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dc.contributor.advisorViotti, Eduardo Baumgratz-
dc.contributor.authorFigueiredo, Sergio Ferreira de-
dc.date.accessioned2010-06-04T12:41:39Z-
dc.date.available2010-06-04T12:41:39Z-
dc.date.issued2006-03-06-
dc.date.submitted2006-03-06-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Sergio Ferreira de. O carro a álcool: uma experiência de política pública para a inovação no Brasil. 2006. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4899-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.en
dc.description.abstractSe o desenvolvimento depende da capacidade de um país em pesquisar, desenvolver e difundir inovações tecnológicas, o atual estágio de desenvolvimento do Brasil reflete a falta de um Sistema de Inovação Tecnológica, conforme análises de Freeman (1997) e Viotti (2002). O caso do carro a álcool, entretanto, constitui uma experiência rica de lições sobre a interação dos diferentes interesses sócio-econômicos e o papel do governo na mediação desses interesses para a consecução da difusão da inovação tecnológica. O uso do álcool como combustível é visado por políticas públicas desde 1923 no Brasil. Porém, somente após o surgimento de uma crise no balanço de pagamentos agravada pelo aumento dos preços do petróleo e pela perspectiva do fim das reservas é que se consolida uma política pública integrada visando a substituição das importações de petróleo: o Proálcool. Como resultado das diferentes ações adotadas pelo governo, o carro a álcool se difunde na década de 1980 no Brasil, baseado numa rede nacional de abastecimento de etanol, numa escala sem paralelo no mundo. O problema original da dependência de petróleo não foi inteiramente resolvido, dados o crescente aumento do consumo de óleo diesel e a falta de difusão de solução tecnológica de combustível alternativo para os respectivos motores. O carro a álcool entrou em crise no momento em que se combinaram os efeitos da queda dos subsídios ao preço do álcool ao consumidor com a redução relativa dos preços da gasolina, tornando-o desvantajoso em relação à ela. Deste processo de inovação há lições tanto positivas: o alcance da difusão do carro a álcool; quanto negativas: o abandono do problema central visado pelo Proálcool. Lições que podem servir de referência para uma objetiva identificação do papel do Estado no desenvolvimento de inovações tecnológicas através de políticas públicas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO carro a álcool : uma experiência de política pública para a inovação no Brasilen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÁlcool como combustívelen
dc.subject.keywordInovações tecnológicasen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1As development depends on the country capacity for researching, developing and issuing tecnological innovation, the present stage of development of Brazil reflects the absence of the National Innovation System, as studied by Freeman (1997) and Viotti (2002). However, the case of the alcohol car constitutes an experience rich on lessons about the interaction of the different socio economic interests, as well as, about the role of the government in mediating such interests for the success of the technological innovation. The use of alcohol as fuel has been envisaged by Public Policies since 1923 in Brazil. The crise in the trade balance caused by the raise of petroleum prices and the perspective of the exhausting of its reserves led to the development of an integrated Public Policy for the substitution of petroleum imports in Brazil, named Proalcool. As a result of the different actions taken by the government, alcohol cars were spread during the 1980s in Brazil, counting on a national network of alcohol fueling stations, in an unprecendent scale. However, the petroleum dependence wasnt completely solved due to the continuous raise of oil consumption and the lack of alternative fuel for Diesel motors, and this brought the alcohol car in crisis exactly in the same moment the removal of subsidies to the alcohol price combined with the decrease of the gasoline prices turned alcohol cars a disadvantage for consumers. From all this innovation process there are positive lessons the diffusion of alcohol cars in Brazil as well as negative ones the abandon of the central problem envisaged by Proalcool. They are lessons that can be useful as references for an objective identification of the State roles in the development of technological innovations by means of Public Policies.en
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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