital Humanities discipline and current social movements originating in
cyberspace. The evolution of technical objects that were transmuted into artificial intelligence
contributed to the creation of new political, social, economic and artistic realities. Through
artistic creation with the chlorophyll printing technique and contemporary QR Code
technology, we seek, from a Latin American perspective, new types of relationships between
art, technology, innovation, society and nature that overcome the current polarization of
progress versus preservation and technology versus nature. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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