Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48951
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AdrianoViniciusLeiteFernandes_DISSERT.pdf14,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSanz, Claudia Guilmar Linharespt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Adriano Vinícius Leitept_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T14:14:55Z-
dc.date.available2024-07-17T14:14:55Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-04-26-
dc.identifier.citationFERNANDES, Adriano Vinícius Leite. Entre o concreto e a carne: os sonhos da cidade do futuro nas fotografias de Marcel Gautherot. 2023. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48951-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho a seguir parte do pressuposto de que as fotografias são emaranhados de tempos – neles está contida uma espécie de inclinação para o futuro, presença das expectativas do passado, como pensaram Benjamin (1987), Cadava (1997) e Lissovsky (2014). Esta premissa possibilita que vejamos o trabalho fotográfico de Marcel Gautherot acerca da construção de Brasília como um arquivo de sonhos entrecruzados – de seus sonhos, dos sonhos do poder e dos sonhos da classe trabalhadora. Hoje, essas imagens cristalizadas pelo olhar do fotógrafo francês reverberam não apenas o que aconteceu na época em que a cidade se erguia, mas também as múltiplas expectativas que habitavam sua construção. O objetivo deste trabalho ensaístico é, desse modo, fazer ver nessas fotos a complexidade da relação entre fotografia e futuro. Tratou-se de entrelaçar a leitura das imagens com sua história, com a história do fotógrafo, com a da construção da capital e a de quem a construiu. Neste sentido, o presente trabalho se desenvolveu a partir de três séries fotográficas que constituem constelações imagéticas que desdobram problemas conceituais e históricos nos três capítulos da dissertação. Em um primeiro momento, analisamos os sonhos do progresso. No segundo, a imaginação modernista das vanguardas arquitetônicas e fotográficas. E, por último, os sonhos dos trabalhadores, aqueles que aparecem nos vãos da utopia brasiliense.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o concreto e a carne : os sonhos da cidade do futuro nas fotografias de Marcel Gautherotpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGautherot, Marcel, 1910-1996pt_BR
dc.subject.keywordFotografia documentáriapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - históriapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - imagináriopt_BR
dc.subject.keywordModernismo - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The following work is based on the assumption that photographs are tangled up in times – they contain a kind of inclination towards the future, presence of expectations from the past (Benjamin, Cadava and Lissovsky). This premise allows us to see Marcel Gautherot's photographic work on the construction of Brasilia as an archive of dreams – of his dreams, the dreams of power and the dreams of the working class. The city of the future is then crystallized through the eyes of the French, echoing today not only what happened at the time when the city was built, but also much of what could have been. The objective of this essay is, in this way, to show in these photos the complexity of the relationship between photography and the future. It was a matter of intertwining the reading of the images with their history, with the history of the photographer, with that of the construction of the capital and that of those who built it. In this sense, our work was developed from three photographic series that constitute imagery constellations that unfold conceptual and historical problems. First, we analyze the dreams of progress. In the second, the modernist imagination of the architectural and photographic avant-gardes. Finally, the dreams of workers, those that appear in the gaps of Brasilia's utopia.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.