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AnaCristinaGoncalvesDosSantos_TESE.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sivaldo Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ana Cristina Gonçalves dospt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T14:14:56Z-
dc.date.available2024-07-17T14:14:56Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cristina Gonçalves dos. Informação e desinformação no jornalismo televisivo da América do Sul: dimensões normativas e o papel da televisão nos contextos de Brasil, Argentina e Chile. 2023. 236 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48954-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga como os sistemas de televisão da América Sul estão cumprindo princípios normativos no contexto do combate à desinformação. Neste sentido, o estudo se concentrou na análise de três importantes países da região: Brasil, Argentina e Chile. A questão central que guia este trabalho é entender como o jornalismo de emissoras de televisão abertas sul-americanas tem lidado com o fenômeno da desinformação, intensificada pelo ambiente digital neste século, se esses veículos seguem princípios democráticos como direito à informação, direito à comunicação e pluralismo. Para responder a essa questão, a pesquisa realizou uma análise inicial explorando os debates sobre direitos à comunicação e informação, pluralismo, a relação entre direito e comunicação, tendo o impacto da internet neste campo como pano de fundo. Em seguida, foram estudados os contextos da desinformação, incluindo suas características, dinâmicas e interações com a tecnologia e o ambiente político. Os sistemas de televisão dos três países foram investigados, considerando sua história, estrutura de mercado e regulamentações. Foram utilizados, como metodologia, o Estudo de Caso, associado às técnicas de Análise Documental, Análise de Conteúdo e Análise de Discurso. Programas de diferentes formatos, mas com viés jornalístico, foram selecionados para análise. Esses programas tratavam de tópicos de interesse público frequentemente alvos de desinformação, como a Covid-19, Urnas Eletrônicas e Plebiscito Constitucional. A análise foi baseada em indicadores de pluralidade divididos em cinco categorias: Valores Democráticos, Regras de Propriedade, Liberdade de Expressão, Diversidade de Conteúdo, e Educação e Conscientização. Os resultados demonstram que os países analisados têm leis que procuram definir a radiodifusão televisiva como serviço de interesse público, reconhecendo a comunicação como direito e que esse marco legal interfere positivamente no combate à desinformação dentro dos programas jornalísticos, ainda que a presença de monopólios e concentração em grandes grupos de mídia se constitua como um desafio a esses princípios.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInformação e desinformação no jornalismo televisivo da América do Sul : dimensões normativas e o papel da televisão nos contextos de Brasil, Argentina e Chilept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDesinformaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massapt_BR
dc.subject.keywordJornalismo televisivopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigates how television systems in South America are adhering to normative principles in the context of combating misinformation. In this regard, the study focused on analyzing three important countries in the region: Brazil, Argentina, and Chile. The central question guiding this work is to understand how journalism from South American open television broadcasters has dealt with the phenomenon of misinformation, intensified by the digital environment in this century, and whether these outlets adhere to democratic principles involving the right to information, communication, and pluralism. To answer this question, the research conducted an initial analysis exploring debates about communication and information rights, pluralism, the relationship between law and communication, with the impact of the internet in this field as a backdrop. Next, the contexts of misinformation were studied, including its characteristics, dynamics, and interactions with technology and the political environment. The television systems of the three countries were investigated, considering their history, market structure, and regulations. Case Study methodology was used, combined with techniques such as Document Analysis, Content Analysis, and Discourse Analysis. Programs of different formats but with a journalistic bias were selected for analysis. These programs addressed topics of public interest often targeted by misinformation, such as Covid-19, Electronic Voting Machines, and Constitutional Plebiscite. The analysis was based on indicators of plurality divided into five categories: Democratic Values, Ownership Rules, Freedom of Expression, Content Diversity, and Education and Awareness. The results demonstrate that the analyzed countries have laws seeking to define television broadcasting as a public service, recognizing communication as a right, and that this legal framework positively influences the fight against misinformation within journalistic programs, even though the presence of monopolies and concentration in large media groups constitutes a challenge to these principles.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación analiza cómo los sistemas de televisión de América del Sur están cumpliendo con los principios normativos en el contexto de la lucha contra la desinformación. En este sentido, el estudio se centró en analizar tres países importantes de la región: Brasil, Argentina y Chile. La pregunta central que guía este trabajo es comprender cómo el periodismo de las emisoras de televisión abierta en Sudamérica ha enfrentado el fenómeno de la desinformación, intensificado por el entorno digital en este siglo, y si estos medios se adhieren a principios democráticos que involucran el derecho a la información, la comunicación y el pluralismo. Para responder a esta pregunta, la investigación realizó un análisis inicial explorando los debates sobre los derechos de comunicación e información, el pluralismo, la relación entre el derecho y la comunicación, con el impacto de Internet en este campo como telón de fondo. A continuación, se estudiaron los contextos de la desinformación, incluyendo sus características, dinámicas e interacciones con la tecnología y el entorno político. Se investigaron los sistemas de televisión de los tres países, considerando su historia, estructura de mercado y regulaciones. Se utilizó la metodología de Estudio de Caso, combinada con técnicas como Análisis Documental, Análisis de Contenido y Análisis de Discurso. Se seleccionaron programas de diferentes formatos pero con un sesgo periodístico para el análisis. Estos programas abordaron temas de interés público a menudo blanco de desinformación, como el Covid-19, las Máquinas de Votación Electrónica y el Plebiscito Constitucional. El análisis se basó en indicadores de pluralidad divididos en cinco categorías: Valores Democráticos, Reglas de Propiedad, Libertad de Expresión, Diversidad de Contenido y Educación y Concientización. Los resultados demuestran que los países analizados tienen leyes que buscan definir la radiodifusión televisiva como un servicio público, reconociendo la comunicación como un derecho y que este marco legal influye positivamente en la lucha contra la desinformación dentro de los programas periodísticos, a pesar de que la presencia de monopolios y concentración en grandes grupos de medios constituye un desafío para estos principios.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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