Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49004
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ValdineiaFerreiraNobre_DISSERT.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A prática docente pela voz dos professores da disciplina de ciências da natureza : constituição, necessidades, saberes e uso do tempo de coordenação pedagógica
Autor(es): Nobre, Valdineia Ferreira
Orientador(es): Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Assunto: Formação docente
Ciências Naturais
Coordenação pedagógica
Ensino fundamental
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de publicação: 18-Jul-2024
Referência: NOBRE, Valdineia Ferreira. A prática docente pela voz dos professores da disciplina de ciências da natureza: constituição, necessidades, saberes e uso do tempo de coordenação pedagógica. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A atuação do professor de Ciências da Natureza (CN) requer conhecimentos conceituais e metodológicos, alinhados com as necessidades da sociedade, além daqueles que favoreçam a interação com os estudantes. Mesmo quando essas necessidades são atendidas na formação inicial, entende-se que os docentes precisam dar continuidade às reflexões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem. Em atenção a essa demanda, foi considerada a existência do tempo de coordenação pedagógica no turno contrário ao da regência, direcionado segundo os documentos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), à reflexão sobre estes processos pedagógicos e a formação continuada dos profissionais. Assim, o reconhecimento da demanda formativa e a possibilidade do tempo, suscitou a investigação sobre como o professor de Ciências da Natureza, que atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental, percebe sua aprendizagem profissional e a possibilidade de uso da coordenação pedagógica para sua formação continuada. Foi proposto, então, conhecer estudos sobre formações direcionadas aos professores, compreender a visão dos docentes sobre as oportunidades e possibilidades de formação continuada, e favorecer a construção de ideias sobre o uso do tempo de coordenação pedagógica para uma formação continuada que subsidie as ações pedagógicas das escolas pesquisadas. A investigação se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, com uso da metodologia de pesquisa-ação, aplicada em escolas públicas do Distrito Federal. Durante o processo de pesquisa foram utilizadas discussões em grupo, questionários, entrevistas e análise de documentos, com as informações examinadas de acordo com a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Deste modo, a análise dos registros e a observação enquanto mediadora oportunizaram uma compreensão do cotidiano dos professores de CN. Foi possível reconhecer na fala dos professores um desejo de sistematização dos momentos de coordenação pedagógica e de valorização dos saberes do grupo, na busca de soluções para problemáticas do cotidiano.
Abstract: The performance of the Natural Sciences (NC) teacher requires conceptual and methodological knowledge, aligned with the needs of society, in addition to those that favor interaction with students. Even when these needs are met in initial training, it is understood that teachers need to continue reflections related to teaching and learning processes. In response to this demand, it was considered the existence of pedagogical coordination time in the opposite shift to the regency, directed according to the documents of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), to reflection on these pedagogical processes and the continuing education of teachers. professionals. Thus, the recognition of the training demand and the possibility of time, raised the investigation on how the Natural Sciences teacher, who works in the Final Years of Elementary School, perceives his professional learning and the possibility of using pedagogical coordination for his continuing education. It was proposed, therefore, to learn about studies on training aimed at teachers, to understand the views of teachers on opportunities and possibilities for continuing education, and to encourage the construction of ideas about the use of pedagogical coordination time for continuing training that subsidizes pedagogical actions. of the schools surveyed. The investigation was based on qualitative research, using the action-research methodology, applied in public schools in the Federal District. During the research process, group discussions, questionnaires, interviews, and document analysis were used, with the information examined according to the content analysis described by Bardin (2011). In this way, the analysis of the records and the observation as a mediator provided an understanding of the daily life of the NC teachers. It was possible to recognize in the teachers' speech a desire to systematize the moments of pedagogical coordination and to value the group's knowledge, in the search for solutions to everyday problems.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.