Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48991
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoRibeiroBittes_DISSERT.pdf22,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Música, atuação e cena na 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina
Autor(es): Bittes, Rodrigo Ribeiro
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Teatro Oficina
Composição musical
Teattro
Processo criativo
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: BITTES, Rodrigo Ribeir. Música, atuação e cena na 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina. 2023. 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o estudo de diferentes elementos presentes no trabalho da 5ª dentição da Universidade Antropófaga do Teatro Oficina, realizado em 2022 na cidade de São Paulo. Aspectos da música, atuação e cena são discutidos e analisados em primeira pessoa por um pesquisador que participou do laboratório de experimentos musicais, cantos e composições – também chamado de núcleo 5. São utilizadas como ferramentas de pesquisa: a gravação do espetáculo; fotos dos ensaios e de encontros dentro e fora do núcleo 5; o diário de bordo do pesquisador; o texto e o roteiro que compõem o anexo deste trabalho; as composições musicais do núcleo 5 – bem como as suas gravações e partitura. A partir dessas ferramentas, pretende-se alcançar os objetivos da pesquisa que consistem em: documentar e analisar essa dentição em específico e o rito resultante chamado Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade. Para tanto, faz-se uma breve recuperação histórica do Teatro Oficina, o relato das experiências de ensaio do Núcleo 5 e o estudo do espetáculo. Também se pretende apontar uma perspectiva de como ou de quais formas música, atuação e cena foram trabalhados no Núcleo 5 da 5ª dentição da Universidade Antropófaga.
Abstract: This research aims to study the different elements present at the work of the 5th edition of the Anthropophagus University at Oficina Theatre, that took place in 2022 in São Paulo, Brazil. Music, acting and scene are analyzed and discussed in first hand by a researcher who was part of the laboratory of musical experiments, singing and songwriting – also known as group 5. As tools, this research uses: the video recording of the play; photos of rehearsals and meetings within and out of group 5; the researcher’s logbook; the text and the script that are in the appendix of this work; the songs written by group 5 – as well as their recordings and music sheets. By using these tools, this research intends to fulfill its goals: the documentation and analysis of this edition in particular and the resulting play called Cacilda y Carmem: deusas encontram-se na clandestinidade. For such, a brief historical record of Oficina Theatre, an experience report of group 5 and the study of the play will be made. The research also intends to answer how music, acting and scene were structured and worked in the group 5 of the 5th edition of the Anthropophagus University.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.