Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48913
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CaioDeMeloESilva_DISSERT.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Manifestações emocionais na transição de bebês para crianças bem pequenas em creche
Autor(es): Silva, Caio de Melo e
Orientador(es): Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Berçários
Creches
Emoções nas crianças
Data de publicação: 16-Jul-2024
Referência: SILVA, Caio de Melo e. Manifestações emocionais na transição de bebês para crianças bem pequenas em creche. 2023. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023.
Resumo: O desenvolvimento socioemocional dos bebês nas instituições de Educação Infantil representa a garantia de um direito, devido ao seu impacto no desenvolvimento, aprendizagem e formação humana, e vem sendo cada vez mais estudado pela Psicologia. Pesquisas recentes constatam, no entanto, dificuldade quanto à intencionalidade pedagógica e responsividade com relação ao aspecto emocional dos infantes. O presente estudo analisa de forma longitudinal as manifestações emocionais de bebês em transição para crianças bem pequenas em ambiente de relações cotidianas da creche na qual frequentam, em uma perspectiva da Psicologia HistóricoCultural, com as contribuições da Teoria da Pragmática do Objeto, que considera como unidade de análise as relações triádicas entre sujeito-objeto-sujeito. Dessa maneira, o objetivo principal é identificar e entender como as manifestações emocionais aparecem, os contextos e motivos envolvidos, a fim de construir conhecimento e ferramentas eficazes de apoio aos docentes. Para tanto, foram realizadas seis videogravações, de uma hora de duração cada, em dias correntes de uma sala de Berçário. As gravações foram separadas em dez episódios que evidenciavam ciclos afetivos a partir de relações triádicas, provocativos de manifestações emocionais observáveis. Os dez episódios foram analisados microgeneticamente, resultando na criação de categorias emergentes da observação, bem como na identificação de vivências. No total, 29 expressões foram consideradas emocionais, sendo as de maior duração olhar, chorar, sorrir, caminhar/correr, entrelaçar mãos e franzir cenho. A proporção entre manifestações vocais, faciais e com os membros do corpo apresentou grande variabilidade em cada episódio, bem como a diversidade de vivências (perejivânia), como expectativa, disputa, satisfação, incômodo, raiva, tristeza, serenidade, conforto e alegria. Reforça-se a necessidade de formação contínua específica para os docentes e mais pesquisas na área.
Abstract: The socio-emotional development of babies in Early Childhood Education institutions represents a right guarantee due to its impact on human development, learning and human formation, and has been increasingly studied by Psychology. Recent research finds, however, difficulties regarding pedagogical intentionality and responsiveness in relation to the emotional aspect of infants. The present study longitudinally analyzes the emotional manifestations of babies transitioning to very young children in the naturalistic environment of the daycare center they attend, from a perspective of Historical-Cultural Psychology, with the contributions of the Object Pragmatic Theory, which considers as a unit of analysis the triadic relationships between subject-object-subject. In this way, the main objective is to identify and understand how emotional manifestations appear, the contexts and reasons involved, in order to build knowledge and effective tools to support teachers. To this end, 6 video recordings were made, each lasting 1 hour, on regular days in a nursery room. The recordings were separated into 10 episodes that showed affective cycles based on triadic relationships, provocative of observable emotional manifestations. The 10 episodes were analyzed microgenetically, resulting in the creation of categories emerging from observation, as well as the identification of subjective experiences. In total, 29 expressions were considered emotional, the longest lasting being looking, crying, smiling, walking/running, clasping hands and frowning. The proportion between vocal, facial and limb manifestations showed great variability in each episode, as well as the diversity of experiences (perezhivania), such as expectation, dispute, satisfaction, discomfort, anger, sadness, serenity, comfort and joy. Therefore, this reinforces the need for specific ongoing training for teachers and more research in the area.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.