Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Marques, Claudia Luíza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T11:07:21Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T11:07:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Claudia Luíza. Letramento informacional e estilos de aprendizagem: influência no processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Química do Instituto Federal de Brasília. 2023. 230 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48935 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Letramento Informacional (LI) consiste em um processo que integra ações de localizar,
selecionar, acessar, organizar, usar a informação para gerar conhecimento, visando à
tomada de decisão e à resolução de problemas. A teoria dos Estilos de Aprendizagem
(EA) defende a identificação da forma preferencial de como o sujeito se relaciona com as
condições de aprendizagem. O Letramento Informacional contribui na aprendizagem
necessária para a busca e o uso da informação. Enquanto que os Estilos de
Aprendizagem colaboram para práticas educacionais mais inclusivas. O objetivo geral
desta tese é analisar como as atividades de Letramento Informacional são influenciadas
pelos Estilos de Aprendizagem em curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal
de Brasília (IFB), campus Gama. Os específicos são caracterizar o perfil dos sujeitos
participantes de duas turmas de graduação, do quase experimento; detectar os Estilos de
Aprendizagem determinantes em apenas uma das turmas; elaborar e aplicar atividades
similares de Letramento Informacional nas duas turmas do curso; comparar os níveis de
aprendizagem entre as duas turmas; e identificar a relação entre os Estilos de
Aprendizagem e os níveis de aprendizagem de Letramento Informacional. O referencial
teórico concentra-se, em três eixos, a saber: Aprendizagem, Letramento Informacional e
Estilos de Aprendizagem. A metodologia, de cunho descritivo, possui abordagem
qualitativa e quantitativa, cujo método de investigação é quase-experimental. Os
instrumentos de coleta de dados são o questionário, o inventário de identificação dos
Estilos de Aprendizagem e as atividades de Letramento Informacional. Os resultados
apontam que, no grupo experimental, o material produzido foi melhor classificado que
aquele apresentado pelo grupo de controle; e indicam que identificar e empregar os Estilo
de Aprendizagem podem favorecer o desempenho do estudante tanto na execução de
tarefas quanto na produção de material resultante do processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Letramento informacional e estilos de aprendizagem : influência no processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Química do Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento informacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Brasília (IFB) - discentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Information Literacy (IL) consists of a process that integrates actions to locate, select,
access, organize, use information and, thus, generate knowledge, aiming at decision
making and problem solving. The theory of Learning Styles (LS) defends the identification
of the preferred way in which the subject relates to the learning conditions. Thus,
Information Literacy contributes to the learning necessary for the search and use of
information. While Learning Styles contribute to more inclusive educational practices.
Information literacy contributes in the necessary learning to the Search and use of
information. The general objective of this thesis is to analyze how Information Literacy
activities are influenced by the Learning Styles in the Degree in Chemistry course at the
Federal Institute of Brasília (IFB), Gama campus. The specific ones are to characterize the
profile of the participating subjects of two undergraduate classes, of the quasi-experiment;
detect the determining Learning Styles in just one of the classes; develop and apply similar
Information Literacy activities in the two classes of the course; compare the learning levels
between the two classes; and identify the relationship between Learning Styles and
Information Literacylearning levels. The theoretical framework is therefore concentrated on
three axes, namely: learning, Information Literacy and Learning Styles. Also discussed
are: reflective thinking, prior knowledge, experiential learning, curriculum and teacher
training. The methodology, of a descriptive nature, has a qualitative and quantitative
approach, whose investigation method is quasi-experimental. The data collection
instruments are the questionnaire, the Learning Styles identification inventory and the
Information Literacy activities. The results indicate that, in the experimental group, the
material produced was better classified than that presented by the control group; and
indicate that identifying and using the Learning Styles can favor the student's performance
both in the execution of tasks and in the production of material resulting from teachinglearning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|