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TuannyPereiraDeAraujo_DISSERT.pdf5,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorOliveira, Érico José Souza de-
dc.contributor.authorAraujo, Tuanny Pereira de-
dc.date.accessioned2024-07-17T21:31:04Z-
dc.date.available2024-07-17T21:31:04Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-12-12-
dc.identifier.citationARAUJO, Tuanny Pereira de. Inscritas negras: ficcionalizando nossas histórias, fortalecendo subjetividades. Brasília, 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48988-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como caminho e proposição investigar a prática de inscrever a si no exercício da escrita dramatúrgica e refletir como esse processo pode impactar, influenciar e potencializar o trabalho criativo da artista e se relacionar com ele. Com movimentos distintos, o percurso de inscrever a si pode fornecer materiais e ferramentas que permitam, àquela que cria, um território fértil de bem-viver 1 e em constante fricção, desde o que chamo de “esvaziamento dos atravessamentos”, dinâmica de dar vazão às diferentes provocações que mobilizam quem faz parte do processo criativo, até “Que histórias eu vou contar?”, no qual a artista é estimulada a, através dos seus materiais levantados, ficcionalizar e propor possibilidades da sua inscrição dramatúrgica de uma forma até então não experimentada. A metodologia a ser lançada nesta investigação se dá com base em três eixos de análise: o levantamento historiográfico de parte das experiências práticas do Grupo Embaraça — coletivo de Teatro Negro residente em Brasília desde 2012 —, a análise e o compartilhamento da experiência de uma oficina ministrada pela autora com a presença de diferentes participantes, e as reflexões e costuras da própria autora no percurso apresentado. Dessa forma, o grupo e a oficina e eu se transformam em sujeitos da pesquisa que fornecem diálogos a serem entrelaçados com conceitos e/ou noções. Assim, para o levantamento historiográfico, o projeto terá como abordagem a pesquisa centrada no sujeito e a discussão da memória a partir da inscrição de si. E para a análise da oficina, apresentará as experiências e os conceitos em que a pesquisa se debruça como caminho metodológico. Lanço a hipótese de que quem se coloca no papel, através da inscrição de si, tem sua qualidade criativa potencializada, assim como busco investigar como podem ocorrem os processos de se ficcionalizar materiais pessoais para levar para a cena. Para ancorar os questionamentos propostos, apresento o diálogo com conceitos como: Escrevivência Oralitura Dramaturgias negras Subjetividade O trabalho está dividido em cinco pedaços, estrutura criada para contemplar as pistas que tecem a pesquisa e esmiúçam a investigação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInscritas negras : ficcionalizando nossas histórias, fortalecendo subjetividadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDramaturgias negraspt_BR
dc.subject.keywordOralidadept_BR
dc.description.abstract1This research aims to investigate the practice of inscribing yourself in the exercise of dramaturgic writing and to reflect on how these processes may relate to each other, as well as impact, influence, and potentialize the artist’s creative process. With different movements, the path to inscribe yourself may offer materials and tools that allow the creator a fertile territory of well living and in constant friction, from what I call “emptying of crossings”, the dynamic of outflowing the different provocations that mobilize who is in the creative process, until “What stories am I going to tell?”, in which the artist is stimulated, through the collected materials, to fictionalize and propose possibilities of her dramaturgic inscription in a way not experienced before.The methodology used in this investigation stems from three research axes: a historiographic survey of practical experiences of Embaraça — Black Theater collective based in Brasília since 2012 —, the analysis and sharing of experiences from a workshop conducted by the author, with the presence of different participants; and the reflections of the author herself in the presented trajectory. This way, the collective and I transform into subjects of research that offer dialogues to be intertwined with concepts and/or notions.Thus, for the historiographic survey, the project approaches research focused on the subject and the discussion of memory through the inscription of self. For the analysis of the workshop, it examines the experiences and concepts used in the research on its methodological approach.The proposed inquiry is that the ones who put themselves on paper, through the inscription of self, have their creative quality potentialized, as well as investigating how the processes of fictionalizing personal materials for the scene may take place. To anchor the proposed questions, I dialogue with concepts such as escrevivência (Conceição Evaristo), oralitura (Leda Maria Martins), black dramaturgy, and subjectivity. The work is divided into five pieces, a structure created to contemplate the clues that weave the research and examine the investigation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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