Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49006
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaBeatrizMarquesPenna_DISSERT.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cayo Vinicius Honorato da-
dc.contributor.authorPenna, Ana Beatriz Marques-
dc.date.accessioned2024-07-18T16:02:01Z-
dc.date.available2024-07-18T16:02:01Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-11-28-
dc.identifier.citationPENNA, Ana Beatriz Marques. Aqui caberia um museu: uma análise sobre as itinerâncias na exposição “Esto no es un museo/ Isto não é um museu”. 2023. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49006-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma análise dos casos de museus de arte itinerantes vinculados à exposição “Esto no es un museo/ Isto não é um museu”, elaborada a partir de três camadas de investigação: uma primeira dedicada especificamente ao ato expositivo, amparada por estudos sobre o caminhar como prática estética (Careri, 2013), a crítica institucional (Fraser, 2008) e os modelos de exibição articulados pela Museologia Pós-crítica (Dewdney; Dibosa; Walsh, 2013); uma segunda que busca mapear as dinâmicas dos públicos, a partir das formulações de Warner (2016), dos Estudos de Públicos e da ideia de “museu distribuído” de Dewdney, Dibosa e Walsh (2013); e uma terceira que se volta exclusivamente à mediação cultural, à luz de Larrosa (2017), Hoff (2014) e Hoff e Honorato (2018), além de pesquisas do campo da itinerância, como Xavier (2012) e Gonzalez (2022). Com curadoria de Martí Peran, a exposição que delimita a amostra de casos investigados nesta pesquisa foi realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 2015, e pode representar um dos maiores esforços de catalogação de artefatos móveis concebidos como instrumentos alternativos à instituição artística. Desse modo, a pesquisa pretende contribuir com análises significativas e potencialmente mais amplas do fenômeno da itinerância no contexto das artes visuais, com interesse nos gestos de instituir e mediar dos artefatos móveis, que acenam para uma possível dinâmica de democracia cultural.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAqui caberia um museu : uma análise sobre as itinerâncias na exposição “Esto no es un museo/ Isto não é um museu”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMuseus de artept_BR
dc.subject.keywordMediação culturalpt_BR
dc.subject.keywordAcesso à culturapt_BR
dc.subject.keywordDemocracia culturalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation proposes an analysis of cases of itinerant art museums associated with the exhibition 'Esto no es un museo/ Isto não é um museu.' This analysis is constructed through three layers of investigation: the first layer is specifically dedicated to the exhibition act, drawing upon studies of walking as an aesthetic practice (Careri, 2013), institutional critique (Fraser, 2008), and exhibition models articulated by Post-critical Museology (Dewdney; Dibosa; Walsh, 2013). The second layer seeks to map audience dynamics, drawing from Warner's formulations (2016), Audience Studies, and the concept of a 'distributed museum' by Dewdney, Dibosa, and Walsh (2013). The third layer focuses exclusively on cultural mediation, informed by the work of Larrosa (2017), Hoff (2014), and Hoff and Honorato (2018), as well as research in the field of itinerancy, such as Xavier (2012) and Gonzalez (2022). Curated by Martí Peran, the exhibition that defines the sample of cases investigated in this research was held at the Centro Cultural São Paulo (CCSP) in 2015. This exhibition may represent one of the most significant efforts in cataloging mobile artifacts conceived as alternative instruments to the art institution. Consequently, this research aims to contribute to meaningful and potentially broader analyses of itinerancy in the context of visual arts, with a focus on the acts of instituting and mediating in mobile artifacts, which hint at a potential cultural democracy.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.