Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hartmann, Luciana | - |
dc.contributor.author | Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T03:32:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T03:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal. 2023. 235 f., il. Tese (Doutorada em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49000 | - |
dc.description | Tese (Doutorada em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender os mundos de vida de crianças pequenas
por meio de suas próprias narrativas em instituições educativas do Distrito Federal, apoiada em
uma abordagem interdisciplinar que articula saberes da Teoria Histórico-Cultural, da interface
entre Estudos da Performance e Educação, e das Ciências Sociais da Infância. A pesquisa
empírica foi realizada com quatro turmas de 2º período, compostas por crianças com faixa etária
entre 5 e 6 anos, em quatro instituições públicas de Educação Infantil localizadas em regiões
periféricas do Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo
2 durante o ano letivo de 2021, em meio à pandemia de Covid-19. O percurso metodológico foi
trilhado a partir da etnografia performativa, por meio de práticas artístico-pedagógicas de
mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes
instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias,
oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e em áudio da produção narrativa
das crianças pequenas. A partir das performances narrativas das crianças foi produzido o livro
Crianças Narradoras contendo 57 narrativas, categorizadas conforme os temas abordados nos
eventos narrados por elas: histórias de morte, histórias de família, histórias de não-humanos,
histórias de seres encantados, histórias de pobreza, histórias de heróis e heroínas e histórias de
machucados. A indissociabilidade da expressão oral e da expressão corporal no ato de narrar, e
a singularidade das estratégias utilizadas pelas crianças pequenas ao acessarem seu público,
seja direcionando-se a uma pessoa em especial ou a todo o grupo, utilizando gestos, modulação
na voz e expressões faciais distintas, foram princípios performativos elencados nos eventos
narrativos analisados. Os relatos das crianças pequenas evidenciam seus mundos de vida como
prática performativa na escola da infância, pois, ao terem espaços e tempos assegurados para
narrar, há um reconhecimento da potência criadora da autoria narrativa infantil. Isso se
configura como uma possibilidade de interlocução estética entre adultos e crianças, diminuindo
as hierarquias intergeracionais ao aproximar os contextos vivenciados, as múltiplas infâncias,
e os mundos de vida através das singulares formas em que as crianças pequenas performam as
palavras narradas na escola da infância. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The central objective of this research is to understand the lifeworlds of young children through
their own narratives in educational institutions in the Distrito Federal, supported by a
interdisciplinary approach that articulates knowledge from Historical-Cultural Theory, the
interface between Performance Studies and Education and of Childhood Social Sciences. The
empirical research was carried out with four classes of the 2nd period composed of children
aged between 5 and 6 years in four public institutions of Early Childhood Education located in
peripheral regions of the Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas and
Riacho Fundo 2 during the 2021 school year, in the midst of the Covid-19 pandemic. The
methodological path was taken from performative ethnography, through artistic-pedagogical
practices of reading mediation and storytelling in a virtual and face-to-face context, with the
following instruments: participant observation, conversational dynamics, story workshops,
ludic activities workshops and written, pictorial and audio recordings of the narrative
production of young children. From the narrative performances of the children, the book
Children Narrators was produced, containing 57 narratives, categorized according to the themes
addressed in the events narrated by them: stories of death, family stories, stories of non-humans,
stories of enchanted beings, stories of poverty, stories of heroes and heroines and stories of hurt.
The inseparability of oral expression and body expression in the act of narrating and the
uniqueness of the strategies used by young children when accessing their audience, whether
addressing a particular person or the whole group, using gestures, voice modulation and
expressions Distinct facial features were performative principles listed in the analyzed narrative
events. The narratives of young children show their worlds of life as a performative practice in
childhood school, because by having assured spaces and times to narrate, there is a recognition
of the creative power of children's narrative authorship. This is configured as a possibility of
aesthetic interlocution between adults and children, reducing intergenerational hierarchies by
bringing together the contexts experienced, the multiple childhoods, and the worlds of life
through the unique ways in which young children perform the words narrated in the childhood
school. | pt_BR |
dc.subject.theme | infância; performance narrativa; educação estética; pesquisa com crianças; Covid-19 | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|