Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Curvello, Joao Jose Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Nicole Guimarães de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-09 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Nicole Guimarães de Oliveira. Comunicação pública e visibilidade nas redes sociais digitais: a presença do Banco Central do Brasil no instagram . 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48968 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda as publicações do Banco Central do Brasil (BC) no Instagram ao longo de
2021, à luz de três campos teóricos: o da Comunicação Pública, o da Comunicação Popular e o
da visibilidade do Estado democrático. O objetivo é investigar como o BC torna as informações
econômico-financeiras do país visíveis aos cidadãos na rede social digital. Partindo da análise
da comunicação de Estado, das peculiaridades da democracia brasileira e do potencial das redes
sociais para ampliação da participação cidadã, são delimitadas duas hipóteses: H1) O perfil do
BC no Instagram amplia o acesso à informação pública; H2) O BC se comunica de formas
distintas com os cidadãos no Instagram a depender da temática. Para testá-las, é aplicada
Análise de Conteúdo a todas as publicações do BC no Instagram no ano de 2021, totalizando
escopo de 683 postagens. A coleta ocorreu manualmente em planilha do Excel. O livro de
códigos contém seis variáveis categóricas: tema da postagem, vídeo, apelo à interação do
usuário, recomendação de link ou recurso, carrossel explicativo e humor ou referências do
cotidiano. Os resultados indicam que o BC aborda dois grandes temas em seu perfil: educação
financeira e inovações do Sistema Financeiro, com destaque para o Pix. Além disso, a autarquia
busca engajamento dos cidadãos a depender do tema da publicação, disponibiliza links para
conteúdo externo e não menciona políticos ou personalidades do governo. Embora as postagens
do BC não deem ênfase aos indicadores e dados da economia e da Política Monetária, os
resultados demonstram que a comunicação pública empregada pela autarquia cumpre com
propósitos da comunicação de Estado. A pesquisa também mostra que, por meio das redes
sociais digitais, as instituições públicas podem ampliar a visibilidade das informações públicas
e contribuir para o fortalecimento da democracia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comunicação pública e visibilidade nas redes sociais digitais : a presença do Banco Central do Brasil no instagram | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Banco Central do Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de conteúdo (Comunicação) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper studies the publications of the Central Bank of Brazil (BC) on Instagram in 2021
through three theoretical fields: Public Communication, Popular Communication, and visibility
of the democratic State. The objective is to understand how the BC makes the country's
economic and financial information visible to citizens in the digital social network. Starting
from the analysis of State communication, the peculiarities of Brazilian democracy and the
potential of digital social networks for expanding citizen participation, two hypotheses are
delimited: H1) BC's profile on Instagram increases access to public information; H2) BC
communicates in different ways with citizens on Instagram depending on the topic. To test
them, Content Analysis is applied to all BC posts on Instagram in the year of 2021, totaling a
scope of 683 posts. The collection took place manually in an Excel spreadsheet. The codebook
contains six categorical variables: Post theme, Video, Call for user interaction, Link or resource
recommendation, Explanatory carousel, and Humor or daily references. The results indicate
that BC addresses two major themes in its profile: Financial Education and Financial System
innovations, with emphasis on Pix. In addition, the organization seeks to engage citizens
depending on the topic of the publication, provides links to external content and does not
mention politicians or government personalities. Although BC posts do not emphasize
economic and monetary policy indicators and data, the results demonstrate that the public
communication used by the organization fulfills the purposes of State communication. The
research also shows that, through digital social networks, public institutions can increase the
visibility of public information and contribute to the strengthening of democracy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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