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dc.contributor.advisorSilva, Gustavo De Castro Dapt_BR
dc.contributor.authorFernández, Olivia Hernándezpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T15:52:20Z-
dc.date.available2024-07-17T15:52:20Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-05-26-
dc.identifier.citationFERNÁNDEZ, Olivia Hernández. A escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisual. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48969-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca investigar como os processos da escuta e da percepção sonora podem auxiliar a construção consciente de sentidos em uma obra audiovisual. A pesquisa teórica apoia-se na análise de sequências de filmes e auxilia-se no uso da análise espectral sonora para a compreensão dos parâmetros técnicos que viabilizam as escolhas criativas e narrativas da trilha sonora. A manipulação dos parâmetros físicos e acústicos do som é apresentada como recurso narrativo de construção de sentidos e de percepções no espectador. A pesquisa se localiza na intersecção entre a comunicação e a psicologia da percepção, e colabora com reflexões teóricas e práticas que permitem o desenvolvimento do som na linguagem audiovisual.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem audiovisualpt_BR
dc.subject.keywordSompt_BR
dc.subject.keywordEscutapt_BR
dc.subject.keywordPercepção auditivapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation seeks to investigate how the processes of listening and sound perception can help the conscious construction of meanings in an audiovisual work. Theoretical research is based on the analysis of film sequences and assists in the use of sound spectral analysis to understand the technical parameters that enable the creative and narrative choices of the soundtrack. The manipulation of the physical and acoustic parameters of sound is presented as a narrative resource for the construction of senses and perceptions in the spectator. The research is located at the intersection between communication and the psychology of perception, and collaborates with theoretical and practical reflections that allow the development of sound in the audiovisual language.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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