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DjenaneArraesMoreira_TESE.pdf5,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Gustavo de Castro dapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Djenane Arraespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T14:14:56Z-
dc.date.available2024-07-17T14:14:56Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-05-08-
dc.identifier.citationMOREIRA, Djenane Arraes. Transformações do Jornalismo brasileiro de música no Século XX [1896-2001]. 2023. xii, 370 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48956-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOriginário tardiamente em meados do Século XIX, o jornalismo brasileiro de música passou por inúmeras transformações, e também por algumas permanências, que foram retratadas ao longo de mais de 200 periódicos especializados lançados no país desde 1848. Usando especialmente os preceitos teóricos de Jean Charron e Jean De Bonville (2016), o objetivo desta tese foi fazer um estudo comparado de cinco periódicos brasileiros especializados em música publicados em décadas diferentes, com o fim de identificar os determinantes de permanência e de transformação editoriais e dos grupos de produtores de conteúdo ao longo de um século, levando em consideração os contextos históricos dos periódicos especializados em música. Os periódicos estudados foram: A Música Para Todos (1896-1899), Ariel (1924-1929), Revista da Música Popular (1954-1956), Rolling Stone (1972-1973) e Bizz (1985-2001). Foram levantados três aspectos centrais: as identidades editoriais, os produtores de conteúdo, e 100 textos sorteados de 20 produtores de conteúdo que destacamos na pesquisa. Detalhamos a identidade editorial utilizando o método descritivo. Os grupos de produtores de conteúdo e as características desses foram identificados por meio de levantamentos biográficos. Por fim, fizemos leituras parafrásticas e de acontecimento dos textos escolhidos por sorteio. Nossas pesquisas mostraram que o jornalismo brasileiro de música se transformou na medida em que as missões editoriais moldadas pelos editores e diretores foram modificando. O jornalismo musical com base na música erudita que predominou no século XIX tinha, entre outras, uma missão editorial pedagógica. O século XX trouxe o desenvolvimento da indústria fonográfica e, com ela, a predominância do jornalismo musical com base na música popular, empurrando o campo erudito para a esfera acadêmica. A missão deixou de ser pedagógica e se transformou em uma orientação para o consumo. Essa passagem de tipos de missões ocasionou mudanças de perfis nos produtores de conteúdo e dos temas discutidos nas páginas dos periódicos. O jornalismo musical também apresentou mudanças que refletiram as inovações tecnológicas, e com elas, acompanhou as práticas jornalísticas que nasciam com essas transformações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransformações do Jornalismo brasileiro de música no Século XX [1896-2001]pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordJornalismo - músicapt_BR
dc.subject.keywordJornalismo - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - história e críticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCam, Florence Lept_BR
dc.description.abstract1Originating late in the mid-nineteenth century, Brazilian music journalism has undergone numerous transformations, and also some permanencies, which have been portrayed throughout more than 200 specialized periodicals launched in the country since 1848. Especially using the theoretical precepts of Jean Charron and Jean De Bonville (2016), the objective of this thesis was to carry out a comparative study of five Brazilian journals specialized in music published in different decades, in order to identify the determinants of permanence and editorial transformation and of the groups of content producers throughout of a century, taking into account the historical contexts of the journals specialized in music. The periodicals studied were: A Música Para Todos (1896-1899), Ariel (1924-1929), Revista da Música Popular (1954- 1956), Rolling Stone (1972-1973) and Bizz (1985-2001). Three central aspects were raised: editorial identities, content producers, and 100 texts drawn from 20 content producers that we highlighted in the research. We detail the editorial identity using the descriptive method. The groups of content producers and their characteristics were identified through biographical surveys. Finally, we did paraphrastic and event readings of the texts chosen by lot. Our research showed that Brazilian music journalism was transformed as the editorial missions shaped by editors and directors were modified. Music journalism based on classical music that prevailed in the 19th century had, among others, a pedagogical editorial mission. The 20th century brought the development of the phonographic industry and, with it, the predominance of music journalism based on popular music, pushing the erudite field into the academic sphere. The mission ceased to be pedagogical and became an orientation for consumption. This shift in types of missions led to changes in the profiles of content producers and the topics discussed on the pages of journals. Music journalism also presented changes that reflected technological innovations, and with them, accompanied the journalistic practices that were born with these transformations.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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