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Título: Significações de si e criatividade : uma análise dos processos e estratégias criativas de professores da educação infantil ao longo da pandemia da covid-19
Autor(es): Benchimol, Ana Claudia
Orientador(es): Neves-Pereira, Mônica Souza
Assunto: Desenvolvimento humano
Processo criativo
Educação infantil
Pandemia
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de publicação: 16-Jul-2024
Referência: BENCHIMOL, Ana Claudia. Significações de si e criatividade: uma análise dos processos e estratégias criativas de professores da educação infantil ao longo da pandemia da covid-19. 2024. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024.
Resumo: A pandemia da COVID-19 afetou os processos educacionais e psicológicos de várias formas. O fechamento abrupto das instituições escolares e a adoção do ensino remoto trouxeram desafios relacionados à manutenção da qualidade do trabalho docente e das relações desenvolvidas nesses contextos. As mudanças nas rotinas, nas relações com a escola, nos métodos de ensino, e nas novas práticas de aula foram fortes tensionadores do papel docente. A partir da necessidade de produzir formas alternativas de relacionar-se com a escola, com o ensino e com os alunos, professores de diferentes níveis de ensino vivenciaram profundos processos de ressignificação de si, o que gerou mudanças no self docente, na prática pedagógica do professor e em seus processos criativos. A pesquisa, baseada em autores importantes como: Vygotsky, Glaveanu, e Valsiner, buscou compreender e analisar como os professores da Educação Infantil se desenvolveram como pessoas e profissionais e como perceberam seus processos criativos ao longo do período pandêmico. O estudo envolveu quatro professores da EI de uma escola pública em Brasília-DF e o processo de construção de dados contou com a análise de documentos escolares, metodologia de observação, uso de um instrumento qualitativo, que investigou os fluxos pandêmicos, e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram como a pandemia afetou os processos de desenvolvimento de si dos professores, afetando o ambiente escolar e as práticas docentes. Os professores viveram experiências de conflito e dificuldades que permitiram a ressignificação de valores e visões de si. Sobre seus processos criativos, os professores apontaram para esta possibilidade humana como essencial em momentos de crise.
Abstract: The COVID-19 pandemic has impacted educational and psychological processes in various ways. The abrupt closure of educational institutions and the shift to remote learning brought challenges related to maintaining the quality of teaching work and the relationships developed in these contexts. Changes in routines, relationships with schools, teaching methods, and new classroom practices were significant stressors on the teaching role. From the need to produce alternative ways of engaging with school, teaching, and students, teachers at different levels experienced profound processes of redefining themselves, resulting in changes in the teacher's self, pedagogical practice, and creative processes. Based on important authors such as Vygotsky, Glaveanu, and Valsiner, this research aimed to understand and analyze how Early Childhood Education teachers developed as individuals and professionals and perceived their creative processes during the pandemic. The study involved four Early Childhood Education teachers from a public school in Brasília-DF, and the data collection process included the analysis of school documents, observation methodology, the use of a qualitative instrument investigating pandemic flows, and semi-structured interviews. The results demonstrated how the pandemic affected teachers' self-development processes, impacting the school environment and teaching practices. Teachers experienced conflict, and difficulties that allowed for the redefinition of values and self-views. Regarding their creative processes, teachers pointed to this human possibility as essential during times of crisis.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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