Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vicente, Dário Moura | - |
dc.contributor.advisor | Farias, Inez Lopes Matos Carneiro de | - |
dc.contributor.author | Barros, João Pedro Leite | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T18:38:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T18:38:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, João Pedro Leite. O dever de informação nos contratos de adesão concluídos por meios eletrônicos. 2021. 407 f., il. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48979 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A informação é, sem dúvidas, o valor mais precioso das relações jurídicas de consumo
contemporâneas. Além de ser vetor de conhecimento entre consumidor e fornecedor,
ela se revela na própria confiança entre as partes. A informação nos contratos de
adesão concluídos por meios eletrônicos não se restringe tão somente ao conteúdo
transmitido em si, mas sobretudo seu impacto social e seu alcance, tendo em conta
sempre o fim a que se visa. Se a ausência ou omissão na regulamentação informativa
prejudica o consumidor, por outro lado, a sua hiper-regulamentação acaba por
embaraçá-lo, especialmente nas relações virtuais, acarretando desinformação ao
consumidor. Assim, a presente investigação, elaborada a partir de estudos
doutrinários e jurisprudenciais, objetiva proceder a análise e debates acerca do
redimensionamento da informação nessa espécie de contratação, notadamente em
seu conteúdo, sua extensão e sua forma transmitida, cotejando elementos subjetivos
e objetivos, a fim de alcançar uma informação justa. Nesse contexto, busca-se
responder, com base no direito comparado luso-brasileiro, até que ponto o dever de
informação pré-contratual tem sido eficaz para o consumidor, relacionando em qual
medida a atividade legislativa deve ser complementada pela atividade regulatória das
empresas com vistas a tutelar os interesses econômicos dos consumidores. Em
caráter complementar, pretende-se demonstrar a relação intrínseca entre o dever de
informação e o instituto do direito de arrependimento, qualificar as situações de
incumprimento do dever de informação e aprofundar as balizas doutrinárias sobre a
possibilidade do exercício ao direito à legítima ignorância pelo consumidor em sede
de contratação eletrônica. Com isso posto, procede-se à análise dos mecanismos de
controle cível, administrativo e moral para evitar infrações e quais os reflexos para
coibir condutas abusivas perante o consumidor. A dialética entre teoria e prática -
crucial para detectar os problemas de harmonia entre o sistema luso-brasileiro -
servirá de fundamento para demonstrar as dificuldades que o consumidor está
suscetível às Directivas e respectivas transposições legais nesses sistemas jurídicos,
detectando as zonas onde tal dever nos pareça insuficiente ou excessivo, sem deixar
de levantar outras questões pertinentes ao tema. Por fim, o trabalho visa estabelecer
proposições objetivas destinadas a instrumentalizar a compreensão do consumidor
na informação transmitida, tendo em conta sempre sua vulnerabilidade informacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O dever de informação nos contratos de adesão concluídos por meios eletrônicos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contrato de adesão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comércio eletrônico | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Information is undoubtedly the most precious asset of contemporary consumption legal
relations. In addition to being a vector of knowledge between consumer and supplier,
it reveals itself in the trust between the parties. The information in the subscription
contracts concluded by electronic means is not restricted only to the content
transmitted itself, but above all its social impact and its scope, always taking into
account the purpose for which it is aimed. If the absence or omission in the information
regulation harms the consumer, on the other hand, its hyper-regulation ends up
embarrassing him/her, especially in virtual relationships, causing misinformation to the
consumer. Thus, the present investigation, elaborated from doctrinal and
jurisprudential studies, aims to analyze and debate about the resizing of information in
this type of contract, notably in its content, its extension and its transmitted form,
comparing subjective and objective elements, in order to achieve fair information. In
this context, we seek to answer, based on comparative Portuguese-Brazilian law, to
what extent the duty of pre-contractual information has been effective for the
consumer, relating to what extent the legislative activity should be complemented by
the regulatory activity of companies to protect the economic interests of consumers. In
a complementary manner, it is intended to demonstrate the intrinsic relationship
between the duty of information and the institute of the right of regret, to qualify
situations of non-compliance with the duty of information and to deepen the doctrinal
guidelines on the possibility of exercising the right to legitimate ignorance by the
consumer in terms of electronic contracting. Bearing this in mind, civil, administrative
and moral control mechanisms are analyzed to prevent infractions and the
consequences in which it’s aimed to prevent abusive behavior towards consumers.
The dialectic between theory and practice - crucial to detect the problems of harmony
between the Portuguese and Brazilian system - will serve as a basis to demonstrate
the difficulties that the consumer is susceptible to the Directives and the respective
legal transpositions in these legal systems, detecting the areas where such duty seems
insufficient or excessive, while raising other issues relevant to the topic. Finally, the
work aims to establish objective propositions aimed at instrumentalizing the
consumer's understanding of the information transmitted, always considering his
informational vulnerability. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La información es, no cabe duda, el valor más precioso de las relaciones jurídicas de
consumo contemporáneas. Además de ser vector de conocimiento entre consumidor
y proveedor, ella se revela en la propia confianza entre las partes involucradas. La
información en los contractos de adhesión concluidos por medios electrónicos no se
limita, tan sólo, al contenido que es transmitido, pero, también, a su impacto social y
a su alcance, considerando siempre la finalidad que se busca. Si la ausencia u omisión
en la reglamentación informativa perjudica el consumidor, por otro lado, su hiperreglamentación
informativa acaba por confundirlo, especialmente en las relaciones
virtuales, produciendo desinformación al consumidor. Por lo tanto, la presente
investigación, elaborada a partir de estudios doctrinarios y jurisprudenciales, objetiva
desarrollar análisis y debates acerca del redimensionamiento de la información en esa
modalidad contractual, especialmente en su contenido, su extensión y su forma
transmitida, cotejando elementos subjetivos y objetivos, a fin de alcanzar una
información justa. En este contexto, se busca responder, con base en el derecho
comparado luso-brasileño, hasta qué punto el deber de información pre-contractual es
eficaz para el consumidor, relacionando en qué medida la actividad legislativa debe
ser complementada por la actividad regulatoria de las empresas con vistas a tutelar
los intereses económicos de los consumidores. En carácter complementar, se
pretende demostrar la relación intrínseca entre el deber de información y el instituto
del derecho del arrepentido, calificar las situaciones de incumplimiento del deber de
información y profundizar los marcos doctrinarios acerca de las posibilidades de
ejercicios del derecho a la legítima ignorancia por parte del consumidor en la esfera
del contracto electrónico. Esto puesto, se procede al análisis de los mecanismos de
control civil, administrativo y moral para evitar infracciones y cuáles los reflejos para
cohibir conductas abusivas ante el consumidor. La dialéctica entre teoría y práctica –
crucial para detectar los problemas de harmonía entre el sistema luso-brasileño –
servirá de fundamento para demostrar las dificultades a las que el consumidor está
susceptible a las Directivas y respectivas transposiciones legales en estos sistemas
jurídicos, detectando las zonas donde tal deber nos parezca insuficiente o excesivo,
sin dejar de destacar otras cuestiones pertinentes al tema. Finalmente, el trabajo
aspira establecer proposiciones objetivas destinadas a instrumentalizar la
comprensión del consumidor en la información transmitida, considerando siempre su
vulnerabilidad informacional. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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