DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | - |
dc.contributor.author | Paulino, Belister Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T20:40:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T20:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | PAULINO, Belister Rocha. Ampliando o movimento expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais. 2023. 323 f., il. Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48983 | - |
dc.description | Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da afirmação de que a experiência com o movimento transforma a experiência
docente, o estudo pressupõe que, mesmo para docentes sem formação na área de dança,
o trabalho com esta prática no contexto da educação pode desenvolver metodologias
pedagógicas e de engajamento para que a dança seja uma experiência interdisciplinar
vivenciada na amplitude das capacidades expressivas do sujeito que processa o mundo
em sua corporeidade perceptiva, em interação com o mundo de coisas e de pessoas. Com
o objetivo principal de propor/analisar/vivenciar/dançar processos de criação
coreográfica, a partir da experiência e das poéticas expressivas do corpo, a pesquisa
referenda-se na abordagem fenomenológica, estendida ao movimento, para focar nos
sujeitos que vivenciam o fenômeno da dança. Articulando a experiência perceptiva e
sensorial do movimento com a compreensão do corpo vivo, o soma, estruturam-se
poéticas para dançar com foco na poética da experiência, cuja condição passa pela
aquiescência dos sujeitos para vivenciarem práticas de intercorporeidade, na poética
imaginação, que movimenta as imagens e as metáforas para transver o mundo e criar a
dança, e na poética da palavra, que mescla o gesto com a linguagem verbal escrita através
de interpretações coreográficas que o corpo-livro recita. Os elementos fundamentais da
dança (corpo-espaço-movimento) são os núcleos para análise dos processos de criação da
dança no contexto educacional. Iniciando (no período de pré-pandemia) com uma
experiência de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do DF,
com o curso Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE, o percurso espiralado
da pesquisa se desenvolve (durante pós-pandemia) com o Ampliando o Movimento
Expressivo - AME, proposta desenvolvida com alunos da disciplina de Tópicos
Experimentais em Artes Cênicas - TEAC, da Universidade de Brasília - UnB e através de
experimentações artísticas realizadas pela pesquisadora, cujo envolvimento prático a
coloca junto aos sujeitos da pesquisa, baseada na experiência pedagógica com arte/dança.
Elementos simbólicos como a árvore da vida (poética da experiência), o papel (poética
da imaginação) e o livro (poética da palavra) se entrelaçam na figura de Möbius para
traçar os percursos da criação para o movimento, que apesar de transitório e intangível,
encontra nos objetos, nas artesanias e nas espacialidades, a materialidade da experiência
com a dança. No encontro distante de corpos isolados pela pandemia, um jardim de
possibilidades criativas cresceu e fez brotar outros sentidos da presença-ausência
instaurada. O corpo que somos se volta para aquilo que desperta a sua atenção e descobre
as asas para criar o seu VoarDançar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ampliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenomenologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the assertion that the experience with movement transforms the teaching
experience, the study assumes that, even for teachers without training in dance, working
with this practice in the context of education can develop pedagogical and engagement
methodologies so that dance is an interdisciplinary experience lived in the breadth of the
expressive capacities of the subject who processes the world in his perceptive
corporeality, in interaction with the world of things and people. With the main objective
of proposing/analyzing/experiencing/dancing processes of choreographic creation, based
on the experience and expressive poetics of the body, the research refers to the
phenomenological approach, extended to movement, to focus on the subjects who
experience the phenomenon of dance. Articulating the perceptual and sensorial
experience of movement with the understanding of the living body, the soma, poetics for
dancing are structured with a focus on the poetics of experience, whose condition involves
the acquiescence of the subjects to experience practices of intercorporeality, in the poetic
imagination, which moves images and metaphors to transverse the world and create
dance, and in the poetics of the word, which mixes gesture with written verbal language
through choreographic interpretations that the body-book recites. The fundamental
elements of dance (body-space-movement) are the nuclei for analyzing the processes of
dance creation in the educational context. Starting (in the pre-pandemic period) with an
experience of continuing education for teachers of the Federal District's Department of
Education, with the course Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE
(Movement, Art and Expressiveness in School), the spiral path of research develops
(during post-pandemic) with the Ampliando o Movimento Expressivo - AME (Expanding
the Expressive Movement), a proposal developed with students from the discipline of
Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC (Experimental Topics in Performing
Arts), at the University of Brasília - UnB and through artistic experimentations carried
out by the researcher, whose practical involvement places her with the research subjects,
based on pedagogical experience with art / dance. Symbolic elements such as the tree of
life (poetics of experience), the paper (poetics of imagination) and the book (poetics of
the word) are intertwined in the figure of Möbius to trace the paths of creation for
movement, which, although transitory and intangible, finds in objects, crafts and
spatialities, the materiality of the experience with dance. In the distant encounter of bodies
isolated by the pandemic, a garden of creative possibilities grew and gave rise to other
meanings of the presence-absence established. The body that we are turns to what
awakens its attention and discovers the wings to create its VoarDançar (FlyDance). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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