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dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorPaulino, Belister Rocha-
dc.date.accessioned2024-07-17T20:40:01Z-
dc.date.available2024-07-17T20:40:01Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-06-20-
dc.identifier.citationPAULINO, Belister Rocha. Ampliando o movimento expressivo: ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionais. 2023. 323 f., il. Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48983-
dc.descriptionTese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da afirmação de que a experiência com o movimento transforma a experiência docente, o estudo pressupõe que, mesmo para docentes sem formação na área de dança, o trabalho com esta prática no contexto da educação pode desenvolver metodologias pedagógicas e de engajamento para que a dança seja uma experiência interdisciplinar vivenciada na amplitude das capacidades expressivas do sujeito que processa o mundo em sua corporeidade perceptiva, em interação com o mundo de coisas e de pessoas. Com o objetivo principal de propor/analisar/vivenciar/dançar processos de criação coreográfica, a partir da experiência e das poéticas expressivas do corpo, a pesquisa referenda-se na abordagem fenomenológica, estendida ao movimento, para focar nos sujeitos que vivenciam o fenômeno da dança. Articulando a experiência perceptiva e sensorial do movimento com a compreensão do corpo vivo, o soma, estruturam-se poéticas para dançar com foco na poética da experiência, cuja condição passa pela aquiescência dos sujeitos para vivenciarem práticas de intercorporeidade, na poética imaginação, que movimenta as imagens e as metáforas para transver o mundo e criar a dança, e na poética da palavra, que mescla o gesto com a linguagem verbal escrita através de interpretações coreográficas que o corpo-livro recita. Os elementos fundamentais da dança (corpo-espaço-movimento) são os núcleos para análise dos processos de criação da dança no contexto educacional. Iniciando (no período de pré-pandemia) com uma experiência de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do DF, com o curso Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE, o percurso espiralado da pesquisa se desenvolve (durante pós-pandemia) com o Ampliando o Movimento Expressivo - AME, proposta desenvolvida com alunos da disciplina de Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC, da Universidade de Brasília - UnB e através de experimentações artísticas realizadas pela pesquisadora, cujo envolvimento prático a coloca junto aos sujeitos da pesquisa, baseada na experiência pedagógica com arte/dança. Elementos simbólicos como a árvore da vida (poética da experiência), o papel (poética da imaginação) e o livro (poética da palavra) se entrelaçam na figura de Möbius para traçar os percursos da criação para o movimento, que apesar de transitório e intangível, encontra nos objetos, nas artesanias e nas espacialidades, a materialidade da experiência com a dança. No encontro distante de corpos isolados pela pandemia, um jardim de possibilidades criativas cresceu e fez brotar outros sentidos da presença-ausência instaurada. O corpo que somos se volta para aquilo que desperta a sua atenção e descobre as asas para criar o seu VoarDançar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAmpliando o movimento expressivo : ou sobre as poéticas para a criação da dança em contextos artístico-educacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDança e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDança - ensinopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.description.abstract1Based on the assertion that the experience with movement transforms the teaching experience, the study assumes that, even for teachers without training in dance, working with this practice in the context of education can develop pedagogical and engagement methodologies so that dance is an interdisciplinary experience lived in the breadth of the expressive capacities of the subject who processes the world in his perceptive corporeality, in interaction with the world of things and people. With the main objective of proposing/analyzing/experiencing/dancing processes of choreographic creation, based on the experience and expressive poetics of the body, the research refers to the phenomenological approach, extended to movement, to focus on the subjects who experience the phenomenon of dance. Articulating the perceptual and sensorial experience of movement with the understanding of the living body, the soma, poetics for dancing are structured with a focus on the poetics of experience, whose condition involves the acquiescence of the subjects to experience practices of intercorporeality, in the poetic imagination, which moves images and metaphors to transverse the world and create dance, and in the poetics of the word, which mixes gesture with written verbal language through choreographic interpretations that the body-book recites. The fundamental elements of dance (body-space-movement) are the nuclei for analyzing the processes of dance creation in the educational context. Starting (in the pre-pandemic period) with an experience of continuing education for teachers of the Federal District's Department of Education, with the course Movimento, Arte e Expressividade na Escola - MAE (Movement, Art and Expressiveness in School), the spiral path of research develops (during post-pandemic) with the Ampliando o Movimento Expressivo - AME (Expanding the Expressive Movement), a proposal developed with students from the discipline of Tópicos Experimentais em Artes Cênicas - TEAC (Experimental Topics in Performing Arts), at the University of Brasília - UnB and through artistic experimentations carried out by the researcher, whose practical involvement places her with the research subjects, based on pedagogical experience with art / dance. Symbolic elements such as the tree of life (poetics of experience), the paper (poetics of imagination) and the book (poetics of the word) are intertwined in the figure of Möbius to trace the paths of creation for movement, which, although transitory and intangible, finds in objects, crafts and spatialities, the materiality of the experience with dance. In the distant encounter of bodies isolated by the pandemic, a garden of creative possibilities grew and gave rise to other meanings of the presence-absence established. The body that we are turns to what awakens its attention and discovers the wings to create its VoarDançar (FlyDance).pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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