Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Renato Tarciso Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Nunes, Renan Maia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T12:34:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T12:34:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Renan Maia. O processo administrativo eletrônico e os impactos na gestão de documentos arquivísticos: um estudo sobre o caso da Universidade de Brasília. 2023. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48941 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a utilização do processo
administrativo eletrônico, na Universidade de Brasília, impactou nos procedimentos
e operações técnicas da gestão de documentos, de modo a compreender se a gestão
de documentos se alterou no ambiente digital. A metodologia adotada nesta pesquisa
é caráter descritivo e qualitativo, trata-se de um estudo de caso a partir da realidade
observada na Universidade de Brasília. A análise comparativa do contexto anterior a
implementação do processo administrativo eletrônico, com o contexto posterior a sua
implementação, teve como referencial principal a atuação dos arquivistas da
Coordenação de Gestão de Documentos do Arquivo Central no desenvolvimento das
funções arquivísticas criação, classificação, avaliação e descrição. Para
compreender os aspectos relacionados à governança arquivística foi realizada uma
entrevista com o Diretor do Arquivo Central. Como resultado, observou-se que o
contexto de produção de documentos arquivísticos digitais requer do arquivista a
reflexão sobre os fundamentos da área e a melhor maneira de aplicá-los no
tratamento de documentos digitais. Considerando o problema desta pesquisa, podese concluir que a gestão de documentos não se alterou no ambiente digital, ela teve
que se adequar ao novo ambiente, tendo em vista as especificidades do documento
arquivístico digital. O processo administrativo eletrônico fomentou novas reflexões
teóricas e metodológicas sobre como realizar os procedimentos e operações
técnicas da gestão de documentos no ambiente digital do Sistema Eletrônico de
Informações(SEI).Considerando o objetivo geral da pesquisa, conclui-se que os
principais impactos do processo administrativo eletrônico na gestão de documentos
da UnB foram a maior qualificação da gestão de documentos realizada pela
universidade, a maior aproximação de todos os servidores da universidade com
prática arquivística, ao utilizarem o SEI e o fomento à discussão sobre a gestão do
documento arquivístico digital em sentido amplo no contexto da UnB. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O processo administrativo eletrônico e os impactos na gestão de documentos arquivísticos : um estudo sobre o caso da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquivologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de documentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Eletrônico de Informações (SEI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze how the use of the electronic administrative process at
the University of Brasilia impacted on the procedures and technical operations of
records management, in order to understand whether records management has
changed in the digital environment. The methodology adopted in this research is
descriptive and qualitative, it is a case study from the reality observed at the University
of Brasilia. The comparative analysis of the context prior to the implementation of the
electronic administrative process with the context after its implementation had as its
main reference the performance of the archivists of the Coordenação de Gestão de
Documentos in the development of archival functions creation, classification,
evaluation and description. To understand the aspects related to archival governance,
an interview was conducted with the Director of Arquivo Central. As a result, it was
observed that the context of production of digital archival documents requires the
archivist to reflect on the fundamentals of the area and the best way to apply them in
the treatment of digital records. Considering the problem of this research, it can be
concluded that the records management did not change in the digital environment, it
had to adapt to the new environment, in view of the specificities of the digital records.
The electronic administrative process fostered new theoretical and methodological
reflections on how to perform the procedures and technical operations of records
management in the digital environment in the Sistema Eletrônico de
Informações(SEI). Considering the general objective of the research, it is concluded
that the main impacts of the electronic administrative process on the management of
records of UnB were the greater qualification of records management carried out by
the university, the greater approximation of all university workers with archival practice
when using the SEI and the promotion of discussion on the management of the digital
records in a broad sense in the context of UnB. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|