Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Fabiola Orlando Calazans | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Sthefane Felipa da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T16:33:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T16:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Sthefane Felipa da Costa. Uma nova esperança : (re)construção de imaginários com indígenas mulheres da Comunidade Indígena Nova Esperança. 2023. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48972 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresentada é uma investigação qualitativa acerca dos imaginários
indígenas brasileiros, guiada pelos olhares do cinema indígena, a fim de
compreender quais imaginários os sujeitos originários constroem de si. A partir
dos conceitos de decolonialidade, gênero e cinema de resistência, é proposto
uma abordagem decolonial, amparada na metodologia de análise de discurso de
Eni Orlandi e do conceito de imaginário de Gilbert Durand. É proposto um novo
método de análise de imaginário que abarque as diferentes cosmologias dos
povos indígenas do Brasil. O método é aplicado com base no trabalho de campo
realizado na Comunidade Indígena Nova Esperança (AM), no qual foi ministrada
uma oficina audiovisual para a comunidade e que teve como resultado o
documentário “Baré Ukwasá: a sabedoria Baré”, corpus de análise da pesquisa.
Por meio da formação dos discursos da cosmologia Baré apresentados no
documentário, é feita uma análise dos discursos, compreendendo quais foram
as contribuições discursivas para a formação ideológica dos imaginários. Por
meio de uma abordagem decolonial, este estudo tenciona por epistemes fora do
eixo eurocentrista de saberes do Norte ao evidenciar epistemes do Sul, utilizando
autores como Aníbal Quijano e Ramón Grosfoguel, em conjunto com autores
indígenas brasileiros, como Braulina Aurora, Gersem Baniwa e Felipe Sotto
Cruz, e autoras feministas como Judith Butler e Ochy Curiel. É revelada a
dimensão do cinema como dispositivo cultural de resistência e permanência dos
povos originários, questionando o epistemicídio e os silenciamentos discursivos
perpetuados pelo colonialismo e impostos a este contingente populacional. A
pesquisa propõe novos caminhos epistêmicos para a produção dos saberes
ocidentais, partindo do olhar das indígenas mulheres de Nova Esperança, para
romper com os silêncios e reconstruir os imaginários indígenas fundamentados
pela lógica colonial. Conclui-se que ao dar espaço para que os discursos
indígenas sejam presentes nos meios comunicacionais, os imaginários
produzidos se distanciam daqueles produzidos pela hegemonia colonial,
expondo a alteridade de modos de vida únicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma nova esperança : (re)construção de imaginários com indígenas mulheres da Comunidade Indígena Nova Esperança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research presented is a qualitative investigation about Brazilian indigenous
imaginaries, guided by the views of indigenous cinema, in order to understand
which imaginaries the indigenous subjects build of themselves. Based on the
concepts of decoloniality, gender and resistance cinema, a decolonial approach
is proposed, supported by Eni Orlandi's discourse analysis methodology and
Gilbert Durand's concept of imaginary. Is proposed a new method of imaginary
analysis that embraces the different cosmologies of the indigenous peoples of
Brazil. The method is applied based on the fieldwork carried out in the Indigenous
Community Nova Esperança (AM), in which an audiovisual workshop was given
to the community and which resulted in the documentary “Baré Ukwasá: the Baré
wisdom”, corpus of analysis of the research. Through the formation of Baré
cosmology discourses presented in the documentary, an analysis of the
discourses is carried out, understanding what were the discursive contributions
to the ideological formation of the imaginaries. Through a decolonial approach,
this study intends to place epistemes outside the Eurocentric axis of knowledge
from the North by highlighting epistemes from the South, using authors such as
Aníbal Quijano and Ramón Grosfoguel, together with Brazilian indigenous
authors such as Braulina Aurora, Gersem Baniwa and Felipe Sotto Cruz and
feminist authors such as Judith Butler and Ochy Curiel. The dimension of cinema
as a cultural device of resistance and permanence of native peoples is revealed,
questioning the epistemicide and discursive silencing perpetuated by colonialism
and imposed on this population contingent. The research proposes new
epistemic paths for the production of Western knowledge, starting from the
perspective of the indigenous women of Nova Esperança, to break with the
silences and rebuild the indigenous imaginaries based on the colonial logic. It is
concluded that by giving space for indigenous discourses to be present in the
communication media, the imaginaries produced distance themselves from those
produced by colonial hegemony, exposing the otherness of unique ways of life. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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