Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Sivaldo Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Ana Cristina Gonçalves dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:14:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:14:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Cristina Gonçalves dos. Informação e desinformação no jornalismo televisivo da América do Sul: dimensões normativas e o papel da televisão nos contextos de Brasil, Argentina e Chile. 2023. 236 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48954 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga como os sistemas de televisão da América Sul estão cumprindo
princípios normativos no contexto do combate à desinformação. Neste sentido, o estudo se
concentrou na análise de três importantes países da região: Brasil, Argentina e Chile. A questão
central que guia este trabalho é entender como o jornalismo de emissoras de televisão abertas
sul-americanas tem lidado com o fenômeno da desinformação, intensificada pelo ambiente
digital neste século, se esses veículos seguem princípios democráticos como direito à
informação, direito à comunicação e pluralismo. Para responder a essa questão, a pesquisa
realizou uma análise inicial explorando os debates sobre direitos à comunicação e informação,
pluralismo, a relação entre direito e comunicação, tendo o impacto da internet neste campo
como pano de fundo. Em seguida, foram estudados os contextos da desinformação, incluindo
suas características, dinâmicas e interações com a tecnologia e o ambiente político. Os sistemas
de televisão dos três países foram investigados, considerando sua história, estrutura de mercado
e regulamentações. Foram utilizados, como metodologia, o Estudo de Caso, associado às
técnicas de Análise Documental, Análise de Conteúdo e Análise de Discurso. Programas de
diferentes formatos, mas com viés jornalístico, foram selecionados para análise. Esses
programas tratavam de tópicos de interesse público frequentemente alvos de desinformação,
como a Covid-19, Urnas Eletrônicas e Plebiscito Constitucional. A análise foi baseada em
indicadores de pluralidade divididos em cinco categorias: Valores Democráticos, Regras de
Propriedade, Liberdade de Expressão, Diversidade de Conteúdo, e Educação e Conscientização.
Os resultados demonstram que os países analisados têm leis que procuram definir a radiodifusão
televisiva como serviço de interesse público, reconhecendo a comunicação como direito e que
esse marco legal interfere positivamente no combate à desinformação dentro dos programas
jornalísticos, ainda que a presença de monopólios e concentração em grandes grupos de mídia
se constitua como um desafio a esses princípios. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Informação e desinformação no jornalismo televisivo da América do Sul : dimensões normativas e o papel da televisão nos contextos de Brasil, Argentina e Chile | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desinformação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo televisivo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates how television systems in South America are adhering to normative
principles in the context of combating misinformation. In this regard, the study focused on
analyzing three important countries in the region: Brazil, Argentina, and Chile. The central
question guiding this work is to understand how journalism from South American open
television broadcasters has dealt with the phenomenon of misinformation, intensified by the
digital environment in this century, and whether these outlets adhere to democratic principles
involving the right to information, communication, and pluralism. To answer this question, the
research conducted an initial analysis exploring debates about communication and information
rights, pluralism, the relationship between law and communication, with the impact of the
internet in this field as a backdrop. Next, the contexts of misinformation were studied, including
its characteristics, dynamics, and interactions with technology and the political environment.
The television systems of the three countries were investigated, considering their history,
market structure, and regulations. Case Study methodology was used, combined with
techniques such as Document Analysis, Content Analysis, and Discourse Analysis. Programs
of different formats but with a journalistic bias were selected for analysis. These programs
addressed topics of public interest often targeted by misinformation, such as Covid-19,
Electronic Voting Machines, and Constitutional Plebiscite. The analysis was based on
indicators of plurality divided into five categories: Democratic Values, Ownership Rules,
Freedom of Expression, Content Diversity, and Education and Awareness. The results
demonstrate that the analyzed countries have laws seeking to define television broadcasting as
a public service, recognizing communication as a right, and that this legal framework positively
influences the fight against misinformation within journalistic programs, even though the
presence of monopolies and concentration in large media groups constitutes a challenge to these
principles. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación analiza cómo los sistemas de televisión de América del Sur están cumpliendo
con los principios normativos en el contexto de la lucha contra la desinformación. En este
sentido, el estudio se centró en analizar tres países importantes de la región: Brasil, Argentina
y Chile. La pregunta central que guía este trabajo es comprender cómo el periodismo de las
emisoras de televisión abierta en Sudamérica ha enfrentado el fenómeno de la desinformación,
intensificado por el entorno digital en este siglo, y si estos medios se adhieren a principios
democráticos que involucran el derecho a la información, la comunicación y el pluralismo. Para
responder a esta pregunta, la investigación realizó un análisis inicial explorando los debates
sobre los derechos de comunicación e información, el pluralismo, la relación entre el derecho
y la comunicación, con el impacto de Internet en este campo como telón de fondo. A
continuación, se estudiaron los contextos de la desinformación, incluyendo sus características,
dinámicas e interacciones con la tecnología y el entorno político. Se investigaron los sistemas
de televisión de los tres países, considerando su historia, estructura de mercado y regulaciones.
Se utilizó la metodología de Estudio de Caso, combinada con técnicas como Análisis
Documental, Análisis de Contenido y Análisis de Discurso. Se seleccionaron programas de
diferentes formatos pero con un sesgo periodístico para el análisis. Estos programas abordaron
temas de interés público a menudo blanco de desinformación, como el Covid-19, las Máquinas
de Votación Electrónica y el Plebiscito Constitucional. El análisis se basó en indicadores de
pluralidad divididos en cinco categorías: Valores Democráticos, Reglas de Propiedad, Libertad
de Expresión, Diversidad de Contenido y Educación y Concientización. Los resultados
demuestran que los países analizados tienen leyes que buscan definir la radiodifusión televisiva
como un servicio público, reconociendo la comunicación como un derecho y que este marco
legal influye positivamente en la lucha contra la desinformación dentro de los programas
periodísticos, a pesar de que la presencia de monopolios y concentración en grandes grupos de
medios constituye un desafío para estos principios. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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